Sopa de Alho Poró e Cogumelo

De todos os grupos de whatsapp que participo, um deles é meu preferido. E ele começou com um nome que nos leva pro destino dessa receita: Tour de France. Apesar das nossas diferenças e distâncias, é lá que passo boas horas do meu dia chorando de rir enquanto espero no ônibus, no uber, nas filas ou no consultório. E é lá que estão dois amigos cozinheiros que adoro muito.

Um deles é adepto a todas as tecnologias possíveis, que perde horas fabricando mussarela, sorvetes e até a própria geladeira. É o nosso cozinheiro Nutella. O outro não vai tão longe, mas dia após dia manda fotos das refeições que prepara em casa, tudo feito de um jeito mais simples. Fred, o cozinheiro raiz, mora em Paris e encarna o estilo Parisiense de vivre: prepara as próprias refeições a partir de ingredientes naturais e locais, se locomove a pé ou de bike e não é dado ao nutricionismo (ou seja, a classificação dos alimentos através dos nutrientes).

Fred (assim como outros franceses e/ou parisienses) personificam o Paradoxo Francês, expressão usada para referir o antagonismo entre a alimentação francesa e a saúde. Afinal, a dieta francesa é rica em manteiga, vinhos, cremes de leite, pães (e outros alimentos tão demonizados por outras culturas) mas a prevalência e incidência de obesidade e doenças cardiovasculares na população é bem baixa.

A primeira vez que ouvi falar sobre o paradoxo francês foi num dos primeiros livros que li assim que me formei. Ele se chamava A Não dieta dos Franceses. Foi uma leitura que me marcou muito, porque referendava tudo o que eu pensava a respeito de alimentação: não existe segredo senão comer alimentos provenientes de ingredientes naturais e ter uma vida bem ativa.

Agora, no início do outono em Paris, Fred tem mandando fotos de sopas, junto com a receita e suas adaptações. Inspirada em uma das idéias dele, preparei uma sopa com alguns ingredientes que estavam aqui em casa. Encarnei o francês, fiz o Lavoisier e levei a sério a expressão “Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme , preparando uma sopa de alho poró com cogumelos que é muito fácil de fazer!

Sopa de Alho Poró e Cogumelo

IMG_3650.JPG

2 colheres (sopa) de manteiga

01 cebola

01 alho poró

4 xícaras de cogumelos (usei Paris, frescos)

2 copos de caldo de legumes caseiro (receita aqui)

2 copos de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de bacon

1 colher (sobremesa) de sal

Pimenta do reino a gosto

Azeite trufado (opcional)

Corte a cebola em pedaços médios (não precisa ser em pedaços pequenos ou regulares, ok?). Depois, corte ao meio os cogumelos, e o alho poró em rodelas. Pique o bacon em pedaços bem pequenos. Reserve os ingredientes. Em uma panela grande, coloque a manteiga. Ligue o fogo baixo e derreta a manteiga. Assim que derreter, adicione a cebola e misture bem, sem parar, por 1 ou 2 minutos. Depois, adicione o cogumelo e o alho poró e mexa mais um pouco. Adicione o creme de leite fresco e misture. Depois, vá adicionando o caldo de legumes até que todos os ingredientes estejam quase todo cobertos. Com o fogo ainda baixo, misture, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e bata o líquido com um mixer (pode ser na própria panela) ou no liquidificador, até virar um creme. Tempere com sal e pimenta do reino. Prove para ver se está do seu gosto.

Depois, em uma frigideira (ou até no microondas), torre os pedacinhos de bacon até que fiquem bem torrados. Coloque sobre a sopa e finalize com azeite trufado.

Bon apettit!