Batalha de produtos: Danio, da Danone

Novo produto lácteo na área!

É o Danio, da Danone.

Alguém já provou? Li sobre o lançamento da nova linha da Danone, e já comecei a observar uma das estratégias de marketing que eles lançaram: entregaram um frigobar personalizado para vários artistas ou nomes conhecidos da 'blogosfera' cheeeeeios de Danio. Achei super legal, e fiquei curiosa pra provar. 

Depois de ver esse movimento, e ler sobre o produto nos sites, fui ontem comprar um potinho para experimentar. Achei o Danio no Pão de Açúcar, e foi em torno de R$3,00. Comprei o sabor 'natural' - porque eu gosto mais, e porque não achei os outros sabores :/

E aí resolvi fazer uma batalha de produtos. 

O Danio foi lançado pela Danone, com um investimento de aproximadamente R$120 milhões. Segundo o presidente da Danone no Brasil, eles tiveram que trazer equipamentos de fora e adaptar a planta da fábrica para produzir o novo iogurte, pois a tecnologia necessária não estava disponível no nosso país.

Impossível não comparar o Danio ao grego: a consistência é muito similar e o sabor também.

Segundo a Danone, a idéia é que o Danio seja uma opção de lanche (além das barrinhas e biscoitos cereais)

ao contrário do Grego, que no Brasil é visto como uma 'sobremesa'. Para isso, a frase vista na embalagem do novo iogurte é "Mata a sua Fome!" e não faz nenhuma alusão a Grécia. 

O presidente da Danone ainda ataca: "O grego não passa de uma invenção marketeira". Segundo ele o processo de fabricação é inovador, mas com os segredos industriais, fica difícil saber se realmente existe ou não algo tão especial no preparo.

E o que o Danio tem de bom?

O sabor é inegavelmente maravilhoso. Eu amei, e achei que deixou os 'concorrentes' gregos para trás. Apesar de ser adepta ao bom iogurte natural no dia a dia, reservei um pedaço na minha geladeira para o Danio. 

A composição... veremos agora!

Na imagem sobre a fabricação do Danio (no site http://www.danio.com.br/) está escrito que ele tem 3x mais leite* e 2x mais proteína**. Nesse primeiro asterisco, é feita uma observação 'Quando comparado ao processo de fabricação do iogurte de marca Danone e no segundo asterisco 'quando comparados aos iogurtes similares da marca Danone'.

Ou seja, ele não tem 3x mais leite e 2x mais proteína que qualquer iogurte. Essas quantidades são aumentadas quando comparadas aos iogurtes da própria marca!

Por isso, a primeira comparação é com o Grego da própria Danone.

Danio X Grego

Os valores de calorias, carboidratos e Cálcio são bem similares ou quase equivalentes. A quantidade de gordura do Danio é levemente menor. E a quantidade de proteína realmente é o dobro no Danio... Mas devemos lembrar que existe uma diferença de 25 g a mais de produto no novo iogurte. Se eles fossem equivalentes (se o Danio tivesse 100g como o Grego) esses valores ainda assim seriam superiores - o Danio teria 8g de proteínas, enquanto o Grego tem 4,6g. Então,

ponto pra Danone que lançou um produto com mais proteína

(e foi real ao afirmar que o Danio tem 2x mais proteína em comparação com o iogurte similar da própria marca!).

Agora a comparação do Danio com o Grego Light (que seria o seu similar em outras marcas, já que o Danio é feito de leite desnatado, assim como o Grego Light - no caso comparei com o Grego Light da Nestlé.)

Danio X Grego Light

Nesse caso, os valories são similares em quase todos os sentidos: calorias, carboidratos, gorduras totais e saturadas e Cálcio.

O Danio continua tendo um pouco mais de proteína (mas não o dobro). E percebam que o Danio também tem uma quantidade de gorduras monoinsaturadas e colesterol, não presentes nos outros produtos.

Danio X Iogurte Desnatado

O iogurte desnatado tem menos gordura - ou melhor, 0 de gordura (o que é ótimo!), enquanto o Danio tem uma quantidade presente (pouca, mas tem!).

O iogurte desnatado também tem um valor proteico alto, e mais Cálcio. Além disso,

o iogurte desnatado é vendido em maior quantidade

(170g contra 125g do Danio),e tem um preço bem mais amigo (podemos achar pela metade do preço do Danio)! Ou seja, você come mais com menor 'prejuízo' nutriciona l- não no caso das calorias, porque #naocontocalorias - mas por ter um valor proteico 'alto' e uma quantidade de gorduras zero!

Mas o sabor ... 

Eu AMEI! Fico com peninha pela turma do lactofree. Não aqueles que de fato tem a intolerância a lactose, mas aqueles que não tem e abrem mão de maravilhas como essa!

Ainda sou do time dos iogurtes naturais, que tem menos ingredientes, conservantes e corantes. Apesar de não ter um sabor tão gostoso quanto o Danio ou o Grego, nada que uma fruta ou cereal no meio não resolvam!

Quanto a Danone classificar o Danio como uma opção de lanche além das barrinhas e biscoitos cereais

... eu acho muito complicado avaliar desse jeito. Claro que é uma opção de lanche, como qualquer outro iogurte. Mas pensando como um todo, apesar do valor calórico ser igual ou similar as opções mais frequentes de lanches, o iogurte não tem fibras e pode ter um valor maior de gorduras. Tudo depende do seu dia a dia alimentar. Por isso eu sempre digo 3 coisas importantíssimas:

1)

Visitem um nutricionista!

Essa questão de poder ou não poder comer é muito relativa, e varia totalmente de uma pessoa para outra.

2)

Leiam os ingredientes e tabela nutricional com cuidado, sem se apegar tanto ao valor calórico

3)

Leiam as entrelinhas!

Qualquer asterisco ou sinal que corresponda a alguma observação é muito importante, como no caso do Danio, que diz ter até 2x proteína, mas quando comparados a produtos da mesma marca!

Mas vale muito a pena experimentar! Se eu fosse dar uma nota, de 0 a 10, daria 10 pro sabor!

Beijos,

Até a próxima!

Marina