Como sua geladeira pode te ajudar?

Eu sempre falo que dieta vai além da dedicação e força de vontade. É uma questão primordial de organização. E nessa vida corrida, que ninguém tem tempo, fica mais importante ainda. Sua geladeira pode te ajudar (e muito!) na hora de se alimentar bem! Algumas dicas...

Lave e conserve bem os vegetais!

Para acabar com a preguiça da hora da salada (aquela velha frase "não comi porque fiquei com preguiça de fazer") deixe as saladas pré preparadas. Lave os vegetais antes de guardar na geladeira (porém, devem ficar beeeeeem sequinhos, senão murcham!). Eu deixo saladas para 2 ou 3 dias já prontas (como falei nesse post), o que facilita muito.

Crie um 'centro de snacks'!

Precisamos sempre fazer lanchinhos durante as refeições principais. Com a ajuda de uma caixa de plástico transparente média e alguns saquinhos, você consegue deixar seus snacks separados (como eu falei aqui nesse post). Frutas pequenas, barrinhas de cereal, frutas secas e nuts são ótimas pedidas, além de iogurtes em embalagens pequenas e queijos magros em cubinhos.

Transforme suas tentações em alternativas saudáveis!

Não se prive das tentações, mas controle-se. Se você ama sorvetes, procure comprar potes menores, ou picolés de frutas e sorvetes a base de iogurte. Deixe sempre um molho de tomate caseiro preparado, orégano e queijo branco na geladeira: assim você pode montar a sua própria pizza em um pão sírio, por exemplo. São essas trocas que farão diferença - e permitirão que você caia em real tentação quando for preciso e necessário!

Tenha muita água na geladeira!

A água é essencial para a saúde, perda e manutenção de peso. Se você não se lembra sempre de tomar água, basta deixar algumas garrafinhas d'água cheias na geladeira - na hora de tomar, você irá consumir não só um copo, mas uma maior quantidade de água. E você pode também aromatizar a água com manjericão, alecrim, hortelã...

Congele!

Claro que quando congelamos os alimentos perdemos várias propriedades. Mas comparando um suco congelado, por exemplo, com um suco de caixinha... melhor ficar com o suco natural congelado. Algumas frutas podem ser congeladas, tanto em forma de suco (melancia, melão, maracujá, morango, kiwi, uva, etc) como na sua forma in natura (abacaxi, morango, maracujá, kiwi ...). Basta tirar das forminhas de gelo (ou cortar as frutas congeladas) e bater no liquidificador, com um pouquinho de água. Dá também pra bater com leite ou iogurte, transformando em um delicioso smoothie (já coloquei receitas aqui).

Cozinhe! Eu sei que tem muuuuuuita gente que não gosta ou não sabe cozinhar. Mas basta perder o medo e procurar receitas simples para se aventurar - e garantir uma alimentação saudável. Já pensou em trocar seu molho de tomate industrializado pelo molho caseiro? Basta cozinhar e deixar refrigerado/congelado nas porções que irá utilizar. Molhos para salada (mostarda e mel, pesto, entre outros), temperos para cozinhar, caldo de legumes e carne, frango desfiado pronto... são soluções práticas de alimentos que você sempre terá em mãos! Assim, você vai preparar sua própria comida - evitando os serviços de delivery e a parte de congelados do supermercado (e também economiza!).

Além disso, receitas que podem ser feitas na hora, rapidamente, estão por todos os lados em livros e na internet. Basta procurar com calma. Comece com as receitas mais simples.

Ou peça ajuda para alguém. Há vários profissionais (eu!) que vão até a sua casa não só reeducar sua alimentação, mas organizar toda a sua geladeira e estoque.

Espero que tenham gostado das dicas!

Até a próxima,

Marina