Receita: Batata Rústica

Quando fui morar sozinha eu não tinha um forno a gás. Tinha um forninho elétrico pequeno, que inicialmente era usado só para esquentar alguma coisa congelada ou resfriada. Mas com o tempo aprendi a lidar com ele e fiz maravilhas naqueles poucos metros cúbicos. 

Uma das receitas que eu mais fazia era a batata rústica. Curtia fazer a versão tradicional, inglesa, mas também fazia com batata doce.

Agora tenho um forno convencional, mas continuo fazendo a receita. Acho super simples e dá pra variar no dia a dia. Inclusive acho uma boa receita para quem quer começar a se arriscar na cozinha, porque é bem simples e saborosa!

BATATAS RÚSTICAS

Lave bem as batatas com uma bucha ou escovinha para legumes. Depois, descasque com um descascador de legumes. As minhas eram orgânicas, então decidi não descascar! Sobre uma tábua, corte as batatas ao meio e depois cada metade na metade, formando 'gomos'. Em uma panela média com água, coloque as batatas dentro e só depois ligue o fogo alto. Pré aqueça o forno em temperatura alta ou média (depende do seu forno) - sugestão: 220ºC a 260ºC.

Detalhe importante: se você coloca as batatas na água já fervendo, elas não ficam boas, pois não cozinham de maneira homogênea!

Assim que a água ferver, abaixe o fogo deixe as batatas por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e com a ajuda de uma peneira, escorra as batatas. Eu gosto de dar um 'choque' com água corrente, mas já vi algumas receitas que não fazem isso. 

Unte uma assadeira antiaderente com azeite. Depois coloque as batatas e jogue azeite por cima delas. Misture bem com as mãos, untando uma por uma, até que fiquem bem 'lambuzadas' de azeite. Eu também aproveito para salgar um pouco. 

Coloque o tabuleiro no forno e deixe assar por 10 a 15 minutos. Verifique como estão as batatas e nesse intervalo, aproveite para virar, colocando a outra superfície em contato com a assadeira. É esse contato que vai fazer com que elas fiquem bem crocantes. 

Assim que perceber que as batatas assaram, desligue o forno e deixe as batatas esfriando lá dentro - tome cuidado apenas para que elas não queimem, já que vão continuar assando lá dentro. Nesse finalzinho dá pra colocar um pouco de alecrim!

Retire do forno até que elas estejam mornas e sirva! 

OUTRAS OBSERVAÇÕES

Coloque uns dentes de alho inteiro, com casca, para assar junto com a batata. Fica uma delícia!

Você pode também fazer com a batata doce. Se for orgânica, deixe a casca! E dá pra fazer também em rodelas.

Você também pode cortar em formato de palito, como batatas fritas. Fica lindo e gostoso. 

Varie os temperos: páprica e pimenta do reino também deixam a batata super saborosa!

Gostou? Espero que tenha dado uma nova idéia para sua cozinha!

Até a próxima,

Marina

 

PS: já tinha feito um post desse tipo em 2015, mas com batata doce. Na época, usava Power Point pra montar minhas fotos e colocava as informações nutricionais no post! Achei tão legal ver um post antigo e tanta coisa evoluindo! Na época, inclusive, a receita foi feita no forno elétrico!

https://www.naocontocalorias.com.br/naocontocalorias/receitabatatadoceassada