Você precisa ou não de nutricionista?

Fazendo uma pesquisa básica no Google sobre quando procurar um nutricionista, você pode encontrar diversos motivos, mas o motivo predominante está relacionado a perda de peso. A melhora da saúde através da alimentação, independente do peso na balança, continua sendo uma razão secundária.

Desta maneira, as pessoas acabam sendo classificadas em duas categorias: os que precisam e os que não precisam de ajuda de um nutricionista. Como se a definição de quem precisa fosse feita através do peso, ignorando coisas imperceptíveis a olho nu (mas tão importantes), como hábitos alimentares e parâmetros bioquímicos.

Procurar um nutricionista através do desejo da perda de peso pode acontecer, mas estamos aqui para lembrar que nosso papel central é auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônicas, melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e recuperar sua relação com a comida, independente do peso. 

Além disso, a afirmação "mas você nem precisa de nutricionista" pode gerar dois problemas. O primeiro é reforçar a ideia de que todo magro é saudável, quando muitos não se alimentam de maneira adequada e se beneficiariam de ajuda nutricional. O segundo é afastar as pessoas gordas que querem melhorar a alimentação, sem objetivo central de emagrecimento.

Você pode procurar um nutricionista independente do seu tamanho e peso, principalmente quando deseja ter mais autonomia na hora de fazer escolhas alimentares, quando decidir não fazer mais dieta, se quiser um direcionamento mais amplo sobre sua alimentação, para tratar questões de saúde como um transtorno alimentar, e por aí vai.. São muitos os motivos, afinal, não somos apenas “emagrecedores” de corpos. Somos múltiplos e propagadores de boa qualidade de vida!

Até a próxima!

  • texto da Daniela Marchioreto - @danielamarchioreto.nutri - com colaboração de Marina Nogueira @naocontocalorias -

marina nogueira