Os 10 mandamentos da Nutrição!

Imagem
Imagem

Não existe dieta mágica e nem fórmula ideal. Mas alguns conselhos valem ser ouvidos por quem quer melhorar a qualidade de vida! Aí vão algumas dicas: Os 10 mandamentos da nutrição!

Não faltarás as consultas

Antes disso vem a premissa essencial: PROCURAR UMA NUTRICIONISTA! Bem, achou aquela boa nutri? Então não falte as consultas! Sua nutricionista faz seu planejamento nutricional e quer ver o desenrolar do tratamento! Faltar a uma consulta é atrasar o processo e as dúvidas que provavelmente surgiram no período entre as consultas!

Não mentirás para a nutricionista

Ok, você foi a consulta. A nutricionista pediu para que você contasse a ela como é sua alimentação diária, e você, por vergonha, acabou inventando. Ou se você já recebeu seu plano alimentar e não seguiu alguns dias, também omite essa informação! NÃO!!! Uma boa nutri monta um plano alimentar com base na sua rotina, seus gostos, e o que você come. Se você 'mentir' ou 'omitir' o que come, ficará mais difícil para VOCÊ seguir um planejamento! Você não deve ter vergonha de contar que come 2 barras de chocolate ao dia, ou que só almoça e janta... É falando que sua nutri conseguirá identificar onde está o problema e achar uma solução!

Não ficarás sedentário

Só comer bem não adianta. Pode ser que você até perca peso, mas não será com a mesma efetividade e saúde se você praticasse atividade física! Se se você só quer melhorar a saúde, não preciso nem dizer que a atividade física é mais que essencial! Escolha algo que você goste, procure um profissional e mãos a obra!

"o que funciona melhor na sua agenda: se exercitar uma hora por dia, ou se sentir morto 24 horas num dia?"

Comerás comida

Ou seja, não tenha medo de arroz e feijão, carne, batata, legumes... Já cansei de falar sobre isso aqui no blog (e na vida). Não coma algo porque 'é proteína', 'é carboidrato', 'é lipídio', mas sim porque é comida!!! Chega de cápsulas, comidas em pó, shakes... Coma comida #eatgirl #eatboy

Desconfiarás de dietas milagrosas

Elas podem até fazer um efeito repentino e rápido, mas logo vão te trazer de volta tudo aquilo que você perdeu, além de prejudicar seu organismo. Se reeducar talvez demore mais um pouco, mas isso não significa que você não alcançará seu target. Basta ter paciência, pois será uma perda eterna! Você não vai perder os kg extra e encontrá-los de novo :)

Não cobiçarás a dieta do próximo

A dieta que seu amigo faz foi desenhada pra ele. A dieta da musa fitness do instagram também. Nem tudo que a revista escreve 'perca 5kg em 10 dias' é bom para você. Por isso, não cobice a receita alheia. Procure o seu nutricionista e questione suas dúvidas a ele!

Não se pesará compulsivamente

Tá aí o grande erro da humanidade! #exagerada! Quando estamos passando por um processo de modificação dos nossos hábitos alimentares e o início (ou mudança do ritmo) de atividade física, nosso corpo, de maneira geral, perde gordura e ganha músculos. O que significa que o número da balança demora a mudar. Claro, tudo depende da pessoa! Além disso, se você está fazendo uma reeducação alimentar depois de mil tentativas frustradas de dietas milagrosas, seu corpo responde com mais lentidão: mas isso não é negativo! Quanto mais 'fisiológica' for a perda, melhor o seu corpo vai encarar isso, gerando menor compulsão alimentar e evitando voltar para o peso 'antigo'. Desencane da balança, e faça o espelho e suas roupas a melhor forma de medição!

Não sentirás fome

Ficar sentindo fome não é normal, não é legal, e não pode acontecer! Não é 'passando fome' que você vai emagrecer! Por isso, come!

Não excluirás alimentos em vão

Não tem doença celíaca ou intolerância ao glúten? Para que excluí-lo? Não tem intolerância a lactose e não sente absolutamente NADA ao consumir? Para que excluí-lo? Não está comendo frutas? Coma! Confie na palavra do seu nutricionista. Você pode perder peso excluindo vários alimentos das suas refeições, mas de maneira geral estará perdendo o prazer em comer, além de perder várias vitaminas e minerais essenciais. Mesmo assim você quer excluir determinados tipos de comida? Procure um nutricionista para orientar sua alimentação de uma maneira correta.

Honrarás seu corpo

Afinal, você está perdendo peso para se sentir bem e ter mais saúde, correto? Porque então querer ter a barriga de fulana, a bunda de cliclana e o braço da beltrana? Claro, não seremos hipócritas: queremos um corpo legal, mas ser igual alguém é uma grande pedida de frustração, não acham? E pensar só em uma bunda dura e uma barriga travada chega a ser extremamente superficial e doentio. Seja feliz com o melhor que você pode ter. Se quer um bumbum mais empinado, que seja o seu bumbum e não o bumbum da estrela de TV. Não nascemos Giseles ou Sabrinas, Davids ou Brads: não temos a mesma rotina, não temos a mesma genética. Queremos ficar gatinhas e gatinhos, felizes e com o corpo em ordem. Mas será que isso é tudo? Pensem primeiro na saúde, e como consequência a estética aparecerá. Até porque, ser somente a casca também não vale a pena!

Além disso, durmam bem e bebam muita água! Não se esqueçam das frutas, verduras e alimentos integrais. E claro, não desistam nunca. Existirão momentos ruins, momentos bons, mas o importante mesmo é não desistir NUNCA!

Agora é só aproveitar a segundona, procurar a ajuda correta e começar a mudança de vida!

1000 beijos,