Michael Pollan na prática

31 de julho de 2014

Alimentação problema: qual a solução?

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Devagar, devagarinho!

31 de julho de 2014
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“Mastigar devagar!”. Essa é regra fixa para todos aqueles que querem perder peso ou controlar a gula/compulsão.
Se você der uma googlada verá vários dados:

Mastigue 40x cada garfada!

Sua refeição deve durar entre 15 e 20 minutos!

Cada vez que levar o garfo a boca, conte até 50!

Mas vamos combinar: ninguém deve colocar um cronômetro ao lado do prato! E nem ficar contando garfadas! Se a gente não consegue contar carneirinhos, imagina número de mordidas!

Mas continua sendo essencial mastigar devagar. E para fazer isso, alguns passos são essenciais:

– Preste atenção no que você está comendo!

olhos estômago cópia

Eu geralmente almoço sozinha, e estava com a péssima mania de levar o celular para ficar checando email, whatsapp, twitter, instagram e etc… Depois eu comecei a pensar ‘que falta de noção, logo eu que sempre falo para todo mundo prestar atenção na comida!’. Depois que comecei a deixar meu celular no consultório na hora de almoçar, tudo mudou. Percebi que nos dias sem celular (ou sem qualquer outra interferência) eu presto mais atenção no almoço, como mais devagar e tenho uma vontade menor de comer um docinho pós almoço. Tudo isso porque, mastigando devagar, damos tempo do sinal estomacal ‘estou ficando satisfeito’ chegar ao nosso cérebro! E aí, a vontade de extrapolar é bem menor. Ou seja: fotos de pratos maravilhosos devidamente tiradas e postadas, ok. Mas logo depois, guarde o celular!

– Dê um descanso para os talheres!

talheres cópia

Essa é dica de ouro e observo muuuuito isso quando faço refeições perto de outras pessoas (em restaurantes, ou com grupo de amigos, etc): geralmente as pessoas que comem mais rápido são aquelas que nem colocaram o garfo direito na boca já estão servindo outra garfada. Gente, é muuuito perceptível isso! Parem para observar se vocês também não fazem o mesmo! Então, assim que começarem a mastigar uma garfada, deixe os talheres quietinhos, até acabar.

– Considere evitar os líquidos

Eu já escrevi aqui sobre os líquidos durante a refeição. O que percebo é que algumas pessoas utilizam o líquido para engolir a comida.Parece meio nojento ler isso, eu sei! Mas acontece! E a possibilidade comer mais rápido com essa ‘técnica’ também é maior!

– Absorva os nutrientes!

estomago

Você não é o que você come, mas sim o que você absorve. Quanto mais rápido você mastiga/engole, mais difícil para as enzimas digestivas acompanharem essa velocidade. Logo, elas são produzidas em quantidade menor. Ou seja: você pode absorver menos nutrientes.

E a mais importante (no meu ponto de vista)…

– Entenda porque você está comendo tão rápido! 

Será que é porque a comida está ruim? Então analise modificar esse alimento. Será porque você está com pressa? Organize-se para fazer as refeições com tranquilidade. Será por ansiedade? Comer rápido não vai ajudar em nada (muito pelo contrário, vai ter trazer mais frustração e ansiedade ainda!). Está com pouco tempo no trabalho? Se organize, ou tenho uma péssima notícia: vai faltar saúde, e sem saúde não há corpo que aguente trabalhar!

A idéia é: mastigando mais vezes você come mais devagar, e fica saciado mais rápido. Logo, come menos!

Agora desfaça esse google e tire a idéia antiga de ‘contar’ sua mastigação. Mas preste atenção no seu comportamento durante as refeições e comece já a modificar o hábito de comer rápido: garanto que fará uma graaaande diferença!

Beijos,

Até a próxima!

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