Refrigerante ou Suco?

Semana passada não consegui postar nada, foi uma semana super corrida! Sorry! Essa semana vou caprichar pra compensar o sumiço!

Muuuuuuitas pessoas procuram melhorar a alimentação fazendo algumas mudanças que observam na internet, nas revistas ou na televisão. Muitas vezes essas mudanças são super legais e realmente valem a pena. Mas em outros casos as pessoas "erram felizes", ou seja: fazem modificações ou adotam atitudes que nem sempre são vantajosas.

Caso clássico: trocar o refrigerante pelo suco de latinha. Será que vale a pena?

Selecionei a Coca Cola e o 'Suco' de Pêssego para comparar:

Coca Cola

1 copo de Coca Cola (200 mL) tem:

 85 kcal- Sendo 21g de carboidrato (ou seja, 21 g de açúcar) - 10 mg de Sódio.

"Suco" de pêssego

1 copo de 'Suco' de pêssego (200 mL) tem:

111 kcal - Sendo 27 g de carboidrato (acredito que grande parte seja de açúcar) - 7,2 mg de sódio

O 'suco' está entre aspas porque na verdade essa bebida é um néctar. Para ser suco a bebida deve ter no mínimo 50% de polpa e não devem ser adicionados aromatizantes ou conservantes. O Néctar tem de 30 a 50% de polpa e pode ter conservantes e aromatizantes - é o que acontece no caso acima.

E qual o impacto dessas bebidas na minha saúde?

As duas bebidas são açucaradas. Veja os comparativos com valores aproximados: a quantidade de açúcar contida em cada bebida comparadas a sachês, colher de café e cubos de açúcar.

*valores aproximados

*valores aproximados

Na verdade o suco industrializado tem MAIS açúcar que o refri! Então

NÃO HÁ VANTAGEM EM TROCAR O REFRI PELO SUCO!

Uma ótima dica para as mamães de plantão, que vivem achando que o suco de caixinha ou latinha é melhor que o refrigerante.

Claro que uma vez ou outra tomar uma Coca-Cola ou um 'suco' de latinha não fará mal, principalmente se você não consome altos níveis de açúcar na sua dieta. Como é uma grande quantidade de açúcar sendo consumida de uma vez só, sugiro que você tome com algum alimento fonte de fibra, proteína ou gordura: esses três 'atrasam' a digestão, então o açúcar não será lançado na sua corrente sanguínea com tanta velocidade.

Quando ingerimos uma grande quantidade de açúcar, o corpo 'interpreta' como um excesso de energia circulante - e então 'estoca' essa energia. A forma que o corpo tem de guardar energia é em forma de gordura: por isso o excesso de açúcar tem como consequência o ganho de peso.

Além disso, você está ingerindo bebidas que não acrescentam NADA para sua saúde! Não seria muito melhor tomar um suco de frutas natural ou água?

E as versões light?

A Coca-Cola light está voltando ao mercado brasileiro (vocês sabiam?). Enquanto ela não reaparece para que a gente faça uma avaliação, usei a Coca Zero para fazer o comparativo!

1 copo de Coca Cola Zero (200 mL) tem:

0 kcal - 0 g de carboidrato - 28 mg de Sódio

1 copo de 'Suco' de pêssego light (200 mL) tem:

40 kcal - Sendo 9,2g de carboidrato (sendo 9,2g em açúcar) - 7,9 mg de sódio

A versão light do suco de pêssego tem menos açúcar, enquanto a versão Zero da Coca-Cola não tem nenhum - e é Zero Calorias. Então em termos de açúcar, são bebidas que tem seu lugar no caso das pessoas que não podem ou não querem ingerir açúcar.

E light, pode?

Eu sou da teoria que quanto mais natural, melhor. Já comemos tantas coisas industrializadas, porque não trocar o suco industrializado pelo suco de frutas, ou pela água? E pra que tomar refrigerante se ele não te oferece nutriente nenhum (apenas um monte de adoçante, conservante e acidulante)?

Muitas nutricionistas indicam trocar a Coca-Cola 'normal' pela Zero. Eu acho muito difícil generalizar: cada caso é um caso. Eu converso muito com os meus pacientes, para tentar entender a verdadeira necessidade em consumir esse produto. Se for pra matar sede, vou logo avisando: o que mata a sede é água! Muitos desses comportamentos (tomar refrigerante, comer determinado alimento - principalmente doces) são vinculados a um hábito, e procuro identificar sempre qual o hábito e o que podemos fazer para modificá-lo.

Se você está fazendo uma dieta, com um foco específico e um prazo determinado, talvez o refrigerante 0 seja o mais recomendado. Mas se você está em busca de uma vida mais saudável, ou está se reeducando, eu indico tirar o refrigerante e o suco industrializado da sua vida. Deixe apenas para momentos bem específicos: não precisa perder o prazer de tomar uma Coca-Cola, Guaraná ou até um suco de de caixinha. É importante saber a necessidade, quantidade e qualidade de tudo que consumimos.

Uma dica que eu sempre passo - e faço! - é tomar água com gás (ou sem) e algumas rodelas de limão, laranja ou qualquer outra fruta que você goste.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima,

Marina