shot dos milagres

“Água, limão, glutamina e gratidão” é uma frase falada por um médico ‘bombado’ (literalmente) nas redes.

Se não é ele falando sobre essa combinação que garante muita luz e energia para o seu dia, é a blogueira fitness ou a nutricionista mais próxima: os ‘shots’ viraram febre na internet.

Eles prometem energia, imunidade, vitalidade e claro, aquele detox que todo mundo pensa que precisa. São recomendados pela manhã ou antes das refeições.

Limão e cúrcuma são ingredientes obrigatórios: o limão promete mudar seu pH, além de ser fonte de vitamina C. A cúrcuma vende a promessa de inibir o crescimento de quase todos os tipos de células cancerígenas. Tentador, não? Mas será que resolve?

Imagem retirada do goole imagens

Imagem retirada do goole imagens

Comida Remédio

Medicalizar a alimentação é uma tendência atual e forte. Tratar o pensamento hipocrático ao pé da letra é uma forma de garantir a cura, ou a vida eterna. Ninguém quer adoecer e envelhecer, e por isso faz tanto sentido se alimentar para prevenir.

Mas nem sempre essa maneira de pensar é positiva: A ortorexia, obsessão por comer saudável, é um problema já reconhecido por médicos e profissionais, apesar de não ser descrito (ainda) pelo DSM* como um transtorno alimentar. A idéia de ‘comer limpo’ ou comer perfeitamente afim de manter o corpo são, quando praticada de maneirar excessiva, deixa de ser saúde para virar doença. E o consumo dos shots são uma amostra de como tratar o alimento como o elixir da saúde, podendo ser sinal de um problema.

Além disso, eles também podem ter preço de remédio. Uma famosa marca de sucos detox vende um kit com 7 unidades de 70mL de shots por R$ 62,00. São 490 mL - ou seja, conteúdo que cabe em dois copos, por esse preço. Faz sentido?

A crença de que uma bebida mágica vai detoxificar seu corpo já foi descrita por muitas pessoas, e alguns textos estão aqui no blog. O shot é uma nova forma de vender uma velha idéia: de que precisamos de ingredientes específicos para expelir toxinas do nosso corpo. Mas se temos rins e fígados, não precisamos de uma bebida específica.

MAS É NATURAL

Sim. Limão faz bem pra gente. Rico em vitamina C, é um ótimo alimento. Assim como a cúrcuma: ela contém um pigmento chamado curcumina, que tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Mas isso não quer dizer que uma pequena dose diária vai garantir absorção e milagres: para atingir nívies ‘apropriados', você teria que consumir uma enorme quantidade.

Mas se você está consumindo porque é natural, porque não fazê-lo também de forma natural: Usar a cúrcuma numa receita que você gosta, o limão para temperar a salada ou o gengibre para um toque especial no suco.

E claro, é sempre bom lembrar que não adianta tomar shots diários mas não ter uma boa alimentação bacana durante o dia. Leia-se boa alimentação: equilíbrio. Ausência de excessos e restrições, comer sem culpa, respeitar sinais de fome e sacidade.

RECEITA DE SUCESSO

Como sempre, a receita para o sucesso é desconfiar do que está sendo feito/comercializado pela maioria. Tem promessa de detox? Fuja para as montanhas. A foto de divulgação vem acompanhada por um corpo sarado/padrão? Ligue o sinal de alerta. Promessas de saúde? Também.

E se você começou a consumir algo do tipo e sentiu alguma melhora física, que bom. Mas observe se não é consequência de melhora em outros pontos: sua alimentação, no geral, melhorou? E o sono? Está bebendo mais água, começou uma atividade física. Esses produtos de promessa saudável geralmente começam a ser consumidos quando contemplamos alguma mudança maior, e nos organizamos para modificar diversas partes da nossa vida para atingir o objetivo. Mas como eles tem essa pecha de ‘remédio', levam a fama de salvadores. Mas são apenas promessas. Caras promessas.

Até a próxima,

Marina

*DSM: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - é um manual para profissionais da área da saúde mental que lista diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria