E os nutrientes?

Eu sou uma contumaz defensora do ato de cozinhar, porque acredito que ir para a cozinha fortalece nossa relação com a comida, melhora nossos hábitos alimentares, fortalece nossa cultura alimentar e claro, nos torna mais saudáveis. 

E eu amo cozinhar. Cozinho quase todos os dias. Mas é claro, tenho meus momentos de preguiça. E é nesse dia que abro o congelador ou a geladeira, porque sempre tem algo por ali. Pode ser de uma fruta congelada para preparar um suco ou aquele restinho de banquete do final de semana. Eu costumo cozinhar mandioca e deixar na geladeira, para esquentar rapidinho no micro e comer no café da manhã com manteiga e uma pitada de sal.

Dia desses postei essa idéia da mandioca no instagram, e a Camilla Estima, minha colega de profissão lá do Rio de Janeiro havia mostrado como ela faz pra garantir o consumo de suco natural: preparar o suco de maracujá e deixar na geladeira, para ir tomando durante a semana.

MAS E OS NUTRIENTES?

epsnutrientes.jpg

A gente aprende que a partir do momento que você congela um alimento, perde os nutrientes dele. Se você faz um suco de maracujá e não consome na hora, por exemplo, adeus vitamina C. Isso é o que escutamos inclusive na faculdade de nutrição.

Depois que aprendi a cozinhar aprendi também a não dar muita bola pra isso, afinal, melhor eu comer a minha comidinha caseira que supostamente tem menos nutrientes do que viver a base de comida ultraprocessada. 

Mas eu sei que você continua se perguntando: "e os nutrientes?". 

Só nutrientes contam? 

Sabemos que nutrientes são importantes, mas será que você deve considerar somente isso? E o valor afetivo daquele alimento? E o fato de ser a sua comida, feita por você, com os ingredientes que você conhece e escolheu? Será que isso tudo também não é saúde? 

freezedvegetables.jpg

E veja bem se você não é aquela pessoa que está deixando de cozinhar e congelar/refrigerar com medo da perda de nutrientes mas está gastando tubos de dinheiro em sal do himalaia porque ele tem mais nutrientes... #ficaoquestionamento

 

Tá bom Marina, mas E OS NUTRIENTES?

  1. A quantidade de nutrientes de um alimento, seja ele fresco ou congelado, depende também da colheita.  Existe a época certa de colher um alimento, condições de plantio, uso ou não de agrotóxicos, entre outros. Então a escolha inteligente de alimentos começa quando você tenta respeitar a sazonalidade deles e, se possível, consumir mais orgânicos. Sei que é difícil e oneroso para algumas pessoas, mas você pode começar respeitando a sazonalidade das frutas e escolhendo um legume/verdura orgânico por semana, por exemplo. 
  2. Alguns alimentos congelados podem ter até mais nutrientes do que os frescos. Sabe aqueles legumes e verduras congelados que a gente encontra no supermercado? Pois é! O espinafre, por exemplo, pode ter mais ferro do que o fresco. Isso acontece porque ele é colhido no tempo certo, enquanto o espinafre fresco do supermercado pode ser colhido antes do seu ponto de maturação, para aguentar o tempo entre sua colheita e sua chegada no supermercado. Mas não significa que você deve abrir mão do legume da feira e correr pros congelados? Não! Mas se for uma solução que facilite sua alimentação, use sem medo de ser feliz.
  3. Se você cortou, descascou e cozinhou um alimento, provavelmente já provocou uma pequena perda de nutrientes. Ou seja: sua preocupação com o congelamento continua não fazendo sentido, né?
  4. As chances da sua saúde ser prejudicada pelo consumo de alimentos ultraprocessados é muito maior do que pelo consumo de alimentos caseiros congelados/refrigerados. Lembram daquele estudo que saiu falando disso e comentei aqui nesse post?

Claro que tô aqui falando isso tudo pra te mostrar que você não precisa se preocupar com os nutrientes, mas que é evidente que comida fresca, feita na hora, é sempre mais gostosa. Mas se a gente pode usar a geladeira e o congelador para cozinhar mais e comer melhor, porque dizer não?

Então todo mundo correndo pra cozinha no tempo vago e deixando, nem que seja o básico, pré preparado para as refeições. Pra te ajudar é só clicar aqui no blog em Search (do lado direito do site) e colocar a palavra conservação!

Até a próxima

Marina

Para saber mais: 

Esse estudo: http://www.affi.org/assets/resources/public/2014-bouzari-et-al-vitamin-retention-in-8-f-v-140.pdf

E esse vídeo do Asap Science, que adoro!: https://www.youtube.com/watch?v=zjsOOT347cA