Põe No Freezer: Feijão

Eu amo o feijão vermelho. E também o preto! Aqui em São Paulo, come-se o carioquinha - que não sou muito fã. Mas se tem feijão fresquinho, eu não recuso.

O problema é cozinhar feijão todo dia. Haja paciência! Por isso o legal é congelar pra sempre ter em casa. Só que tem gente que não curte feijão congelado, diz que não é a mesma coisa. Mas sabia que dá sim pra deixar o feijão congelado com cara de novo? #PõeNoFreezer o feijão que eu te ajudo a aproveitar.

COMO ESCOLHER - dê uma olhada se a embalagem está íntegra, e se não há muitos grãos quebrados.

COMO LAVAR - Antes de cozinhar o feijão, lave e deixe de molho. Esse molho deve durar entre 6 a 12 horas. Isso é importante para eliminar o ácido fítico (ou fitato) presente nos grãos. Esse componente é considerado um fator antinutricional, que atrapalha a absorção de alguns nutrientes. Esse molho ajuda a reduzir a formação de gases intestinais pós consumo do feijão.

COMO ARMAZENAR - coloque os grãos em um pote bem fechado para deixar em temperatura ambiente. Você pode também deixar no saco plástico (bem fechado) e guardar na geladeira. Desta forma, a chance de seu feijão ser invadido por carunchos (os bichinhos da farinha) diminuem.

COMO CONGELAR - Prepare o feijão sem temperar. Depois de pronto, congele em pequenas porções, coloque uma etiqueta com a data e congele Dura 3 MESES no congelador.

COMO DESCONGELAR - Na hora de descongelar, transfira algumas horas antes para a geladeira - para descongelar ali. E para preparar, refogue na hora. Assim o feijão fica com um sabor de ‘fresco’. Eu gosto de refogar com alho e, quando disponível, bacon. Tem quem coloque do congelador direto na panela quente, também funciona!

E se tiver dúvida de quantidade, só clicar nesse post aqui pra te ajudar!

Até a Próxima

Marina