TBT: MODENA

Quando estava planejando minha viagem para a Itália, assisti um episódio de Chef's Table com Massimo Bottura. Já sabia da existência dele e da Osteria Francescana, mas não conhecia a maior parte da história dos dois. Encantada com tudo o que vi no episódio, fui pesquisar mais sobre o restaurante, tentar uma reserva e saber sobre a cidade. Conclusão: coloquei no roteiro uma das melhores paradas da minha viagem.

Chegando em Modena

Como fizemos nossa viagem de trem, foi bem tranquilo. Já saímos do Brasil com os bilhetes do trem comprados e chegando lá foi só imprimir no totem da estação para acessar o trem. Dica: NUNCA jogue fora o bilhete. Após entrar, eles passam conferindo um por um, e se você não está com ele, leva uma multa.

Chegamos a tempo de ir conhecer o museu da Ferrari, que tem uma parte na própria cidade de Módena e outra em Maranello (que fica bem ao lado). Deixamos as malas no hotel e fomos caminhando para o Museu. Aproveitamos para parar em uma padaria pequena, onde uma simpática senhora nos atendeu e nos serviu um pão delicioso e quentinho pra gente poder provar. Tudo sob os olhos de Pavarotti: o cantor nasceu em Modena e lá é visto quase como um santo. A maioria dos lugares que você entra tem uma foto do tenor sorrindo!

Visitamos o Museu Enzo Ferrari na própria cidade. O museu é na casa do Enzo Ferrari (criador da escuderia) e ao lado assistimos uma apresentação linda sobre a história da fábrica, além de ver vários carros da Ferrari. Depois, pegamos um ônibus até Maranello, onde existe outra parte do museu. Eu não curti muito essa segunda parte... acho que é interessante pra quem realmente AMA carros e fórmula 1. Mas pra mim, foi totalmente desncessário.

Voltando do museu demos uma volta na cidade que é lindíssima, toda em tons terracota, bem pequenininha e tombada pela Unesco. Modena sofreu os efeitos de um terremoto em 2012 e a cidade sofreu grandes rupturas. Mas estava toda reconstruída e super simpática. Paramos em um lugar bem local para tomar uma Aperol Spritz e observar os italianos conversando ao final do dia de trabalho.

Ele é o Massimo!

Quando estávamos planejando a viagem, pensamos em fazer uma reserva no Osteria Francescana. O Osteria é o restaurante de Massimo Bottura, eleito em 2016 como o melhor restaurante do Mundo pelo Guia Michelin. Mas infelizmente não havia mais disponibilidade de reserva... Então, procurando onde poderia comer em Modena - afinal, estávamos no epicentro do Parmigiano Reggiano - descobri que o Massimo tem outro restaurante, o Franceschetta 58. Esse restaurante é a sorella minore dell'Osteria Francescana, ou seja: a irmã caçula da Osteria Francescana.

Reservei um menu degustação e aguardei ansiosa, revendo o episódio de Chef's Table insistentemente. A noite fomos andando até o restaurante, que fica na parte 'moderna' da cidade - lindíssima também, por sinal.

Chegamos nos deparando por uma 'vitrine' linda, com um adesivo "I <3 Modena" e uma hostes super simpática. Sentamos, pedimos um vinho e torcemos a cada prato do Menu Degustação.

Eu achei a comida deliciosa e prometi que voltaria para conhecer o Osteria Francescana. Apesar do preço mais alto, eu acredito muito que é um investimento que vale a pena. Gastar com experiências e cultura (sim, comida é cultura!) é algo que tenho privilegiado cada vez mais e posso dizer que, no geral, vale cada centavo.

Mangia Formaggio

No dia seguinte fomos visitar o Caseificcio 4 Madonne Dell'Emilia - contei até nesse post aqui. Esse caseificio é um dos locais onde se produz o Parmigiano Reggiano, queijo típico da região da Emilia romagna.

A visita é super válida! Eu entrei no site, reservei um horário, peguei um taxi e fui até o Caseificcio. Eles fazem um tour guiado muito bacana que, se você quiser, termina em uma degustação de queijos (todos acompanhados de produtos típicos da região, como o Aceto Balsâmico e Lambrusco). Se você assistiu ou vai assistir o episódio de Chef's table, vai ver do que se trata. São centenas de queijos em corredores altíssimos, que passam por um controle de produção desde a ração que a vaca come até o tempo de maturação do queijo. É muito válido!

Além disso, passamos rapidamente pelo Mercado de Módena, pra babar nas flores de abobrinha!!!

Modena: torno presto

Saí de Módena com uma vontade gigantesca de voltar. Assim como aconteceu em Roma e em Firenze. Mas Módena mexeu comigo de um jeito especial. Aquela cidade tão pequena, tão linda, com uma identidade gastronômica tão forte me fez querer voltar. As vezes me pego olhando as fotos de módena, aquelas construções alaranjadas. Parece que dá até pra lembrar do cheiro da cidade.

Partimos no dia seguinte, com a mala cheia de saudades e Aceto Balsâmico. Partimos para Milão minha penúltima (e próxima!) parada!