Feijão Azuki!

Eu adoro feijão! Sei que muita gente não gosta, mas acho uma delícia. Outro dia, em um dos meus passeios pelo bairro da Liberdade, resolvi comprar o feijão Azuki. Você encontra em supermercados 'normais', mas nunca tinha percebido. Enfim, comprei e preparei!

Ficou uma delícia. Fiz em forma de caldinho pra tomar numa dessas noites frias de São Paulo.

O feijão azuki tem as mesmas vantagens dos outros feijões - tendo um pouco mais de ferro. Na culinária japonesa ele é muito utilizado. Mas achei - opinião pessoal - o azuki com uma digestibilidade bem melhor do que os outros feijões.

Então, se você ama feijão mas evita por achar difícil digerir, experimente o Azuki.

E se você tem medo de utilizar a panela de pressão, boa notícia: eu não usei e deu super certo! A minha receita foi feita na panela "normal".

Vi várias receitas de caldo de azuki com abóbora e fiquei morrendo de vontate... Só não coloquei foto porque a fome era tanta que eu esqueci, hehehe.

Mas garanto que ficou super gostoso!

Segue a receita!

Ingredientes

1 xícara de feijão azuki

2 xícaras de água

1 pitada de sal

1 colher (chá) de pimenta tabasco (quem não gostar, não precisa)

Abóbora picada em pequenos pedaços - a quantidade é opcional, eu usei 1/2 xícara.

2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha

1 colher (sopa) de alho bem picadinho

Azeite

Preparo

Em uma panela pequena, em fogo baixo, coloque o feijão azuki e a água. Deixe cozinhar até que o feijão fique bem macio - se necessário, coloque mais água (quente) para completar. Quando a água do feijão estiver mudando de cor (ou seja, ficando mais escurinha), coloque a abóbora picadinha.

Em outra panela, em fogo médio, aqueça o azeite (2 colheres de sopa são suficientes). Coloque a cebola e deixe dourar, por aproximadamente 2 minutos. Depois, adicione o alho e refogue por 1 minuto. Coloque o feijão cozido e misture bem, até que os sabores se encontrem. Ao final, prove e adicione o sal e a pimenta tabasco.

Dicas...

Se você quiser cozinhar uma quantidade maior para congelar e ir comendo durante a semana, não tempere o feijão. Congele sem temperar, e deixe para refogar o alho e a cebola na hora de cozinhar - fica mais gostoso, eu garanto.

Se quiser fazer o caldinho, basta colocar mais água (morna, sempre) no momento que o feijão estiver cozinhando. E aí, quando estiver cozido, basta bater no liquidificador ou no mixer manual, até que forme o caldinho. Decore com salsinha e sirva com croutons :)