Tem Feijão na Copa

Eu não estava animada. Nas últimas copas do mundo, fiz até álbum e esperei como se fosse um carnaval. Mas acho que o trauma do 7x1 me pegou na curva.

Só que essa semana fui tomada pelo ritmo ragatanga e já tô naquela empolgação nível 'SuzanaVieiraSambando.gif'. 

samba.gif

Na última copa horários foram muito bons pra gente poder curtir aquele churrasquinho com cerveja típico do país do futebol. Mas como esse ano alguns jogos são de manhã ou na hora do almoço, o as coisas ficaram mais complicadas - para quem vai trabalhar depois, principalmente.

 E festa brasileira sem comida não tem graça né? Por isso pensei em algumas preparações que vocês podem preparar nos dias de jogos, tanto no almoço quanto nos jogos da tarde e no café da manhã. Ah, e todos usando ingredientes bem brasileiros. Afinal, já que é pra se empolgar, vamos nos empolgar ‘com muito orgulho, com muito amor’, néam?

Jogos as 15:00 horas

Nesse horário, se o jogo for no final de semana, dá pra caprichar no churrasco. Ou dá pra preparar aquele almoço bem tardio. Mas até a hora do rango tem muito jogo rolando, e todo mundo quer beliscar uma coisinha. Por isso pensei em duas receitas: caldo de feijão e crispy de couve. 

CALDINHO DE FEIJÃO

 "Não há refeição sem feijão, só feijão mata a fome". A frase é de Carl Seidler em 1826, mas poderia ser de qualquer brasileiro em 2018.

Caldinho quentinho e bem temperado!

ingredientes

1 xícara de feijão (já cozido, sem tempero)

1/2 cebola grande (em cubos pequenos)

2 dentes de alho 

1/2 pimenta dedo de moça em cubinhos

20g de bacon em cubinhos

Cebolinha, salsinha, sal e pimenta a gosto

 

Em uma panela média, ligue o fogo médio e coloque um fio de azeite. Adicione o bacon e misture. Assim que ele começar a soltar a gordura, abaixe o fogo e misture bem. Depois, coloque a cebola e misture, até que ela comece a ficar mais transparente. Depois, adicione o alho e a pimenta e misture rapidamente (até 1 minuto é suficiente).

Desligue o fogo para interromper o cozimento e adicione o feijão já cozido. Misture e adicione a água aos poucos, até que o feijão fique mais líquido. Ligue o fogo baixo, misture até aquecer e desligue o fogo novamente.

Bata com um mixer na própria panela ou no liquidificador (se bater no liquidificador, espere o feijão esfriar um pouco!). Depois, volte para a panela, prove e salgue aos poucos, até chegar no seu gosto de sal. Se quiser, esprema 1/2 limão!

Na hora de servir, coloque salsinha e cebolinha por cima. 

Sugestão: sirva em xícaras!

COUVE CRISPY

Para alguns, a couve foi rebaixada a item indispensável na dieta detox. Para outros, ela continua sendo hortaliça indispensável na comida brasileira - crua ou cozida, não dá pra faltar. E faz um par lindo com o feijão.

ingredientes

Folhas de couve 

Manteiga - usei aviação salgada

1 colher (sopa) de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Pré aqueça seu forno a 180º - 220º (vai depender da potência do seu forno). Lave bem as folhas de couve e seque, com ajuda de um pano de prato limpo. Retire o talo do meio (e guarde, para preparar sucos ou caldos) e corte em pedaços irregulares. 

Unte uma assadeira anti aderente com 1 colher de azeite e coloque os pedaços de couve na assadeira, sem que eles se sobreponham. Com a ponta de uma faca, retire pequenos pedaços da manteiga e coloque sobre cada quadradinho de couve. 

Coloque a assadeira no forno por aproximadamente 15 minutos. Se já estiver crocante, vire com uma pinça cada pedaço, salpique sal e pimenta do reino e asse por mais 10 minutos. Desligue o forno, retire a assadeira e assim que esfriar, coloque em um pote e sirva!

Agora é só torcer!!! E para os jogos na hora do café da manhã e os possíveis jogos as 11horas, vai ter mais receita sim, semana que vem!

Quem preparar alguma delas, me marca lá no instagram com a hashtag #naocontocalorias na copa. Vou adorar! Até a próxima e... agueeeeenta coração! <3