TBT: Firenze

Quando organizamos nossa viagem para a Itália, Firenze foi um dos primeiros destinos que estudei. Vivi a expectativa de encontrar a cidade que respira arte, toda terracota. E eu encontrei muito mais que isso. 

Che bella cosa

Pegamos o trem de Roma para Firenze. Achei a viagem bem tranquila e linda, cheia de campos de Girassóis - assim como havia visto entre Santa Marinella e Roma. Chegamos cedo, deixamos as malas no hotel e fomos para a Galeria Uffizi. O museu, inicialmente construído para ser um escritório (sob comando dos Medici), é um dos mais importantes do mundo e abriga obras como 'O nascimento de Vênus' (Sandro Botticelli), Madona do Pintassilgo (Rafael Sanzio) e Doni Tondo (Michelangelo). É um museu ENORME que vale MUITO a visita. Existe a possibilidade de andar pelo Corredor Vasariano, um corredor que liga o Uffizi e o Palácio dos Medici e passa em cima da Ponte Vecchio. Mas para isso você precisa reservar, e eu infelizmente não o fiz. Dica: reserve pela internet. Vale o passeio!

Saindo de lá, comemos no Panini no famoso All'Antico Vinaio, recomendado por 11 entre 10 pessoas. É uma longa fila que vale a pena esperar! O panini é super gostoso, o preço é mais que justo e tem toda aquela magia dos garçons gritando em italiano, a confusão pra pagar e a graça de comer sentado no meio fio.

Depois fomos dar uma volta na cidade, ver o Duomo (maravilhoooooooooooso), andar pela Ponte Vecchio e conhecer mais da bela Firenze. No final do dia, paramos ao lado da Ponte Santa Trinitá para observar o maravilhoso pôr do sol e tomar Vinho e Apperol. Que dia!

San Giovanni

No dia seguinte fomos caminhando até o Mercado Central de Firenze. Chegamos cedo e demos uma volta nas barraquinhas de comida, enquanto eu quase chorava de emoção de ver todos aqueles produtos - e de raiva, por morar tão longe! 

Nesse dia tinha festa de San Giovanni e a cidade estava cheia de comemorações. Pela manhã, no Duomo, descobrimos que era dia da final do Calcio Storico, um esporte super antigo que parece ser uma mistura de futebol com rugby. A cidade estava cheia e preparada para a final do campeonato. Visitamos o Palácio dos Medici e depois almoçamos no Mercado de Firenze, lotado, mas super simpático.

Indo para o hotel nos deparamos com um desfile de cavalos, homens de roupas medievais e música. É que no dia da final do Calcio rola um desfile dos quatro times do campeonato: BianchiAzzuriVerdi e Rossi e um jogo entre os dois finalistas. Nós não conseguimos comprar os ingressos, mas assistimos todo o desfile. É lindo, emocionante e super diferente!

Nesse dia também acontece a queima de fogos na Piazza Michelangelo, e várias pessoas se acomodam na ponte Santa Trinitá para assistir. Dei uma olhada na internet e fomos jantar a tempo de assistir os fogos. Nossa escolha foi a L'osteria Di Giovanni , recomendada pelo nosso amigo milanês e aprovada com louvor. 

Inocentes, pedimos uma tábua de frios típicos da região e um Cocoole, que é basicamente um pão frito. Parece um mega nhoque, e é bom até dizer chega. Só por aí já estávamos satisfeitos, mas não dá pra sair do restaurante só com entrada...  É falta de educação, capisce

Então caímos no melhor-pior-exagero cometido da viagem, que foi pedir dois pratos do dia. Um era lagosta com macarrão e o outro macarrão com frutos do mar. Gente... orgia gastronômica velocidade 5 do créu. Os pratos serviam praticamente 4 Marinas! Mas... mangia che te fa bene. Saímos do restaurante e fomos ver os fogos. Voltamos frustrados pro hotel: aparentemente o show só é legal da praça: o que vimos foi meia dúzia de traques no céu, hahahaha.

Buongiorno principessa

No terceiro dia visitamos Arezzo, que fica pertinho de Firenze. Lá foram gravadas várias cenas do filme "A vida é Bela", de Roberto Benigni. A cidade é lindíssima, mas como era domingo, estava toda fechada e vazia. Mas valeu a pena o passeio. Na saída, encontramos uma lojinha pequena e compramos salame, azeite e mel trufado, tudo da região. Chegando em Firenze, fomos a Piazza Michelangelo ver a vista da cidade e terminamos com pizza e mais um belíssimo por do sol. Fomos dormir e esperar ansiosos para a próxima parada: Modena! 

Outros detalhes

Firenze fica bem perto de várias vinícolas. Não colocamos no planejamento mas chegamos a pensar em visitar. Como não tínhamos feito reserva, não conseguimos ir. Mas eu queria muito visitar a Vinícola Antinori : nem conheci e já recomendo. 

Você pode visitar Siena e San Giminiano, também ficam próximos a Firenze. Meu marido conhece San Giminiano e disse que é maravilhoso. Em Firenze foram gravadas algumas cenas do filme "Cartas para Julieta". 

Fizemos a viagem de trem, mas se você puder, alugue um carro! Para isso, você precisa de uma Permissão Internacional para Dirigir - que você consegue no Detran da sua cidade. 

Firenze é maravilhosa e eu recomendo fortemente. Também fica a dica para sapatos confortáveis e, se você for no verão, roupas bem frescas. Decidimos ficar no Hotel Lombardia, perto da estação de trem principal e não me arrependi. O hotel tem várias escadas e nenhum elevador - como em toda Firenze, hahaha - mas sempre tem alguém para ajudar com as malas. Nosso quarto era novíssimo e moderno, e o staff muito gentil. Também existem hotéis maravilhosos margeando o Rio Arno, vale a pena conferir. Todas as minhas reservas foram feitas pelo Booking. 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima parada: Modena! (minha queridinha!)

Beijos,

Marina