Receita: pseudo falafel de abóbora

Eu não sou vegetariana, mas tem várias preparações desse estilo que adoro. O falafael é um deles: aqui em São Paulo, adoro o falafel do Pita Kebab. Mas nem sempre dá pra ir lá, então fui pesquisar como fazer um falafel.

O Ottolenghi, no seu livro chamado Jerusalém, tem uma receita ótima de falafel. Eu não tenho o livro, mas achei a receita na internet (nesse link aqui). Até fiz, mas deu uma despedaçada, não ficou tão legal. Então lá fui eu tentar fazer da minha cabeça...

 grão de bico já hidratado

grão de bico já hidratado

No dia que fui tentar, tinha uma abóbora cabotiã dando bobeira aqui em casa, e pensei em fazer um mix da receita com a abóbora. Resultado: ficou uma delícia! Um bolinho/falafel super fácil de fazer e gostoso. Além disso, fiz a versão assada, porque de maneira geral, prefiro comer fritura fora de casa, já que fritar em casa faz uma bagunça danada. 

Pros vegetarianos é uma ótima solução. Pra quem mora sozinho e gosta sempre de ter uma opção congelada também! E pra quem simplesmente gosta de abóbora/falafel e grão de bico, nem se fala. Minha dica principal é: coloque seu toque pessoal na receita, adicionando sempre um sabor ou tempero que você gosta!

Pseudo Falafel de Abóbora do Não Conto Calorias

1/2 abóbora Cabotiã

1/3 de pacote de grão de bico seco (aproximadamente 350g)

1/2 limão

1/2 ou 1 cebola (a gosto)

3 dentes de alho (a gosto, pode colocar mais ou menos)

1/2 xícara de farinha de trigo 

Cebolinha e salsinha

Sal, pimenta do reino, cominho e páprica picante

 abóbora assada!

abóbora assada!

Deixe o grão de bico de molho na água por 8 a 12 horas. Ele vai inchar e crescer, por isso cloque num recipiente fundo que tenha espaço para ele expandir.

Depois de ter deixado de molho, pré aqueça o forno em temperatura alta. Lave bem a casca da abóbora, regue azeite e coloque em um tabuleiro. Asse a abóbora (eu assei inteira mesmo!) até que ela fique macia (no meu forno, gastei aproximadamente 30 minutos).

Enquanto a abóbora assa, processe a cebola, o alho, e a cebolinha. Reserve. Depois, processe o grão de bico até que ele fique bem 'partido'. Ele vai ficar todo esfarelado. Aperte com as mãos para sair o excesso de água e misture com a cebola, o alho, sal, pimenta do reino, cebolinha e a salsinha. Prove o sal e reserve.

Retire a abóbora e abaixe a temperatura do forno, sem desligar. Com cuidado para não queimar, raspe o a abóbora com uma colher. Ela vai estar bem macia e já vai sair como um purê. Coloque em um recipiente fundo e depois amasse até que fique mais homogêneo. Misture ao grão de bico, tomando cuidado para não queimar as mãos. Tente fazer uma bolinha com essa massa. Você vai ver que ela estará um pouco 'pegajosa' ainda. Então, vá adicionando farinha de trigo a mistura até que consiga fazer uma bolinha mais firme. Antes de fazer as bolinhas, prove o tempero, se necessário, coloque mais sal, pimenta do reino, cominho e páprica (ou outro tempero que queira).

  pseudo falafel pronto!

pseudofalafel pronto!

Faça as bolinhas e achate um pouco, formando uma espécie de disco. Coloque em uma assadeira anti aderente untada com azeite (não economize na hora de untar) e asse até que doure de um lado. Depois vire e asse do outro lado. Esse processo depende muito da temperatura e tamanho do seu forno, mas deve durar em torno de 20 a 30 minutos.

Retire do forno e coma quentinho. Tempere com limão. Você pode congelar antes de assar ou depois!

Se fizer, me conte o que achou!!!

Até a próxima, 

Marina