Dá pra trocar? Sopa instantânea

Tá chegando o frio e muita gente ama uma sopinha. Outras pessoas (eu!) tomam sopa até no calor. E muita gente quer tomar sopa para perder peso. Das alternativas mais comuns, está a sopa instantânea (ou sopa de 'pacotinho'). É só esquentar a água, colocar a sopa, misturar e pronto. Bom né? Rápido, com baixo valor calórico... mas será que algo que é um pó e vira uma sopa é bom para a sua saúde?

Para isso, entra em cena, a hashtag 'Dá pra trocar?'! E nessa edição, a sopa não só pode como DEVE ser trocada. E por sopas simples e fáceis de fazer. Claro, não se faz uma sopa com ingredientes naturais em 3 minutos. Mas você não precisa passar a noite inteira cozinhando: 15 minutos do seu dia e você tem uma sopa mais gostosa, mais saudável e sim, com mais calorias. Porque aqui a gente não conta calorias, mas troca aquelas ruins por outras mais saudáveis!

Escolhi a sopa VONO pois é a que meus pacientes mais comentam. E como eu já provei (sim, claro! Como vou falar de algo que nunca comi?) achei legal colocá-la como exemplo! Porque gostosa ela não é gente, me desculpem... o gosto de várias é bem parecido e é muuuuito artificial.

Escolhi dois sabores: sopa de espinafre com queijo e sopa de caldinho de feijão!

Ingredientes encontrados nos dois produtos

Maltodextrina, composto lácteo com gordura vegetal, creme de leite, sal, gordura vegetal, açúcar, condimento preparado, cebola, extrato de levedura, espessante carboximetilcelulose sódica, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico e aromatizantes, corante inorgânico dióxido de titânio, corante caramelo IV e aromatizante.

De 'natural' aí só o creme de leite, sal, gordura, açúcar e cebola! O resto é só 'ante' e 'ato'. Gente, longe de mim ser neurótica com corantes, aditivos e etc (tem que ter equilíbrio)... mas precisava de tanto? Ainda tem o glutamato monossódico, que já falei dele aqui nesse post. Quanto a tabela nutricional, vamos lá:

Baixíssimo valor calórico, pouca fibra e muito sódio. Viram algo de bom por aí? Eu não! 

Sopinhas gostosas!! Com fibras, vitaminas, minerais... Vejam só!

Sopa de Espinafre

2 xícaras de espinafre picado

1 xícara de caldo de legumes caseiro

1 xícara de leite desnatado

½ cebola picada em cubinhos

1 dente de alho picado em cubinhos

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de queijo ralado.

Preparo

Em uma panela média, em fogo médio, coloque 1 pitada de sal, 1/2 xícara de água. Adicione o espinafre, abaixe o fogo, tampe a panela e espere alguns minutos para o espinafre 'murchar'. Assim que ele 'murchar' retire o espinafre com uma escumadeira. Assim que esfriar, aperte com as mãos e retire o excesso de água. Na mesma panela, adicione o azeite, a cebola e o alho. Refogue rapidamente, adicione o espinafre, o caldo e o leite desnatado. Se tiver noz moscada, adicione uma pitada. Assim que o espinafre estiver bem cozido, desligue o fogo e bata com um mixer manual ou liquidificador. Prove e se necessário prove o tempero! Salpique o queijo e pronto :)

Sopa de feijão

Claro que quem quer cozinhar um feijãozinho na panela de pressão tem meu total apoio. Mas nem tudo são flores, e tem gente que morre de medo da panela de pressão, ou nem tem panela de pressão, ou nem sabe como mexe uma panela de pressão. E aí eu vou dar uma solução prática que conheci e que é legal! Claaaaro que não é igual o feijãozinho caseiro, mas super quebra galho! É um feijão da Camil, já pronto. Você precisa só temperar!

Basta temperar com um pouco de azeite, bastante cebola, alho! Eu que moro sozinha e preciso de soluções rápidas, uso bastante essa idéia, já que não tem sal e nenhum outro ingrediente ruim! 

E para conferir, os dados nutricionais das sopas caseiras! Lembrando que você pode congelar a sopa de espinafre e também prepará-la sem leite se quiser :)

Informações nutricionais

Captura de Tela 2014-04-29 às 22.20.30
Captura de Tela 2014-04-29 às 22.20.30

Gostaram?

Quero ver todo mundo correndo da comida de pacotinho hein?! Depois me contem e me mostrem como ficou! Só usar a hashtag #naocontocalorias

beijos,