Põe no Copo: Macarrão (Penne)

Na primeira série de posts do #PõeNoCopo eu decidi começar pelo Macarrão, pelo simples fato de ser um alimento prático, fácil e que agrada todo mundo, mas que também carrega a culpa e quem acha que é um vilão.

 2 copos de penne para 1 pessoa

2 copos de penne para 1 pessoa

Antes de começar a falar da quantidade do macarrão e dar uma receita que agrada muita gente - e serve de solução pra quem quer levar comida para o trabalho - acho legal dar algumas dicas pra hora de cozinhar o macarrão.

A primeira delas é não colocar óleo na água de cocção. Sei que tem muita gente que coloca, mas não precisa - e nem deve! - viu? Se você coloca o óleo na água, depois fica mais difícil de misturar o molho no macarrão, deixando o preparo menos gostoso.

A segunda é esperar a água ferver para colocar o macarrão - e adicionar sal na água. Então você tira o óleo e põe o sal.

A terceira é sempre verificar o tempo de cocção na embalagem e tentar seguir essa recomendação. Porém, é legal ir experimentando, pois o ideal é retirar o macarrão quando ele está al dente, ou seja: cozido mas resistente a mordida.

A quarta dica - e talvez uma das mais importantes! - é para aqueles preparos que o macarrão fica reservado enquanto você prepara o molho. Geralmente nós escorremos o macarrão, colocamos um pouco de azeite ou óleo para não grudar e só depois de alguns minutos misturamos o molho. Mas se você for demorar um pouco até o momento de servir o macarrão ou misturá-lo com o molho, é interessante escorrer a água de cocção, ‘lavá-lo’ com água corrente e só depois soltar com o azeite/óleo. Essa técnica de passar o macarrão em água corrente serve para parar a cocção, fazendo com que ele não continue cozinhando no próprio calor e perca o ponto al dente.

Agora que você já aprendeu os truques para um bom macarrão, é só aprender a quantidade do macarrão tipo Penne e mandar ver na receita!

Para duas pessoas a porção da embalagem sugere 80g. E esses 80g equivalem a dois copos de penne (ainda seco). Depois de pronto, viram 3 copos!

O RÓTULO NUTRICIONAL SEMPRE TRAZ AS INFORMAÇÕES DO ALIMENTO COMO ESTÁ NA EMBALAGEM. OU Seja: esse peso é o peso do alimento ‘seco’, e não pronto!

Existem tamanhos diferentes de penne no mercado, mas fiz com o tamanho ‘padrão’

E o que dá pra fazer com penne? Massa quente e massa fria. Uma boa idéia, que dou aqui, é preparar uma salada de penne. Uma solução bem fácil e prática pra quem quer levar comida para o trabalho na hora do almoço ou pra sair um pouco do lugar comum ‘macarrão com molho de tomate’. E também é um bom jeito de começar a cozinhar, já que o penne é versátil e pode ser feito com diversos ingredientes. Mãos a massa?

SALADA DE PENNE COM QUEIJO E PÊRA

(serve duas pessoas como refeição, 4 como entrada!)

 Salada

Salada

4 copos de penne

Salada de folhas (da sua preferência). Eu usei alface romana e lisa + agrião e rúcula. Comprei aqueles pacotes de saladas já lavadas, usei mais ou menos 1 pacote e 1/2.

3 pêras portuguesas

1 limão

Nozes

Queijo Gorgonzola

1 colher (sobremesa) rasa de manteiga com sal

1 pitada de sal

Azeite

Aceto balsâmico

Corte as folhas em pedaços pequenos, com a mão ou com uma tesoura. Coloque na saladeira ou onde for servir.

Numa panela cheia de água, adicione sal e espere ferver. Assim que ferver, coloque o penne para cozinhar. Enquanto isso, pré prepare os outros ingredientes.

Em uma vasilha funda e média, esprema o limão e misture com um pouco de água. Lave e corte as pêras em pedaços pequenos, colocando nessa água com limão (assim elas não escurecem).

  ingredientes prontos!

ingredientes prontos!

Numa frigideira pequena, derreta a manteiga no fogo baixo, adicione um pouquinho de sal e coloque as nozes. Misture e deixe as nozes torrarem.

Corte o queijo gorgonzola em cubinhos.

Assim que o penne estiver al dente, escorra a água e ‘lave’ o macarrão em água corrente. Depois, adicione azeite e misture para não grudar.

Coloque o pene nas folhas, escorra a água da pêra e misture a salada junto com os outros ingredientes. Prove e tempere com aceto balsâmico, sal, pimenta do reino e azeite.

DICAS

Você pode usar outros tipos de frutas e queijos. Figo, melão, damasco e pêra são ótimas frutas e combinam bem com queijos!

Queijo branco, parmesão, de cabra, gorgonzola e brie também podem ser usados!

Tente cortar os ingredientes do tamanho similar ao do penne, sem deixá-los maiores que o penne.

Espero que tenha ajudado com as quantidades e com a receita! Até a próxima!

Marina