PÕE NO COPO: Grão de Bico

Grão de bico é uma das minhas leguminosas preferidas. Eu não tinha o hábito de comer grão de bico até me mudar para São Paulo, mas hoje em dia é super presente na minha alimentação. Acho versátil e gostoso, além de me saciar muito!

Grão de bico na salada, na sopa, nhoque de grão de bico, no homus e no falafel. Ah, e também a versão assada, pra acompanhar a cervejinha. Gosto de todas as formas. Essa leguminosa é muito presente na culinária árabe e indiana - talvez pelo cultivo presente na Índia e no Mediterrâneo.

graodebicopronto.jpg

QUANTIDADE

1/2 copo americano de grão de bico seco equivale a 1 porção indicada na tabela nutricional das embalagens de grão de bico.

Ele não é consumido seco, mas sim cozido ou hidratado, portanto essa quantidade aumenta quando submetidos ao processo escolhido - o grão ‘incha', ganha água.

Há também a versão de grão de bico já pronto. Várias marcas oferecem essa utilidade, e é um produto que eu sempre tenho na minha despensa. Afinal, o grão de bico é uma leguminosa dura, que pode demorar a ficar pronta.

COMO PREPARAR

Tudo vai depender do prato que você vai fazer. Para o falafel, basta deixar o grão de molho e depois processar o grão com os ouros ingredientes. Mas se for cozinhar o grão, o processo é bem parecido ao do feijão: é importante deixar de molho e, se pra ser mais veloz, você pode colocar na pressão.

O grão de bico tem uma casquinha que algumas receitas sugerem que você retire, É bem chato fazer isso, portanto eu tenho duas dicas: A primeira é colocar em uma peneira bem grande, embaixo da torneira ligada, e ir esfregando os grãos, até que todas as peles se soltem. A segunda é escorrer o grão já cozido, colocar num pano de prato limpo, esfregar bastante até que a pele se solte. Eu sempre preparo com a pele porque é, maior preguiça de tirar tudo!

ARMAZENAMENTO

Foto do  site Panelinha

As minhas pesquisas mostraram que o grão de bico cozido dura entre 3 a 5 dias na geladeira. Na minha experiência pessoal, nunca deixei mais de 3 dias. E também dá pra congelar: até 1 mês no congelador é super aceitável - e pra descongelar, é só jogar direto na água fervente.

O QUE FAZER?

Eu amo essa receita da Rita Lobo, de grão de bico assado. É fácil e rápida, e dá pra fazer com o grão de bico já pronto: https://www.panelinha.com.br/receita/Grao-de-bico-assado-com-especiarias

Outra receita que eu amo é salada de grão de bico com bacalhau. Eu misturo o bacalhau bem desfiado e dessalgado com o grão de bico, bastante salsinha (ou coentro) e tomate picado. Azeite sem dó e pimenta do reino. Pronto! Delicioso e prático. Aliás, ótima receita para as festas de final de ano!

E você, o que gosta de fazer com grão de bico?

Até a próxima,

Marina