Vou contar sobre as fibras

Quando seu nutricionista pega sua avaliação para montar um plano nutricional, com certeza se preocupa com a ingestão de fibras.

Segundo a definição da American Association of Cereal Chemists  (1999), "fibra alimentar é a parte comestível de plantas ou carboidratos análogos que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado de humanos, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso de humanos. A fibra alimentar inclui polissacarídeos vegetais (...) e substâncias associadas de plantas."

Ou seja: elas são essenciais para uma boa saúde. Além de reguladoras do funcionamento intestinal (alô galera do intestino preso!!!) elas provocam saciedade, sendo grandes aliadas na perda e na manutenção do peso.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 25g a 30g de fibras por dia. Mas como bater essa meta?

Vegetais, frutas, verduras e cereais são ótimas fontes de fibra. Mas se você  der uma volta nos supermercados, vai observar que existem vários produtos 'integrais', 'ricos em fibras' e 'fonte de fibras'. Mas qual escolher?

Já contei nesse postaqui sobre os 'falsos' integrais. Mas vale a pena relembrar: você encontra vários alimentos com rótulos escritos 'integral' mas na verdade não são. Sempre ao olhar os ingredientes dos produtos, você deve verificar qual a ordem determinado elemento aparece. Isso porque os ingredientes são escritos na ordem de quantidade: aqueles que estão em maior quantidade no produto estão nos primeiros lugares. Ou seja, alimentos 'verdadeiramente' integrais devem ter elementos integrais na primeira posição. Veja exemplos:

Mas e se eu tiver preguiça de ler o rótulo? E se o alimento que eu comprar tiver um primeiro ingrediente que eu não conhecer?

Aí você pode optar por escolher alimentos fonte ou ricos em fibra. E qual é melhor? Qual a diferença?

Alimentos 'fonte' devem ter no mínimo 2,5g de fibra por porção (no caso de alimentos preparados, no mínimo 3g a cada 100g)

Alimentos 'ricos' devem ter no mínimo 5 g de fibra por porção (no caso de alimentos preparados, no mímimo 6g a cada 100g)

Veja abaixo:

 A opção mais inteligente é o alimento rico em fibra! Mas claro, tudo depende da sua ingestão total, por isso é importantíssimo conversar com um nutricionista, pois cada caso é um caso.

Gosto também de lembrar que é MUITO importante beber água. Não adianta se encher de fibras e não beber nem meio gole! Ok?

No mais, procurem se alimentar de maneira mais natural possível, e enriquecer a alimentação com grãos variados.

Até a próxima!

Beijos,

Marina