Hambúrguer de Frango com Quinoa

WhatsApp Image 2017-10-03 at 19.12.11.jpeg

Eu sempre pego birra dos alimentos da moda. Na época do suco verde, não conseguia olhar pra alguém tomando aquilo que já me dava uma certa paúra. Quando me formei, era a linhaça dourada. Parece que agora a carne de jaca veio com tudo, e vamos combinar, essa aí nem quando passar a moda talvez eu

Mas depois que essa onda passa, eu abro o caminho pra esses alimentos passarem. Me joguei no suco verde ultimamente: descobri versões gostosas e práticas, e percebi que para mim, é um ótimo combustível pré corrida. Além de me ajudar com as folhas que compro na feira toda semana.

Agora foi a vez da quinoa. Enquanto esperava a moça pesar e embalar minha aveia no mercado de pinheiros, fui dar uma olhada nas outras opções disponíveis. Aquela quinoa toda pintadinha sorriu pra mim, e eu decidi abrir uma exceção. Comprei só 100g, suficientes pra estimular minha imaginação e usar aquele grãozinho em algum lugar que não fosse na salada ou no tabule.

A quinoa é uma planta andina originada em uma área próxima ao lago Titicaca (Peru/Bolívia),  e uma boa fonte de proteína (em qualidade e quantidade), fibra, gordura poliinsaturada e algumas vitaminas e minerais. A época ótima para colheita é entre fevereiro e abril, e apesar de ser um grão bem adaptável, seu cultivo em locais bem expostos a luz solar e em temperaturas médias de 15- 20ºC é o mais recomendado.

Então eu fiquei pensando como poderia usar essa quinoa. Lembrei de uma receita de linguado com quinoa que preparei na casa de uma cliente, mas queria algo que explorasse mais as cores daquelas bolinhas. E investigando o que tinha na geladeira, surgiu o hambúrguer de frango com quinoa.

Hambúrguer de frango com quinoa

Captura de Tela 2017-10-04 às 13.46.41.png

Ingredientes

  • 250g de peito de frango sem osso e sem pele (mais ou menos um filé bem gordinho)
  • 50g de quinoa seca
  • 01 cebola pequena
  • 1/2 xícara de couve picadinha
  • Sal
  • Gengibre em pó
  • Pimenta do reino
  • Azeite
  • Farinha de trigo (para untar)

Preparo

Pré aqueça o forno em temperatura baixa (160-180ºC).

Coloque água numa panela pequenae em fogo médio, cozinhe a quinoa até que ela fique al dente. Enquanto isso, corte o peito de frango em cubinhos e bata no processador, até ficar como uma carne moída. Tempere o frango com sal, pimenta do reino, gengibre em pó e misture com a couve picada. Reserve.

Assim que a quinoa estiver cozida, desligue o fogo e escorra a água. Depois, coloque a quinoa em água fria e corrente para que ela esfrie e com as mãos ou com um pano de prato limpo, tire o excesso de água da quinoa e coloque sobre um prato ou uma superfície plano, espalhando bem, como se criasse um 'chão' de quinoa.

Unte uma assadeira com azeite e farinha de trigo.

Com as mãos, amasse a 'massa' de frango com couve e faça discos no formato de hambúrgueres, e depois coloque na quinoa, pressionando levemente. Faça isso dos dois lados e coloque na assadeira untada. Depois, coloque para assar e aumente a temperatura para 180-220ºC) . O tempo vai depender do seu forno. O meu demorou quase 45 minutos.

Eu servi com abóbora assada (que assei ao mesmo tempo, com azeite, sálvia e sal) e uma saladinha verde. Ficou bem gostoso e é uma receita fácil de congelar e inventar versões. Além disso, é uma opção para quem não faz arroz e feijão todo dia em casa ou quer levar para o trabalho uma refeição completa e gostosa!

Se fizerem, me mandem fotos! Adoro ver vocês na cozinha!

Um beijo e até a próxima!