Chupa essa Manga!

Lá em BH, na Av. Alfredo Balena, estão parte das minhas memórias de manga. As mangueiras que dão sombra e vida a região hospitalar são antigas e vivem no meu imaginário. Me lembro quando era estagiária e, correndo debaixo de uma chuva daquelas que só BH sabe encarar, vi dois rapazes com um enorme tubo de PVC 'cutucando' as mangas presas as mangueiras. Elas rolavam e caiam nas mãos deles, que colocavam em sacos, cuidadosamente. 

mango.jpg

Manga é uma das minhas frutas preferidas e, apesar de não acreditar na idéia de que manga verde com sal é gostoso, eu encaro essa fruta em preparações doces e salgadas. Chutney, salada, ceviche, sorvete, suco e na no caldo da carne que assa vagarosamente.

Certo dia desses fui preparar a especialidade aqui de casa: ceviche. E decidimos colocar uma manga para dar aquele tchan. Mas qual manga é melhor pra cortar? Qual tem menos fiapo? 

Com essa curiosidade na cabeça, decidi pesquisar mais sobre a fruta. 

Tipos de Manga

Aqui no Brasil, são 5 tipos mais comuns: Haden, Tommy, Palmer, Bourbon e Rosa. Essa última, super comum no Norte e Nordeste. Tem também a Manga Kent, que dizem ser a mais saborosa (porém mais cara). Eu nunca experimentei.

A Manga Palmer tem pouco fiapo e o caroço menor (por isso tem bastante polpa). A Manga Tommy tem mais fiapo e melhor preço. A manga Bourbon é mais esverdeada e tem um sabor delicioso, mas também tem mais fiapos. A manga Haden tem o caroço maior e quantidade média de fiapos. Quando está madura, é deliciosa. E a manga rosa é mais comum no norte e nordeste, com sabor delicioso e bem docinho. Tem um pouco mais de fiapo que a Haden.

Como escolher

Se engana quem pensa que a manga deve ser escolhida através da coloração: a cor avermelhada tem mais relação com a exposição ao sol do que a maturidade. Ou seja: não escolha só aquelas vermelhinhas. Considere o peso - as mais pesadas estão mais doces e maduras - e observe alguns pontinhos na fruta, como se fossem poros: aquelas mais maduras tem mais poros.

E manga com leite, pode?

Claro que pode! A idéia de que essa mistura podia fazer mal (ou ser até fatal!) é da época da escravidão. Para evitar que os escravos bebessem o leite, produto não tão abundante como as mangas, dizia-se que essa mistura causaria congestão. Os anos se passaram e até pouco tempo atrás, quando minha falecida avózinha ainda era viva, ela continuava nos avisando para fugir da mistura explosiva.

Eu, como boa bezerra, nunca abri mão do meu leite batido com manga. E sem sal, por favor. 

Receitas

Manga fica uma delícia se batida com bastante gelo pra formar um tipo de Smoothie, mas também é deliciosa se misturada na salada com pepino, azeite e sal. Chutney de manga é uma das minhas receitas preferidas. Essa selecionei no site food52, mas lá no site da nossa adorada Rita Lobo também encontramos!

mangochutney.jpg

Chutney de Manga - Rende de 3 a 4 copos

  • 3 a 5 mangas cortadas
  • 1 xícara de vinagre de maçã
  • 1,5 xícara de melado ou açúcar
  • 1/4 cup de xícara de gengibre ralado
  • 1 colher (sopa) de mostarda em grãos
  • 2 dentes de alho descascados 
  • 1/2 cebola cortada em rodelas
  • 1 xícara de água
  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela média. Misture, aumente o fogo e, assim que ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 1 a 2 horas. mexendo de vez em quando.
  2. Se precisar (ou seja, se perceber que o chutney está grudando na panela), vá colocando um pouco mais de água. 
  3. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e guarde em potes esterelizados. O chutney pode durar de 6 meses a um ano quando bem conservado. De vez em quando vire o pote de ponta a cabeça.
  4. Coma com torradas, carnes (com pernil é delicioso) e queijos.

Até a próxima!

Beijos!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As imagens foram retiradas do pinterest