Caldo de Legumes

Há alguns dias atrás eu fiz um risotto na casa de um amigo e fiz uma foto nos stories (@naocontocalorias) do caldo de legumes. Muitas gente me escreveram com várias dúvidas a respeito do caldo de legumes, então decidi compilar todas aqui nesse post para ajudar você que quer ingressar no maravilhoso mundo do caldo de legumes caseiro!

IMG_3623.JPG

COMO FAZER

A receita que eu aprendi leva cenoura, salsão, alho poró e cebola. Basta lavar bem cada ingrediente, cortar em pedaços médios, colocar uma panela funda com água, ligar o fogo alto e, assim que ferver, reduzir o fogo, pra deixar os vegetais lá cozinhando por bastante tempo (30 a 45 minutos). Mas há várias receitas de caldo de legumes que são muito gostosas, por isso é interessante variar.

Você pode usar os legumes inteiros ou os ‘retalhos’ dos legumes. Eu gosto de separar um saquinho ziploc na geladeira para guardar todos os pedaços que não uso: pontas das laranjas, folha de alho poró, casca de cebola, de alho, etc… E aí quando preciso, despejo tudo na água e faço o caldo.

PORQUE FAZER

Porque é muito mais gostoso que caldos prontos, não tem sal e você pode variar os ingredientes, dando outros sabores a cada caldo. Dá pra fazer um ‘caldo branco’ (com alho poró, alho e cebola) e caldos de cores mais fortes (tente colocar a cebola roxa!). Além disso é muito fácil e rápido.

O QUE FAZER COM OS LEGUMES PÓS CALDO

Muita gente me perguntou o que fazer com os legumes que ‘sobram’ no caldo. Bem, eu aprendi que não dá pra fazer nada, porque eles viram ‘bagaço'. Toda a parte nutritiva, além do sabor, ficam no caldo. Então é jogar fora mesmo! Sei que dá a maior dó, mas a função deles é essa. Algumas pessoas comentaram em colocar na composteira (mas não sei se isso procede) ou dar para o cachorro (também não sei se é permitido!). Ah, me falaram também que usam para engrossar caldos, o que parece ser uma alternativa bacana.

COMO ARMAZENAR O CALDO

Eu deixo o caldo esfriar e coloco em uma garrafa de vidro, ou num pote de vidro, e guardo na geladeira. Dá pra deixar lá por 1 semana tranquilamente. Você também pode congelar em formas de gelo ou saquinhos de chup-chup (sacolé), e a duração é de 30 dias no congelador.

caldo.jpg

QUANDO FAZER

O caldo de legumes dá pra ser usado desde receitas simples (arroz, por exemplo) como em risottos. Ou seja: ele é bem versátil. Eu faço todas as minhas sopas com caldo de legumes! Acho que dá um sabor especial!

SALGAR OU NÃO SALGAR? USAR TEMPEROS?

Tem gente que gosta de salgar o caldo antes de armazenar ou usar. Eu prefiro deixar para salgar a receita ao invés do caldo. Isso porque eu não sei onde utilizarei o caldo, e vamos supor que eu decida usá-lo em uma receita que já é mais salgada (um risotto de bacalhau, por exemplo)?

O mesmo para os temperos (alecrim, manjericão, salsinha, etc). Você pode ‘temperar’ o caldo na hora de utilizar, para adicionar o tempero que mais ‘casa’ com sua receita. Mas também dá temperar antes. Fica a gosto do cliente!

Espero que tenha esclarecido as várias dúvidas que me enviaram!

Até a próxima,

Marina