PÕE NO COPO: FEIJÃO

Fiquei muito tempo sem comer feijão com frequência. Quando me mudei pra São Paulo eu não tinha panela de pressão - então não fazia feijão. E quando morava com a minha mãe, gostava só do feijão fresquinho, do dia. Aí me esbaldava. As vezes até colocava num copo e batia um pouco pra tomar antes do almoço.

Agora eu já faço feijão, e até como mais do que o habitual. Acho arroz e feijão algo simples e prático pra quem almoça todos os dias em casa, e não curto muito o feijão que se come em São Paulo nos restaurantes. Lá na casa dos meus pais a gente comia o feijão roxinho, super gostoso. Aqui é o carioca, que acho bem sem graça.

Dentre os vários tipos de feijão, os mais comuns são o carioca, o preto, o roxinho e o fradinho. Mas também tem o azuki, o jalo, moyashi, andu e vermelho - e vários outros. Independente do tipo, feijão é bom demais. Mas muita gente tem dúvida na hora de preparar.

feijaopronto.jpg

QUANTIDADE

2/3 de de copo (americano) de feijão cru é a medida que equivale a 1 porção, de acordo com as tabelas nutricionais.

Como é complicado fazer só essa quantidade, geralmente se faz mais feijão e depois é só congelar em pequenas porções - o que dá super certo.

Mas pra ficar um feijão com jeito de fresco, algumas dicas são essenciais.

COMO PREPARAR O FEIJÃO

Deixar o feijão de molho, da noite pro dia - ou num intervalo de 8 a 12 horas - ajuda muito na hora de cozinhar, não só na velocidade, mas também pro seu corpo não produzir tantos gases após o consumo. Pode testar que dá certo.

Na hora de fazer, coloque na panela de pressão com outra água - ou seja, escorra a água do remolho e cozinhe com outra água. Para cada parte de feijão, 3 partes de água. Feche a panela de pressão, ligue o fogo alto e, quando começar a cozinhar, abaixe o fogo. Espere cozinhar por 10 a 20 minutos (dependendo da quantidade que está fazendo e do tamanho/eficácia da sua panela), desligue o fogo, espere esfriar e abra.

Se for congelar, sugiro não temperar antes. Assim você refoga com bastante cebola, alho e um bacon pra dar aquela alegria só na hora de comer - o feijão fica com jeito de fresco.

Há quem goste de cozinhar com louro quando está na pressão, mas isso é individual.

ARMAZENAMENTO

O feijão congelado dura uns 3 meses. Na geladeira, eu não deixaria passar de 2 dias. Para descongelar, retire um dia antes e deixe na geladeira. Depois, é só refogar.

Pra fazer um caldo mais grossinho, basta pegar um pouco do feijão cozido, bater com o mixer, processador ou liquidificador, e misturar nos grãos de volta.

Ah, mas atenção: não é recomendado que você descongele e congele de novo. Se descongelou, tem que fazer.

E além de fazer o feijão do dia a dia, dá pra fazer tutu, tropeiro, caldo de feijão e sopa de feijão. Eu amo todas as versões. E você?

Até a próxima,

Marina