Pepino e Gelatina

Eu amo uma frase em inglês que diz: stop making stupid people famous, que numa tradução livre seria ‘parem de fazer pessoas estúpidas famosas’. Eu sempre penso nisso na hora de dissertar sobre algo que alguém disse, e grande da parte das vezes eu abraço essa idéia e deixo o meu comentário para lá.

Mas também sei que perco boas oportunidades de alertar sobre os absurdos que algumas pessoas, por ignorância, irresponsabilidade ou intencionalidade, falam.

Uma atriz e influenciadora postou essa semana um vídeo onde ela, de biquini amarelo e corpo sarado, come um pepino com gelatina zero em pó.

 Ela diz:

““sem fazer julgamento, pega a dica: pepino, gelatina zero em pó. Hmmmm, ai que estranho’’. Faz aí. Tá com vontade de doce? Tá fazendo estratégia igual eu pra compulsão alimentar não atacar pra você ir lidando com ela? Tem um plano a ser seguido? Plano alimentar. Não to falando a ficar maluca aqui, to falando de ajudar nossa cabeça. Objetivo tá difícil? Zero caloria, super doce. Enche a barriga. De nada. Se tu falar assim, credo que nojo.

 E algumas horas depois desse vídeo, ela volta nos stories e diz que pegaram um trecho do que ela falou e fizeram um bafafá em cima disso. Que hora nenhuma ela incentivou a compulsão. Que ela comeu porque ela gosta de comer.

 E depois, segue com a velha estratégia de falar que só está mostrando o que ela faz, e que se alguém ficou engatilhado que procure ajuda (ou seja: repassa a responsabilidade do absurdo para o espectador). E ainda afirma que não está incentivando ninguém a fazer esse tipo de coisa, afinal,  outro dia mesmo estava comendo muita trufa, ‘rios de trufa’.

 e depois usa o mesmo tema ‘pepino’ para anunciar que está voltando para o youtube).

Dito isso, vamos aos comentários:

 Compulsão alimentar não é algo que ‘ataca’. Vontade de comer doce não é compulsão alimentar. E a gente não trata compulsão alimentar ‘disfarçando’ os sabores desejados com alternativas zero calóricas. Transtorno de compulsão alimentar é uma doença psiquiátrica que deve ser tratada com nutricionista, psicóloga e psiquiatra – e claro, dar unfollow nesse tipo de conteúdo também faz parte do tratamento.

Comer muito em algum momento (rios de trufas) e procurar um consumo zero em outro (pepino com gelatina zero) não é estratégia de compulsão alimentar e muito menos sinal de equilíbrio. Na verdade, pode ser sinal de outro transtorno alimentar: a bulimia, que tem como característica central  episódios de compulsão seguidos de compensações (por exemplo, comer rios de chocolate e depois comer pepino com gelatina light pra compensar).

Não é só o que ela fala que comunica. O fato dela ser uma mulher magra, com o corpo sarado, também comunica. Esse conjunto (imagem e palavras) diz, de certa forma, que ela está com aquele corpo porque está comendo pepino com gelatina zero.

E por fim, não sabemos a verdadeira intenção da pessoa (e honestamente, nem sei se a gente deve perder energia tentando descobrir), mas estamos na internet, e sabemos que engajamento vale ouro, sobretudo para quem vive para esse tipo de audiência.

Como eu falei no início, quanto menos a gente perpetuar esse tipo de absurdo, melhor. Mas também acho que quando não falamos, perdemos oportunidades de discutir temas e trazer discussões que para algumas pessoas, podem prejudicar se passarem desapercebidas!

 

marina nogueiraComentário