PÕE NO COPO: Macarrão Ave Maria

Já falei aqui que amo sopas. No inverno ou no verão, sopas são sempre bem vindas. Quando me mudei pra São Paulo, aprendi a tomar sopa de feijão, que hoje em dia é uma das minhas preferidas. E como perdi o medo da panela de pressão e aprendi a fazer um feijãozinho fresco gostoso que só ele, a sopa de feijão é uma constante aqui em casa - fácil, rápida e muito reconfortante.

A minha sopa de feijão leva feijão (claro) e macarrão Ave Maria, que é outro ingrediente que sempre tem aqui em casa. Acho uma simpatia esse macarrão tão pequeno, e ele completa qualquer sopa - não só a de feijão.

avemariapronto.jpg

Mas por ser muito miudinho, muita gente erra a mão na quantidade. Então eu te falo: 1 copo americano cheio de macarrão Ave Maria é a quantidade equivalente a recomendada nas tabelas nutricionais. Isso se você pensar nele de maneira isolada, puro, só com um caldo ou legumes. Se for preparar uma sopa com mais ingredientes, pode usar um pouco menos.

Macarrão depois de cozido eu não recomendo armazenar, porque pode ficar grudado e perder a forma, então nem vou dar dados de congelamento, porque não acho que vale a pena.

O macarrão ave maria também fica bom pra quem gosta de Mac'n'Cheese. Eu particularmente acho muito forte, mas da última vez comi com macarrão Ave Maria e foi uma boa experiência.

O Ave Maria vai bem com legumes picados do mesmo tamanho ou carnes bem desfiadinhas. E numa espécie de canja - ao invés de usar o arroz, use-o. Gosto muito dessa receita de Ave Maria com Ragu de Ossobuco da Panelaterapia .

Eu fui procurar o significado do nome e não encontrei, mas vi que macarrão Padre Nosso e Ave Maria são similares - ou seriam a mesma coisa? Bem, não importa. Eu continuarei chamando de Ave Maria e tendo sempre um pouco no estoque, pra preparar minhas sopas e caldos que aquecem qualquer inverno ou dor no coração!

Até a próxima

Marina