Lágrimas nos olhos de cortar cebola

Tirando toda a graça da foto que publiquei no instagram, cortar cebolas sempre envolve um certo desagrado em muita gente.

Já me deram mil soluções: encher a boca de água, passar a faca na água antes, cortar a cebola debaixo da água (??) ou morder um fósforo apagado.

Mas o que funciona mesmo é uma faca bem afiada. E não venha me falar que você tem medo de faca afiada não, porque isso é um medo bobo. A faca quando está afiada é muito mais segura do que uma faca com o fio ruim. Quando a faca não está devidamente amolada, precisamos fazer mais força e ela desliza mais ao cortar os alimentos - o que pode ser um problema, porque a chance dela escapar e causar um acidente é bem maior. 

Para afiar a faca é fácil: em qualquer cidade do país você pode levar em bancas de jornal (muitas oferecem o serviço), amoladores que andam na rua cantando aquela musiquinha "ó o amoladoooooor" ou até em casas especializadas. Se você souber manejar bem, sugiro comprar uma pedra e uma chaira.

Outros cuidados devem ser tomados pra manter sua faca sempre com um bom fio. A primeira delas é sempre manter sua faca bem limpa. Evite usar a lava louça e prefira sabonetes neutros. Evite as tábuas de vidro, prefira de silicone ou madeira. E use suas facas para abrir alimentos, evite usá-las para abrir ou furar latas e cortar embalagens.

Para cortar cebola...

É treinamento. Quando estava aprendendo a cozinhar no Senac, tínhamos prova de corte de legumes (brunoise, macedoine, julienne)... Os cortes eram todos medidos com a régua (!!!) e lembro-me que era o dia que nossa faca ficava cada vez mais afiada. Sempre tive mais facilidade para cortar alho do que cebola, mas com o tempo e a prática, consegui ficar boa em ambos. Então não desista! A prática nos leva a um bom trabalho.

Achei esse desenho num site super fofo (em inglês) e adaptei com as minhas palavras. É um bom começo pra aprender a cortar cebolas, o que acham?

Até a próxima!

 

 

comocortarcebola.jpg