Coma comida, não em excesso

Michael Pollan foi o escritor dessa frase. Não interessa se são bananas os balas, o segredo está na moderação. Não é porque algo é saudável - ou tem cara de saudável - que você deve comer em excesso. Aliás, esse conceito de saudabilidade é algo que me irrita. Pêras são alimentos naturais, cheios de vitaminas, fibras e minerais. Mas isso não significa que eu deva comer 5 pêras por dia. Refrigerantes são bebidas adoçadas artificialmente que não me prejudicarão se decidir tomar 1 copo enquanto como minha pizza aos domingos. 

E é no tribunal da internet que a gente se perde mais ainda nesse conceito. As hashtags #eatclean #nutricao #healthy coroam todas as fotos com pratos cheios de legumes e verduras, enquanto macarronadas são acompanhados de legendas que remetem a culpa, erro e vulgaridade: #foodporn, #guiltypleasure, etc. 

O medo de comer alimentos industrializados assusta os espectadores do instagram. Parece que comer uma macarronada ou um pão integral que não tenha X gramas de fibras ou X número de ingredientes virou um péssimo erro.

Mas a gente não pode fingir que não existem os produtos industrializados e que sim, muitos deles ajudam muito no dia a dia.

Por isso hoje selecionei alguns produtos que vi e achei super interessantes. Nesses que estou mostrando hoje, o que mais gostei foi a possibilidade do consumo sem excesso. Eles tem pequenas porções, e além desse fator ajudar a gente a consumir menos, também ajuda a desperdiçar menos!

barilla.jpg

 

Essa massa Barilla para 2 foi paixão a primeira vista. Comprei no Eataly (em São Paulo). Uma das dúvidas frequentes é a quantidade de massa por pessoa. Essa já vem a quantidade média para 2, o que facilita muito na hora de calcular. Tirando que a caixa é pequenininha, um charme. 200g de macarrão pra facilitar seu consumo!

 

 

piracanjubazerolactose.jpg

Esse leite piracanjuba tem 500mL (ao contrário das caixas grandes, que geralmente tem 1 litro). Eu gosto de comprar o leite de geladeira (ou leite fresco), mas as vezes não consigo consumir tudo e rola um desperdício. Essa caixinha de 500 mL facilita muito a vida! As vezes dá aquela vontade de tomar leite num dia específico ou fazer alguma receita, e você não precisa abrir 1 litro de leite sendo que não vai usar tudo. Ah, para os intolerantes também é bacana, pois é sem lactose!

naturalone.jpg

O suco da Natural One também tem sua versão pequena (300mL). Eu sou super a favor de fazer o suco ali na hora, natural, mas eu sei que nem sempre dá. Principalmente se for num ambiente de trabalho, e etc. Uma dúvida que sempre rola é a seguinte: como um produto natural consegue se manter conservado? Perguntei para a Natural One e eles me responderam que tem um processo chamado purefield, onde há rompimento dos micro-organismos sem mudar a temperatura do produto, o que preserva o frescor e os nutrientes. Sigo curiosa para saber como esses processo funciona, mas achei um produto interessante. Vários produtos da linha realmente não tem conservantes, corantes ou outros ingredientes!

Como foi bem escrito no site da Rita Lobo, 'os melhores alimentos são aqueles que não tem rótulo, que não precisam de embalagem, que dispensam lista de ingredientes'. Mas alguns produtos passam por processos que aumentam sua durabilidade e facilitam seu acesso. Os citados acima podem ser considerados esses produtos,

Além disso, é importante ficar de olho na quantidade do consumo. O que diferencia o veneno do remédio, é a dose.

E por final, não sinta-se mal se eventualmente você não consegue espremer uma ou duas laranjas para fazer um suco: existem soluções, é só ler bem os rótulos. O macarrão faz parte da nossa alimentação, mas esse feito de sêmola e água (e as vezes ovos), não aquele instantâneo. E na hora de comprar o leite, veja se é leite e não composto lácteo, ok? O composto lácteo tem no mínimo 51% de leite, mas o restante pode ser composto por outras substâncias alimentícias.

Até a próxima,

Marina