Receita: Canjica

Quando eu era criança gostava bastante de canjica. Não me lembro se era Maria José, Marrie, Marieta ou minha madrinha que fazia uma muito gostosa. Só sei que minha mãe não se arriscava em casa porque 'canjica boa é da fulana de tal'. E lá íamos comer a canjica dela. 

Lembro que essa canjica tinha bastante amendoim e era bem grossinha, doce, deliciosa. No começo eu só comia o caldo, depois comecei a aceitar o milho e aí eu e a canjica iniciamos um relacionamento sincero e verdadeiro.

Muito tempo se passou e eu me mudei pra São Paulo: tive que aprender a fazer minha própria canjica. Já fiz a versão com leite condensado, com aveia, com canjica pronta... e agora que descolei (e perdi o medo) da panela de pressão, preparei uma canjica do meu jeito, intuitivamente e que deu super certo

CANJICA

canjica.JPG

200g de canjica (dá mais ou menos um bowl ou 2 xícaras. Eu deixei de molho por 12 horas)

1,5 copos de leite + 3 copos de água

2/3 a 1 xícara de açúcar (fiz um mix de açúcar refinado e demerara)

Cravo e canela a gosto

1/2 xícara de amendoim sem casca torrado e moído

1 xícara de coco ralado fresco

Coloque na panela de pressão a água, o leite 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos. Você pode fazer também com leite de coco, só leite ou só água. O importante é que o líquido cubra a canjica (e sobre 2 dedos acima). Tampe, ligue no fogo alto e assim que pegar pressão, abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 30 minutos. 

Desligue o fogo e espere a pressão sair da panela naturalmente. Atenção: NUNCA coloque a panela de pressão embaixo da água corrente para reduzir a pressão! Você pode se ferir gravemente! 

Assim que a pressão sair, abra a tampa e adicione o resto do açúcar. Misture bem e adicione o coco ralado. Ligue o fogo baixo (com a panela destampada) e prove o sabor. Pegue 1/4 do total da canjica, transfira para o liquidificador (ou use o mixer) e bata para formar uma consistência mais grossa. Volte com esse creme para a panela e misture novamente - ele vai ajudar a dar uma consistência mais grossa. 

Na hora de servir, coloque amendoim por cima e sirva quentinho!

breastfeeding.jpg

Sobre a canjica

A canjica é um milho branco, e o milho é o ingrediente principal das festas juninas. No nordeste a Canjica é chamada de Munguzá. Não se sabe de onde vem o nome canjica: há dúvidas se sua origem é africana ou portuguesa. Sabiam que Tiradentes abriga uma capela chamada Santo Antônio da Canjica?

É comum oferecer canjica para a mãe que está amamentando, pois acredita-se que esse alimento aumenta a produção de leite materno. Segundo Thais Lara, isso é um mito. Não existe uma justificativa fisiológica para esse consumo. Porém, por ser uma comfort food para várias mulheres, ela pode ajudar sim, mas em outro sentido: "quando nos alimentamos de uma comfort food ou de algo que nos dá prazer, nosso corpo pode produzir mais ocitocina que ajuda na produção de leite". Logo, se você vai preparar canjica para aquela amiga que está amamentando, vá em frente! 

Ah, e ela é um belo café da manhã e um bom 'pós treino'! Nessa época de frio, vale tentar!

Espero que tenham gostado! E se tiver uma boa receita de canjica, compartilha comigo também! Vou adorar!

Ps: a canjica gostosa era da Maria José, minha prima que não só fazia canjica como qualquer coisa que ela preparava ficava gostosa! Saudades dela <3