Saúde Emocional

O Dia Mundial da Saúde Mental é hoje (10/10). Ele foi criado pela Organização Mundial de Saúde para mudar nossa forma de perceber e lidar com pessoas que tem doenças mentais.

Esse ano a OMS está dando ênfase para as doenças mentais nos locais de trabalho.

Eu sempre quero saber mais sobre a mente humana. E tenho extrema curiosidade de doenças mentais. Porém, no dia a dia, trabalho mais com pessoas que sofrem com a ausência de saúde EMOCIONAL.

E é por isso que durante um curso na The School Of Life decidi comprar o livro "Como Desenvolver Saúde Emocional". E qual a diferença? 

saudeemocional.jpg

"Saúde emocional não se define nem pelo humor nem pela sanidade. É algo diferente de saúde mental. Uma pessoa emocionalmente saudável pode ficar deprimida ou iludida, embora isso provavelmente seja raro. A saúde mental é amplamente definida de modo negativo, pela ausência de doenças mentais, como ansiedade, ou problemas mais extremos, como as variações de humor do transtorno bipolar".

Esse livro mostra como os primeiros momentos da nossa infância estão conectados a maneira que nos relacionamos com os outros, com o mundo e com nossas próprias emoções.

Ele deixa claro que não dá pra voltar no tempo e fazer uma infância diferente. Mas mostra que participar de um processo de auto avaliação (e procurar ajuda profissional para isso, caso necessário) é essencial para uma boa saúde emocional. 

Aliás, eu disse boa. Não disse perfeita.

Entender que perfeição não existe é primordial para uma boa saúde emocional. E perceber que milagres não existem, também.

"A saúde emocional também não deve ser confundida com idéias como 'satisfação de vida' ou 'bem-estar', nem com felicidade. Esta última normalmente é um estado fugaz, a sensação de prazer que se tem com sexo ou com um cigarro, ou a satisfação de ficar sabendo a nota alta em uma prova. Cuidado com os autores que oferecem o dom da felicidade. Não passa de uma poção mágica nada psicológica".

Devorei o livro em uma semana. Recomendo a todos os profissionais de saúde. Recomendo a todos que procuram entender mais sobre equilíbrio e paz emocional.

Vocês vão encontrar a solução no livro?

Não.

Mas provavelmente ele irá te ajudar a entender o problema!

Até a próxima,

Marina