TBT: Roma

Esses dias, planejando as próximas férias, me deparei com várias fotos das férias do ano passado. Que saudades da Itália... E como já havia prometido deixar algumas dicas aqui para pacientes e leitores, decidi usar esses dois meses pré férias para ir passando todas as dicas que tenho do país. E não podia deixar de começar pela minha queridinha Roma.

Mangia che ti fa bene

Antes mesmo de ir para Roma uma amiga havia me falado: "eu não gostei muito, mas pelo que eu te conheço, você vai amar". Eu não só amei como tentei voltar em Roma nas férias desse ano, mas não rolou.

No primeiro dia fomos andando do hotel (Deseo Rome, recomendo!) até a famosa Fontana di Trevi, passando pelo Pantheon e chegando no bairro de Trastevere, onde subimos no Morro do Gianicolo. 'Quando em Roma, aja como os Romanos' e não tive dúvidas ao imitar a local sentada na beirada da fonte com os pés lá dentro. Descemos e subimos por Trastevere até a hora de jantar na Taverna Trilussa, uma trattoria que me pareceu ser bem antiga.

Pedimos um carbonara e um Ravioli Mimosa, um dos mais pedidos do restaurante. Delicioso. Os garçons não são umas graças de pessoas, mas você está em Roma e já é melhor ir se acostumando. Fato curioso: percebi que todos os garçons 'putos' mudavam totalmente de disposição para atender quando 1) não pedíamos o cardápio em inglês e nos virávamos em italiano 2) Perguntávamos/escolhíamos a especialidade da casa 3) Perguntávamos sobre a história do prato ou dos ingredientes. A conexão dos italianos com a comida é realmente muito forte!

Voltamos caminhando até o hotel e passamos pelo monumento Vittorio Emanuele II, na minha opinião, um dos mais lindos de Roma.

Al Mare

No segundo dia decidimos ir a uma praia perto de Roma. Tínhamos tempo, disposição, calor e um curto espaço de trem suficientes para passar um dia fora. Bem cedo pegamos o trem na Roma Termini e fomos até Santa Marinella, uma praia próxima e indicada por um amigo italiano. A viagem é super rápida (1 hora de trem) e compramos os tickets na própria estação de trem.

Dica: depois de comprar os tickets e entrar no trem, não jogue fora o bilhete. Os fiscais entram nos trens e passam conferindo bilhete por bilhete. Se você não está com ele, paga uma multa na hora.

A praia é bem diferente do estilo Brasil, com pouca areia e muita pedra. Como estava bem vazia, decidimos ficar em um restaurante com deck. Pesquisei no google e achei esse restaurante chamado Molo 21, que foi surpreendente. Repetimos o feito do dia anterior e pedimos uma sugestão para o garçom: tiro e queda. Um dos pratos era com peixe do dia e estava incrível. Que pena que na época estava muito entretida nos vinhos e na comida para anotar o nome. Na volta paramos para tomar um sorvete em uma padaria qualquer e não preciso nem falar que o excepcional mora no simples, né?

Dica: Se forem para a Itália no verão, observem as plantações de girassol na beirada da estrada. Fizemos todo o nosso percurso de trem e era encantador!

O papa é Pop

No terceiro dia fomos ao Vaticano. Eu escolhi um dia de audiência Papal: um momento para ouvir as palavras do papa que acontece, geralmente, as quartas feiras. Com uma certa antecedência entrei no site do Vaticano e pedi os ingressos para a audiência. Chegando lá não estava tão animada a encarar a multidão mas acabamos indo. Também compramos um Roma Pass que te dá direito a algumas atrações e alguns dias de ônibus (metrô em Roma não é tão legal e não recomendo taxi - o trânsito é caótico!) mas que não inclui as visitas do Vaticano.

Chegamos quando a audiência Papal já havia começado e o pátio estava lotado! Mas deu pra ver o Papa lá de longe e escutar algumas palavras. Pena que não deu para vê-lo passando no Papa Móvel. Sou católica 'de formação' apenas, não tenho crença na religião. Só que esse papa é tão simpático que valeu a pena vê-lo e ouví-lo por uns instantes. Entramos na Capela Sistina (maravilhosa e imperdível) mas não conseguimos conhecer a Basílica, por causa da audiência. Ótima desculpa para voltar.

Antes de ir ao Castelo Sant'angelo - do lado do Vaticano, vale a pena ir! - paramos no DuecentoGradi para almoçar. É uma panineria deliciosa e ótimo custo benefício, super recomendo.

Depois de conhecer o Castelo fomos andando até Monti, um bairro charmosíssimo e, por indicação de um amigo, conhecemos o Ai Tre Scalini. Fica difícil escolher um lugar preferido em Roma, mas talvez esse tenha sido o que mais me lembro. Pedimos queijo com mel trufado de entrada e de Primo Piatto escolhemos uma lasanha e uma carne típica da região. Ambos deliciosos!

Dica: na Itália é comum ter a entrada, o Primo Piatto (primeiro prato) e o Secondo Piatto (segundo prato). Geralmente o primeiro é uma massa e o segundo é uma carne, mas você não precisa pedir todos. Pra não deixar de experimentar e nem comer em excesso nós pedíamos um Primo e um Secondo e dividíamos - e ao contrário do que muita gente me falou, ninguém se sentiu ofendido por isso.

Outra dica: em várias oportunidades pedimos o vinho e o limoncello da casa para acompanhar e finalizar os pratos. Não me arrependi em nenhuma das vezes!

Sotto il cielo di Roma

No quarto dia conhecemos a igreja Santa Maria degli Angeli e dei Martiri e fomos ao Coliseu, Circo Máximo e Foro Romano. Tudo maravilhoso e imperdível, mas se você for no verão, prepare-se. É difícil achar uma sombra por lá. Ande sempre com uma garrafinha de água e aproveite pra se refrescar nas fontes de água espalhadas pela cidade.

Saindo do programa cultural partimos para o Roscioli, um restaurante delicioso mas que precisa de reserva. Como não tínhamos reservado e o restaurante estava cheio, almoçamos na Deli do Roscioli, que valeu muito. Comemos carne cruda, um carbonara e um  all'amatriciana, além dos drinks super gostosos do lugar. Recomendo totalmente.

Andamos, andamos e andamos e quando já havíamos percorrido mais de 20km terminamos nossa jornada Romana numa pizzaria super pequena e deliciosa, perto do hotel: Al Forno Della Soffitta.

Dica: para duas pessoas, peça uma pizza. É enorme!

De sobremesa, um sorvete no La Romana, a nossa sorveteria preferida por lá. As filas na porta não me deixam mentir.

Ciao Bella Roma

No dia seguinte seguimos para Firenze, com o coração partido de deixar Roma. Mas essa segunda parte eu deixo para um próximo post.

Outras visitas e recomendações

Visitamos também a Villa Borghese, Piazza di Spagna, Piazza Venezia, Boca Della Verità (achei sem graça), Campo de Fiori, várias igrejas pelo caminho e ruas fofíssimas. Roma é para se perder.

Leve um sapato confortável, porque Roma é bem mais interessante andando do que dentro de um táxi. Se você tiver coragem e souber pilotar uma moto, pode alugar uma vespa. A cidade é cheia delas.

Eu sempre prefiro conhecer os restaurantes menos turísticos, então evito qualquer lugar com "tourist Menu". Antes de viajar procuro os reviews na internet, peço sugestões de amigos e vou marcando os lugares que quero ir (o google maps e o mymaps são ótimos para isso). Chegando lá dou aquele check e, na maioria das vezes, não me decepciono.

Em alguns lugares você pede um drink e eles trazem um prato CHEIO de pestiscos. Nhami!

Alguns romanos são mais rudes sim, mas nada que dê para generalizar ou que atrapalhe sua viagem. Ir sabendo que você pode encontrar alguns desses pelo caminho já é um bom começo! E depois você começa a achar até meio engraçado e caricato.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima parada... Firenze!