Frio e Hidratação

O inverno chegou aqui no Brasil e muita gente se esquece de beber água nessa época do ano - eu, inclusive. Porque realmente não é super agradável mandar aquele copo de água garganta abaixo quando faz um frio danado.

Mas a boa notícia é que nem só água hidrata. Tem muitos alimento e bebida bacanas que a gente pode consumir mais no inverno e se manter hidratado, sem aquela obrigação dos 2 litros de água por dia. 

Aliás, precisamos mesmo de 2 litros de água por dia?

Em 1945 uma recomendação da Food And Nutrition Board dizia que as pessoas deveriam beber em média 2,5 litros de água por dia, com a maior parte dessa quantidade contida nos alimentos. Aparentemente essa segunda parte da sentença foi esquecida e todo mundo começou a seguir fielmente a idéia de que 2 a 2,5 litros de água eram necessários para a vida. 

Claro que beber água é super importante e é a bebida recomendada para quando você sente sede. Mas a quantidade que você deve beber depende de vários fatores: o que você come, onde você vive, o tipo de exercício que você faz e seu estado atual de saúde. Então se você é daquelas pessoas que não consegue beber 2 litros de água por dia mas faz seus esforços para melhorar o consumo, já está de parabéns!

O que mais hidrata?

Tudo que contenha água: frutas, legumes, verduras, chás, sucos e etc. Selecionei aqui algumas idéias de bebidas e alimentos que podem ser grandes aliados no inverno - que é uma época que bebemos menos água!

leite

Leite ou bebidas vegetais ('leite' de castanha, etc) são uma ótima opção de hidratação, inclusive para crianças.

Nesse frio, eu adoro preparar Chai Latte (o chá preto com especiarias, faço com leite ou bebida de castanha) ou até colocar uma barrinha pequena de chocolate meio amargo no leite e deixar ferver até o chocolate derreter. Delicioso, aquece, alimenta, e hidrata!

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Caldos e sopas são ótimas opções para se hidratar. Um bom começo e preparar um caldo de legumes caseiro: eu gosto muito da receita do Panelinha, da Rita Lobo . Esse caldo é legal porque ele serve de base para outros, e pode preparar vários pratos a partir dele (inclusive sopas). Além disso, é prático porque você pode manter na geladeira e congelar! Eu adoro usar o caldo de legume transformando-o num caldo de carne para um capeletti in brodo - que nesse frio é delicioso

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Chás e infusões são sempre excelentes opções para se hidratar no frio. Sei que muita gente não tem o costume de tomar chás, mas é tudo uma questão de hábito. Aliás, você sabe da diferença entre chá e infusão? Chá é a bebida feita através da Camellia Sinensis (chá verde, chá branco, chá preto...). A infusão é a bebida feita com outras ervas, frutos, sementes e raízes: camomila, gengibre, hortelã, etc. Prepare uma infusão ou chá bem quentinho e hidrate-se.

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Comer frutas no frio não parece uma boa opção, certo? Errado. Cozinhe ou asse as frutas! Maçãs e pêras podem ser cozidas com canela e cravo e se tornam sobremesas e lanches deliciosos. A banana pode ser aquecida até no microondas, e os morangos podem virar calda com um pouquinho de mel. Além disso, as frutas podem virar purês, que acompanham carnes e alguns pratos salgados. 

Hidratou?

Para saber como está seu estado de hidratação, é bom ficar sempre atento ao intestino e a pele. Intestino e pele ressecados são indicadores de uma baixa ingestão de água. E dando uma atenção a preparações mais líquidas, legumes mais ricos em água e bebidas (leite, chás, e a água) você consegue manter uma boa hidratação no frio. 

Outra sugestão é ficar de olho no xixi: ele tem que ser clarinho (com exceção do primeiro xixi do dia, que sempre é mais escuro). Se o xixi está bem escuro e com o cheiro mais forte, está faltando água por aí! Se ele está clarinho, mantenha a ingestão.

Lembrando que uma alimentação variada e o consumo regular de água é interessante não só no inverno, mas também no verão. Pessoas em condições especiais devem sempre procurar ajuda profissional!

Até a próxima e curtam o friozinho!

Beijos

Marina