Conservação: ervas

Provavelmente você já ouviu alguma recomendação do tipo: "substitua o sal por temperos naturais, evitando o excesso de sódio". Você não precisa deixar de usar o sal, mas para ele não ser consumido em excesso, é bem interessante usar ervas e temperos. Eu já falei em como conservar o alho aqui, então agora é a vez das ervas!

Mas eu sei que não é tão simples escolher os temperos e, se você compra vários, acaba não usando todos. Se você começou agora a cozinhar, aposte em um tipo de erva aromática por vez e aprenda como armazená-las e utilizá-las. Quando já estiver mais habituado, pode até montar uma mini horta em casa e/ou rechear sua geladeira de ervas.

Para começar eu elegi alguns básicos da cozinha: salsinha, tomilho e alecrim. O manjericão ficou de fora porque ele é o mais difícil armazenar e mais fácil de cultivar: em qualquer supermercado você encontra um vaso com o manjericão plantado e o segredo é regar um pouco todos os dias e cortar as flores que nascerem. 

SALSINHA

salsinha.JPG

A salsinha é a erva mais democrática da culinária. Por não ter um sabor muito acentuado ela é acrescentada durante o preparo e na finalização dos pratos. Dá pra colocar salsinha no caldo de legumes ou por cima do arroz. Precisou de um pouquinho de verde para enfeitar? Salsinha sempre vai bem.

Geralmente você encontra a salsinha pelo nome de Cheiro Verde, que é a salsinha + cebolinha + coentro no mesmo maço.

Como escolher a salsinha

Para escolher uma boa salsinha, prefira aquelas mais verdes, com menos pontos amarelados.

Como conservar a salsinha

salsinha.jpg

Salsinha boa é salsinha fresca, mas como eu disse, você está apenas começando e provavelmente não vai usar um maço de uma vez só - não é porque ela tem um gosto mais democrático que você vai exagerar. Congelar a salsinha já picada e lavada é o meu jeito preferido de armazenar. Na hora de usar a salsinha no preparo é só jogar um pouco durante a cocção. Para usar a salsinha na finalização, coloque sobre um pouco sobre um guardanapo, o guardanapo sobre uma frigideira e ligue o fogo baixo: o calor da frigideira vai aquecer a salsinha e ela vai ficar sequinha! 

Dica: coloque o nome para não confundir! Você pode guardar também em potes antigos de geléia!

TOMILHO

IMG_1839 2.JPG

O tomilho tem um sabor muito parecido com o orégano. Fica muito gostoso na carne vermelha, pratos com queijos e batatas. Além disso, ele vai no bouquet garni, um tempero clássico da culinária. 

Como escolher o tomilho

Prefira as folhas verdes e bem frescas. Os maços com folhas mais secas e com um verde não tão vivo não valem a pena.

Como conservar o tomilho

Para conservar o tomilho você tem duas opções: mantê-lo bem seco em um pote ou ziploc, envolto com papel toalha ou congelar algumas folhas na água, usando forminhas de gelo. É importante lavar e secar bem antes de qualquer uma das opções. Eu sempre deixo de molho em hidroesteril ou em um pouco de água sanitária (tem que ler no rótulo se pode ser utilizada em alimentos!), depois lavo em água corrente e a partir daí eu deixo secando em um pano específico para isso - ou uso um pano de prato limpo.

Dica: se for colocar no pote, não desfolhe o tomilho! Guarde os ramos de 'cabeça para baixo', assim, na hora de puxar, as folhinhas não vão se soltando dentro do pote!

Na hora de usar o tomilho que está no gelo, basta colocar direto na panela!

ALECRIM

IMG_7422.jpg

Esse é um dos meus preferidos! O cheiro do alecrim é tão delicioso e característico, que dá vontade de espalhar pela casa toda! Combina bem com carnes (vermelha, frango, peixe, porco...), batatas, abóbora, sopas, caldos... O alecrim é super fácil de ser usado! Ah, e fica delicioso também no preparo de pães e perfuma bem o azeite na hora de comer aquele pão com azeite de tira-gosto. 

Como escolher o alecrim

Escolha aqueles com as folhas maiores e o verde bem vivo. O cheiro deve estar bem presente!

Como conservar o alecrim

Conservar o alecrim é super fácil - além de ser lindo! Você pode lavar e secar (assim como todas as ervas) e depois colocar em um ziploc ou pote, como o tomilho. A dica de guardar de 'cabeça pra baixo' também funciona com o alecrim - sempre com um guardanapo! 

Outra maneira é congelar em forminhas de gelo, porém, com azeite ao invés de água. Fica lindo e é facilita muito na hora de cozinhar algo: basta colocar a pedra de azeite na panela e pronto! Você pode fazer o mesmo com manteiga - eu adoro essa receita aqui.

TEMPO DE ARMAZENAMENTO

As ervas conservadas na geladeira duram até 10 dias. As congeladas podem durar de 1 a 2 meses!

Agora que vocês já sabem como conservar essas ervas, que tal colocar a mão na massa armazenando e cozinhando? No próximo post de conservação eu vou falar sobre outro ingrediente super necessário na cozinha: cebola!

Gostaram?

beijos e até a próxima!