Receita: Leite de Coco

Um dos meus pratos preferidos é moqueca. Amo com todas as minhas forças. E não me venha com moqueca sem dendê não, eu gosto é daquele cheirinho delícia que traz a Bahia pra perto de casa.

Mas pra mim moqueca tem que ter um leite de coco bom. E leite de coco de garrafinha pode ser prático, mas não é a mesma coisa que o leite de coco real oficial, aquele feito com o coco fresco e ralado. Desde que fiz a primeira vez, foi difícil ter que ceder ao leite de coco artificial.

Dá pra fazer leite de coco pra moqueca, pra bater com gelo, mel e hortelã e tomar geladinho e até fazer um drink com cachaça a e muito gelo pra tomar no verão, enquanto a comida não fica pronta.

leite de coco.jpg

RECEITA

Coco ralado fresco - a quantidade que você quiser

Água morna - para cada medida de coco ralado fresco, o dobro de água

Basta misturar, deixar de molho (eu deixo -pelo menos 1 hora) e bater tudo com mixer ou liquidificador e depois coar com um pano fino ou uma peneira bem fininha.

Como o coco que sobrou, minha sugestão é misturar na granola, no bolo ou até fazer uma cocadinha.

Na geladeira o leite dura uns 3 ou 4 dias. Mas o ideal mesmo é usar na hora. Eu nunca congelei o leite de coco, mas acredito que deve durar 1 a 2 semanas. Você vai perceber que depois de um tempo a parte sólida se separa da líquida, mas é só sacudir pra misturar.

Se você quiser o leite mais grosso, use um pouco menos de água..

Pronto! O importante é lembrar que o leite de coco não substitui o leite de vaca em termos nutricionais. Este último é fonte de cálcio, e muito importante pra nossa saúde. Mas é uma delícia e rende várias receitas gostosas!

Gostaram?

Até a próxima!