PÕE NO COPO: QUINOA

Na primeira vez que provei quinoa, não gostei. Na segunda, não cozinhei direito, comi uma quantidade maior e tomei umas biritas… passei mal. Não foi legal. Na terceira vez comi e gostei: na casa da minha amiga Bel, ela preparou uma salada de rúcula, quinoa e coalhada seca que tava uma delícia.

Agora como quinoa. Aprendi a prepará-la. Eu não sou a maior fã, mas também não nego. Acho que fica uma delicia na salada. Fiquei muito tempo sem comer, até que ganhei uma direto da fonte: veio da Bolívia para meus braços. A Gabi, uma paciente muito querida, me trouxe. E eu retomei o meu hábito de comer quinoa, principalmente nos dias de almoços leves e breves.

quinoapronto.jpg

1/2 copo americano de quinoa crua equivale ao recomendado nas tabelas nutricionais. A quinoa é um grão rico em carboidratos, proteínas e fibras. Um grão bem completinho.

Pra preparar a quinoa é fácil, mas pra deixá-la bem soltinha, você pode seguir algumas dicas!

  • Lave bem a quinoa, até que a água saia transparente. Ou deixe de molho em água gelada por 5 a 10 minutos.

  • Deixe uma panela com água aquecendo. Para cada 1/2 copo de quinoa, 2/3 de copo de água. É uma proporção interessante.

  • Escorra bem a quinoa, e se possível, seque-a. Ou deixe secando naturalmente. Depois, em uma panela quente no fogo médio, toste rapidamente a quinoa. Isso ajudará muito!

  • Depois, adicione na água fervente e abaixe o fogo. Cozinhe por 10 a 15 minutos - nesse momento, é importante provar. Desligue o fogo, coloque sobre uma peneira ou pano para que a água escorra e aguarde. Solte com um garfo e sirva quente ou fria.

Quinoa é um ingrediente bom para quem gosta de levar marmita para o trabalho. Como ela é muito versátil, você pode colocar na salada, fazer um tabule ouservir quentinha com carne ou até em substituição ao arroz e feijão. Não tenho fotos de pratos que preparei com quinoa, mas selecionei alguns no pinterest para mostrar!

Links das receitas:

Primeira foto: link aqui

Segunda foto: link aqui

Terceira foto: link aqui

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!