
com tanta coisa boa pra contar, você vai ficar contanto calorias?
Organização de Geladeira
hoje o meu ponto forte é organizar a geladeira, e fui desenvolvendo técnicas para deixá-la limpa, organizada e sempre abastecida na medida (sem excessos e sem faltas). Então decidi fazer esse post pra passar algumas dicas para quem quer mais uma ajuda que vai #alemdadieta para manter uma boa alimentação.
Força, Guerreira!
Semanalmente recebo de alguém diversos conteúdos das redes sociais: uma digital influencer que vive dizendo que precisa acumular créditos na academia para o jantar de mais tarde, ou a festa do final de semana que vem. Outra blogueira de moda dizendo que o look é mara porque deixa qualquer mulher bem magra. Uma youtuber reclamando que o short - nitidamente de um número pequeno - não entra. Uma nutricionista dizendo que não é porque #sextou que você pode #jacar.
Sem falar na imensidade de meninas super magras/saradas que vivem reclamando do inchaço pós ou pré férias, necessitando URGENTE de um detox ou uma massagem milagrosa.
Se está ruim pra ela, imagina para mim?
A nutricionista gorda
Desde que me formei eu escuto coisas do tipo "Ah, nutricionista! Por isso você é magrinha!" ou "Nutricionista tem que ser magra né?" e até "Não dá pra confiar em nutricionista gorda. Se ela não consegue ser magra, como vai querer que eu seja?".
Talvez você já tenha escutado ou pensado isso. E não, seu pensamento não faz sentido. Não entendeu? Senta aqui que vou te contar uma historinha...
Me liguei no chocolate
Açúcar em excesso é prejudicial" e "açúcar é uma poderosa droga, que vicia" são afirmações vistas com certa frequência por aí. E elas tem uma verdade: o consumo de açúcar vem aumentando ano após ano e pode prejudicar a saúde e favorecer o ganho de peso.
Mas o açúcar tão condenado não é aquele chocolate que você vai comer na páscoa, e muito menos o doce que você 'ataca' quando está de TPM ou mau humor. Esse açúcar é outro. Ele é aquele encontrado nos alimentos ultraprocessados e que vem com diversos nomes que você jamais diria são sinônimos de açúcar.
Prescrição ou não, eis a questão
Desde que a idéia da nutrição comportamental começou, várias questões ficaram no ar. Dentre elas a dúvida se essa linha da nutrição fazia ou não prescrição de plano alimentar.
Antes mesmo de darem um nome para isso, sabendo que eu trabalhava e pensava de um jeito não convencional, eu não me importava de continuar montando meus planos alimentares. Para cada paciente que entrava e saía da minha sala, eu elaborava um plano, um roteiro. Bem diferente do jeito que eu havia aprendido na faculdade, mas ainda assim colocava tudo num papel.
Gestação e Alimentação - o planejamento
Com um bebê chegam novas responsabilidades. Dentre elas, criar um ambiente favorável para que a criança se alimente bem. Mas a mudança, se possível, tem que começar antes mesmo do bebê nascer. Reaprender a comer sem dietas e mitos alimentares favorece uma vida saudável e equilibrada para a criança.
Além disso, preocupações com o peso e com uma alimentação que ajude antes e durante a gravidez são comuns e válidas.
Por aqui, discutimos algumas delas: peso, alimentação e comportamento alimentar.
O nome da Gula
A Gula é descrita como um dos 7 pecados capitais. Ou seja: se você come mais, sem temperança ou moderação, está pecando, fazendo algo errado e talvez mereça até uma punição.
E é justamente assim que ocorre a alimentação pecaminosa: decidimos comer algo que julgamos errado, comemos e nos sentimos culpados ou julgados. Depois, podemos tomar dois caminhos: podemos continuar nos enchendo dessa comida tão errada (num mecanismo de "f*da-se, já que errei, vou continuar errando"), ou iniciamos um processo de 'auto flagelação emocional', onde entra em jogo aquele pensamento de fracasso que jamais vai passar: "ai como eu sou incapaz!"
Eu li: Fome - Roxane Gay
"Todo corpo tem uma história e um histórico". É assim que Roxane começa seu livro.
Não conhecia Roxane Gay e, assim que soube de um livro que falava sobre compulsão alimentar e questões corporais, quis entender quem é que estava falando sobre isso.
Roxane é uma escritora e professora americana, autora do Best Seller (Ny Times) Bad Feminist (2014) e outros livros. É parar pra ver o que ela fez e faz, que dá pra exclamar "eita que mulherão da p*rra!", como muita gente gosta de dizer.
Mindful eating e o chocolate da Laila
Não é falta de controle, sem vergonhice ou falta de vergonha na cara. São anos aprendendo a comer rapidamente, por pressa, vergonha ou medo. Comer lentamente e aproveitar cada pedaço é um aprendizado.O conceito de Mindful Eating é novo para mim. Mas a idéia de aproveitar a comida, com calma, é antiga.
Celebrar ou culpar?
Dezembro chegou e com ele as preocupações sobre Natal e Ano Novo. E o tal Papai Noel não precisa nem chegar que tá todo mundo já preocupado antes disso. Afinal, confraternizações, amigos-ocultos, happy-hours e outros motivos para festejar já assombram a cabeça de muita gente. É o drama dietético do final de ano, que não deveria existir mais existe.
Não quero fazer dieta... mas não quero engordar!
Falamos em nutrição comportamental, mindful eating, nutrição intuitiva, métodos para não fazer dieta, meditação, exercícios de respiração e várias outras novas maneiras de se reconectar com o corpo e com a comida. E tem muita gente empolgada com isso!
Mas tem muita gente com medo. Afinal, a permissão para comer de tudo assusta. Abrir mão do corpo magro para várias pessoas ainda está distante da realidade.
Querido Diário de Dieta
ALETRA DE GATILHO: ESSE TEXTO PODE NÃO SER APROPRIADO PARA PESSOAS COM TRANSTORNOS ALIMENTARES OU PARA AQUELAS QUE SE SENTEM VULNERÁVEIS
Há uma semana, assistindo um vídeo da JoutJout, o youtube me sugeriu um vídeo chamado “Diário de Dieta”. Fiquei curiosa e cliquei para ver. Afinal, diário geralmente é um caderno onde escrevemos coisas que aconteceram no nosso dia a dia. E vamos combinar: nossa vida vai muito mais além da alimentação (ou da dieta, no caso).
Comer Emocional
A insatisfação no trabalho, nos relacionamentos ou em qualquer outra área da vida nos faz, geralmente, buscar outros prazeres. Comer é uma das maneiras de buscar satisfação ou até de canalizar as frustrações e angústias.
O peso da infância
Fiz uma estatística interna: 78% dos pacientes que eu atendo e estão insatisfeitos com o corpo, receberam orientações (profissionais ou não) pra emagrecer durante a infância/início da adolescência
89% dos pacientes que eu atendo e estão obesos (ou com sobrepeso importante e exames bioquímicos alterados) tem ou tiveram um dos educadores (país, avós, tios, babás, etc) obesos.
Saúde Emocional
"Saúde emocional não se define nem pelo humor nem pela sanidade. É algo diferente de saúde mental. Uma pessoa emocionalmente saudável pode ficar deprimida ou iludida, embora isso provavelmente seja raro. A saúde mental é amplamente definida de modo negativo, pela ausência de doenças mentais, como ansiedade, ou problemas mais extremos, como as variações de humor do transtorno bipolar".