Meta Super Bacana

Eu li que em algum lugar que três em cada quatro pessoas acreditam que 2018 será um ano melhor que 2017. Essa pesquisa foi feita pela pelo Instituto Ipsos e mostrou que as pessoas estão mais confiantes.

caetanoveloso.jpg

Independente se você está ou não nessa estatística, provavelmente se prometeu algo para 2018: praticar atividades físicas, emagrecer, cozinhar mais, mexer menos no celular... e por aí vai. Eu acho super interessante como uma contagem no calendário pode mexer tanto com nossas expectativas. O tempo realmente é um dos deuses mais lindos, já dizia Caetano Veloso.

Na primeira semana de atendimentos de janeiro e nas últimas de dezembro, discuti muito essas metas com meus pacientes. Será que estamos nos programando para nova metas corretamente? Comecei a pensar nisso depois que percebi que entra ano e sai ano eu ainda não consegui usar uma agenda durante o ano corrente inteiro, não aprendi a fazer pão e continuo desorganizada para vários aspectos da minha vida. 

A minha pergunta dessa vez foi: como vou realizar minhas metas em 2018? E para os pacientes, além dessa, minha pergunta é: porque essa meta?

Claro que cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é (Caetano de novo!), e o desejo de traçar alguma meta é algo muito individual. Porém, será que a gente realmente precisa se prometer fazer tanto? Será que não é hora de romantizar menos nossas capacidades, pensar mais no caminho e entender que o objetivo é só o ponto final?

As atividades físicas

Um dos maiores erros de quem promete fazer atividades físicas, é traçar metas muito difíceis de alcançar. Prometemos que vamos a academia 5x/semana, e quando logo na segunda cabulamos o treino, já deixamos pra lá. Afinal, já perdi hoje, serão só mais 4 dias... 

exerciciometa.jpg

Outro grande erro é acreditar que somente uma atividade física emagrece ou faz ganhar massa magra. Como se fosse uma matemática: corrida emagrece - musculação faz ganhar massa magra - yoga relaxa - dança trabalha coordenação. Sendo que isso não existe! A musculação, por exemplo, é uma excelente atividade para você perder gordura corporal, enquanto a corrida pode te fazer sim ganhar massa magra. Dança trabalha coordenação, mas também trabalha seu condicionamento físico e a Yoga não só te alonga, como te deixa bem forte e conhecendo músculos que até ontem você não sabia que existia.

O exercício que funciona, de maneira geral, é aquele que você gosta. É aquele que você pode até ir com preguiça, procurando todas as desculpas do mundo para não fazer, mas que sai de lá realizado, feliz ou pleno (como vocês gostam de dizer). 

Como devo fazer?

Comece a traçar sua meta de atividade física a partir da sua disponibilidade. Tem quantos dias na semana que, com certeza, você está disponível? 2, 4, 6, 7? Agora responda quantos dias você realmente consegue se comprometer? Nada de ficar tentando se provar que consegue ir um monte ou achar que você é preguiçoso se escolheu só 2 dias: o importante é começar. 

Depois, veja suas limitações logísticas e financeiras. Cabe no orçamento (lembrando que atividade física deve ser vista como um investimento, e não como um gasto)? O local onde você vai fazer é de fácil acesso? 

Por último: aprenda. Converse com pessoas que fazem ou que já fizeram. Peça pontos negativos e positivos. Vantagens e desvantagens. Facilidade ou dificuldade. Desconfie de quem quer te evangelizar e te provar por A+B que aquela é a única solução. Não é. Existem 1000 soluções. E você pode não querer fazer, ok? 

Conheça as escolas, faça aulas experimentais. Perceba como você se sente depois... como altera seu sono, sua fome, seu humor, sua disposição, sua concentração. Teste de dia, teste de noite. 

Encontre a melhor forma para você.

O treino da blogueira (existe esse termo ainda?) pode ser super legal, pra ela. Talvez para você não seja. Seus tempos são diferentes, seus corpos são diferentes e suas vidas, provavelmente são diametralmente opostas. E tem dia que vai dar preguiça e você não vai. Tem dia que você vai mesmo com preguiça, e vai se sentir a melhor pessoa desse mundo. 

E de novo Caetano, vai se sentir super bacana, sonhar até explodir colorido, no sol, nos cinco sentidos.