PÕE NO COPO: Macarrão ninho (e uma dose extra de espaguete)

Macarrão é uma delícia. Eu comecei a série com o penne, passei pelo ave maria e não ia deixar outras versões de lado: as minhas preferidas. Macarrão ninho e espaguete não saem nunca do meu armário. Como uma amante de macarrão alho e óleo ou apenas com um bom molho de tomate temperado, eles são indispensáveis.

ninhopronto.jpg

O ninho é fácil medir: mais ou menos 2 ninhos para cada pessoa.

Para cozinhar o macarrão, é importante que a água esteja fervendo e que você não coloque óleo na água!!! O óleo forma uma espécie de ´capa´ no macarrão, atrapalhando depois que o molho se misture nele.

Na hora de tirar da água, se você não for servir logo em seguida, vale escorrer o macarrão e lavar com água corrente: assim o macarrão não continua cozinhando. Jogue um pouco de azeite para que os fios não grudem e pronto.

E não me pergunte quanto tempo dura um macarrão cozido na geladeira – é algo tão rápido de fazer que não vale a pena cometer esse sacrilégio de deixar um macarrão cozido – e ressecado – no refrigerador.

Para os ninhos, gosto muito dessa receita do Panelaterapia.

E O ESPAGUETE?

espaguete.jpg

O meu queridinho, sempre minha escolha para um macarrão alho e óleo. Aqui em casa não falta nunca. Tá acabando, eu corro pra comprar mais. E pra medir o espaguete? O primeiro truque é usar aquela parte furada de algumas colheres de servir (ou conchas). Reza a lenda que ali cabem aproximadamente 80 a 100g de espaguete, quantidade sugerida para 1 porção por pessoa. Eu fiz o teste em uma das colheres aqui em casa e deu certo - não enchi o buraquinho da concha, mas deu quase lá.

E também já vi também um jeito de medir com os polegares e indicadores. No teste pra 1 pessoa, também deu certo. Faça um ‘jóia’ com a mão. Depois, dobre o indicador sobre o polegar. Fechando a ponta do indicador no primeiro osso do polegar, é o suficiente para 1 pessoa. Sobre o final da segunda falange, 2 pessoas. E fazendo um sinal de jóia, 3 pessoas. Fácil né?

1 PESSOA.jpg

Lembrando que essas quantidades são as indicadas nas tabelas nutricionais, mas é importante sempre respeitar sua fome - e olhar o contexto geral da receita: se tem acompanhamento, se é uma refeição principal, e por aí vai!

Espero ter ajudado e… até a próxima!

Marina