O Pão de queijo da Marietinha

Quando eu era pequena lá em Belo Horizonte, eu tinha um amigo que morava no prédio ao lado. Crescemos juntos e somos grandes amigos até hoje. A mãe dele, Marietinha, dirigia uma Brasília amarela e nos levava pra aula. Depois da aula, brincávamos na pracinha em frente a escola e comíamos Pão de Queijo da Boca do Forno - que é uma delícia, mas não se comparava ao pão de queijo da Marietinha.

As vezes voltávamos a pé da escola, caminhando até chegar em casa. E então subíamos famintos para comer muitos pães de queijo. Essa cena marcou muitos momentos da minha infância. Posso lembrar até hoje aquele cheiro de polvilho assado.

Na adolescência, sentar na mármore que fazia parte do fogão da Marietinha e comer os pães de queijo dela era o ponto alto do dia. Lá a gente olhava através do basculante da cozinha e espiava as meninas do 401, respirava aliviado depois de correr de um pivete que quase roubou nossos bonés, fazia contagem regressiva para os nossos aniversários, e ria de diversos acontecimentos da nossa vida adolescente.

Há um tempo atrás, pedi a receita dos pães de queijo para a Marietinha, que gentilmente me cedeu.

Na ocasião, fiz a receita que me leva a lugares que talvez eu nunca mais vou estar, mas que estão guardados com imenso carinho.

Que bom ter a oportunidade de e teletransportar com a comida sem precisar contar quantas calorias essa viagem custa! Espero que se deliciem com a receita, e que ela crie novos momentos deliciosos, com um pão de queijo original, sem invencionismo fitness.

pdqmarietinha.jpg

Pão de queijo da Marietinha

Rendimento: um monte de pão de queijo

1 pacote (500g) de polvilho azedo (ela recomenda Amafil ou Marinez)

1 copo (requeijão) de leite integral

1 copo (requeijão) de água

1 copo (requeijão) de óleo

1 colher (sopa) de sal

500gr de queijo ralado (quanto mais curado melhor)

4 ovos (mais ou menos)

Misture o queijo com o polvilho. Ferva o óleo, a água, o leite e o sal. Escalde o polvilho e vá misturando com as mãos (no começo usei uma colher de pau porque estava muito quente!). Adicione os ovos 1 a 1 até dar o ponto de enrolar (pode ser que você precise de mais ovos). Enrole e asse em forno pré aquecido a 220graus. Se congelar, na hora de preparar, coloque direto do congelador no forno pré aquecido.

Observações: eu usei uma medida de 200mL, porque não tinha copo de requeijão, e deu certo. O queijo usei um bem curado, super salgadinho, e ficou uma delícia. Dessa vez fiz com o polvilho Amafil!

Até a próxima!

Beijos