Põe no Copo: Macarrão (Penne)
Na primeira série de posts do #PõeNoCopo eu decidi começar pelo Macarrão, pelo simples fato de ser um alimento prático, fácil e que agrada todo mundo, mas que também carrega a culpa e quem acha que é um vilão.
2 copos de penne para 1 pessoa
Antes de começar a falar da quantidade do macarrão e dar uma receita que agrada muita gente - e serve de solução pra quem quer levar comida para o trabalho - acho legal dar algumas dicas pra hora de cozinhar o macarrão.
A primeira delas é não colocar óleo na água de cocção. Sei que tem muita gente que coloca, mas não precisa - e nem deve! - viu? Se você coloca o óleo na água, depois fica mais difícil de misturar o molho no macarrão, deixando o preparo menos gostoso.
A segunda é esperar a água ferver para colocar o macarrão - e adicionar sal na água. Então você tira o óleo e põe o sal.
A terceira é sempre verificar o tempo de cocção na embalagem e tentar seguir essa recomendação. Porém, é legal ir experimentando, pois o ideal é retirar o macarrão quando ele está al dente, ou seja: cozido mas resistente a mordida.
A quarta dica - e talvez uma das mais importantes! - é para aqueles preparos que o macarrão fica reservado enquanto você prepara o molho. Geralmente nós escorremos o macarrão, colocamos um pouco de azeite ou óleo para não grudar e só depois de alguns minutos misturamos o molho. Mas se você for demorar um pouco até o momento de servir o macarrão ou misturá-lo com o molho, é interessante escorrer a água de cocção, ‘lavá-lo’ com água corrente e só depois soltar com o azeite/óleo. Essa técnica de passar o macarrão em água corrente serve para parar a cocção, fazendo com que ele não continue cozinhando no próprio calor e perca o ponto al dente.
Agora que você já aprendeu os truques para um bom macarrão, é só aprender a quantidade do macarrão tipo Penne e mandar ver na receita!
Para duas pessoas a porção da embalagem sugere 80g. E esses 80g equivalem a dois copos de penne (ainda seco). Depois de pronto, viram 3 copos!
O RÓTULO NUTRICIONAL SEMPRE TRAZ AS INFORMAÇÕES DO ALIMENTO COMO ESTÁ NA EMBALAGEM. OU Seja: esse peso é o peso do alimento ‘seco’, e não pronto!
Existem tamanhos diferentes de penne no mercado, mas fiz com o tamanho ‘padrão’
E o que dá pra fazer com penne? Massa quente e massa fria. Uma boa idéia, que dou aqui, é preparar uma salada de penne. Uma solução bem fácil e prática pra quem quer levar comida para o trabalho na hora do almoço ou pra sair um pouco do lugar comum ‘macarrão com molho de tomate’. E também é um bom jeito de começar a cozinhar, já que o penne é versátil e pode ser feito com diversos ingredientes. Mãos a massa?
SALADA DE PENNE COM QUEIJO E PÊRA
(serve duas pessoas como refeição, 4 como entrada!)
Salada
4 copos de penne
Salada de folhas (da sua preferência). Eu usei alface romana e lisa + agrião e rúcula. Comprei aqueles pacotes de saladas já lavadas, usei mais ou menos 1 pacote e 1/2.
3 pêras portuguesas
1 limão
Nozes
Queijo Gorgonzola
1 colher (sobremesa) rasa de manteiga com sal
1 pitada de sal
Azeite
Aceto balsâmico
Corte as folhas em pedaços pequenos, com a mão ou com uma tesoura. Coloque na saladeira ou onde for servir.
Numa panela cheia de água, adicione sal e espere ferver. Assim que ferver, coloque o penne para cozinhar. Enquanto isso, pré prepare os outros ingredientes.
Em uma vasilha funda e média, esprema o limão e misture com um pouco de água. Lave e corte as pêras em pedaços pequenos, colocando nessa água com limão (assim elas não escurecem).
ingredientes prontos!
Numa frigideira pequena, derreta a manteiga no fogo baixo, adicione um pouquinho de sal e coloque as nozes. Misture e deixe as nozes torrarem.
Corte o queijo gorgonzola em cubinhos.
Assim que o penne estiver al dente, escorra a água e ‘lave’ o macarrão em água corrente. Depois, adicione azeite e misture para não grudar.
Coloque o pene nas folhas, escorra a água da pêra e misture a salada junto com os outros ingredientes. Prove e tempere com aceto balsâmico, sal, pimenta do reino e azeite.
DICAS
Você pode usar outros tipos de frutas e queijos. Figo, melão, damasco e pêra são ótimas frutas e combinam bem com queijos!
Queijo branco, parmesão, de cabra, gorgonzola e brie também podem ser usados!
Tente cortar os ingredientes do tamanho similar ao do penne, sem deixá-los maiores que o penne.
Espero que tenha ajudado com as quantidades e com a receita! Até a próxima!
Marina