Põe No Copo!
Dentre as dificuldades de quem quer se aventurar na cozinha está a quantidade de cada ingrediente na hora de preparar.
Deixar comida sobrando na panela é a receita pronta pra comer além da fome. Não queremos jogar fora e então comemos. E uma das maneiras de evitar esse mecanismo é cozinhando a quantidade exata.
E COMO SABER A QUANTIDADE?
Balança na cozinha pode ser uma grande amiga, mas uma perversa inimiga. Para quem não tem dificuldade em respeitar a fome/vontade de comer além dos números, ela pode ajudar a nos orientar nas quantidades. Porém, para quem ainda conta calorias ou vive em função de números, a balança pode ser cruel. Já imaginou se um dia você está com mais fome e se obriga a comer somente aquela quantidade média? Vai continuar com fome, mas preso na idéia de ter que comer somente o recomendado: ou seja, você vai ignorar seus sinais físicos em prol do número no visor.
Apesar da balança ter esse ponto ambíguo (pode fortalecer ou destruir), quantidades são bem vindas para nos dar uma idéia na hora de cozinhar, e assim preparar mais ou menos de acordo com a nossa fome.
Afim de ajudar quem quer aprender sem ficar escravo de mais uma balança, preparei uma série de posts com alimentos comuns no nosso dia a dia e medidas recomendadas em copo americano: penne, arroz, macarrão ave maria, cuscuz marroquino, grão de bico, quinoa, risotto, lentilha, feijão e outros estarão por aqui semanalmente, com dicas e receitas.
Mas antes disso, pra você já ir treinando, sugiro algumas observações para a hora de cozinhar:
Panelas grandes cozinham mais comida. Se você vive exagerando na quantidade, considere utilizar panelas menores;
Pense na receita como um todo, e não só no ingrediente. As medidas dos ingredientes que estarão aqui são orientações para um prato principal, mas podem ser usados para entradas, por exemplo;
Na hora de servir, deixe a panela na mesa! Se servir diretamente na panela pode reduzir até 19% do seu consumo alimentar;
Respeite sua fome SEMPRE. Quantidades dão uma direcionada, mas isso não quer dizer que são referências engessadas!
Na quarta feira sobe a primeira medida: penne. E com receita fácil!
Espero que gostem!
Até a próxima,
Marina