
com tanta coisa boa pra contar, você vai ficar contanto calorias?
Viajar e engordar
Já vou começar dando spoiler: se você está no seu peso através de qualquer controle excessivo, a chance de você ganhar peso numa viagem é grande.
Isso acontece porque qualquer coisa que nos tire daquela rotina extremamente controlada vai fazer que o nosso corpo, sedento por energia, estoque-a. Inevitável.
Mas esse ganho de peso durante as viagens não deveria ser uma grande questão. Primeiro porque você está viajando, se divertindo, curtindo, a última coisa que deveria se preocupar é com o peso. Se preocupar com alimentação? Ok, desde que seja para pensar onde comer, entender a cultura local através dos alimentos e claro, não passar todo o tempo investindo nos fast food. De resto, não há porque se preocupar.
Receita: Batata Rústica
Quando fui morar sozinha eu não tinha um forno a gás. Tinha um forninho elétrico pequeno, que inicialmente era usado só para esquentar alguma coisa congelada ou resfriada. Mas com o tempo aprendi a lidar com ele e fiz maravilhas naqueles poucos metros cúbicos.
Uma das receitas que eu mais fazia era a batata rústica. Curtia fazer a versão tradicional, inglesa, mas também fazia com batata doce.
Arroz de Couve Flor
Acho que a maioria lembra daquele conselho da Bela Gil, de substituir quase tudo por linhaça. Isso na época deu o que falar e rendeu muitos memes engraçadíssimos a respeito disso.
Passado o tempo da Bela Gil, surgiu o arroz de Couve Flor. Não sei quem começou com essa moda, mas essa substituição acabou de desestruturar o bom senso, já abalado pelo brigadeiro de whey e pela coxinha de jaca.
Conexão Corporal: como está a sua?
"Como funciona seu intestino?", eu pergunto. "Ah, acho que é bom sim", a paciente responde. "Porque você acha que ele funciona bem?", eu novamente questiono. "Ah, nunca parei pra reparar. Então acho que é bom!", recebo a resposta.
Isso não me aconteceu uma só vez, mas acontecem várias vezes! Quando pergunto sobre o intestino, sobre o ciclo menstrual, sobre o consumo de água... muitas respostas são evasivas e cheias de dúvida.
Receita: Canjica
Quando eu era criança gostava bastante de canjica. Não me lembro se era Maria José, Marrie, Marieta ou minha madrinha. Só lembro que minha mãe não fazia em casa porque 'canjica boa é da fulana de tal'. E lá íamos comer a canjica dela.
Muito tempo se passou e eu me mudei pra São Paulo: tive que aprender a fazer minha própria canjica. Já fiz a versão com leite condensado, com aveia, com canjica pronta... e agora que descolei (e perdi o medo) da panela de pressão, preparei uma canjica do meu jeito, intuitivamente e que deu super certo
Tá pago! (no crédito)
"Festinha hoje a noite, vou tomar uns drinks, comer umas coisas diferentes... bora malhar pra acumular uns créditos, né?". "Treininho de hoje tá Pago".
Parece que falar esse mecanismo é quase obrigatório de quem quer se manter sarado ou se mostrar preocupado com a 'saúde'. A idéia de que se você malhar bastante vai acumular créditos para poder comer depois ou subir correndo na esteira para poder 'pagar a dívida' de ontem é muito disseminada, mas uma inverdade. Nosso corpo não é um banco: não existe essa de crédito, débito, dívida, cheque especial ou empréstimo.
Essa compensação não é apenas errada no ponto de vista biológico, como prejudicial no ponto de vista psicológico.
Receita: abobrinha recheada
No ano passado conheci a Fiori di Zuchinni durante minha viagem pela Itália. Provei frita e recheada, e fiquei na expectativa de comer novamente nas férias desse ano, durante minha breve passagem pelo país que adoro. Procurei uma receita na internet, dei uma lida e bolei uma autoral, do começo ao fim. Foi fácil e gostoso.
Quem tem medo da TPM?
A Tensão Pré Menstrual (TPM) é um problema para várias mulheres: cólica, dor de cabeça, alteração de humor, inchaço e mudanças bruscas no apetite são as queixas mais comuns. Mas é sempre importante lembrar que os sintomas devem ser analisados individualmente e com ajuda de um profissional especializado, evitando a auto-medicação e tomada de decisões sem orientação.
A mim cabe falar do que mais escuto no consultório: "eu tenho muita vontade de comer chocolate!" e "eu engordo muito na TPM!". Mas repito: cada indivíduo age e reage de maneira diferente, por isso é importantíssimo procurar e confiar num médico de confiança!
Japão: planejamento de viagem
Quem me acompanha pelo instagram viu que estive no Japão mês passado. Fiquei 2 semanas na terra do sol nascente e mostrei tudo por lá. Mas ainda ficaram várias dúvidas e curiosidades, que decidi reunir em alguns posts. Para começar, esse que fala de como me planejei e algumas curiosidades do país!
Gol da manhã
Passado aquele jogo sem graça do domingo, chega outro as 09:00 da manhã. Difícil fazer um churrasco com chopp esse horário, né? Então pensei num café da manhã bem brasileiro!
Eu fiz bolo de milho com coco e adorei a receita - até uma prima que não é muito fã de coco provou e aprovou! Deixei a receita aqui pra vocês tentarem pra torcer nessa copa!
Emagrecer e ficar magro
O IMC é o índice de Massa Corporal que pode determinar o estado de saúde através do peso. O cálculo do IMC é feito através do peso dividido pela altura ao quadrado, e o resultado indica alguns estados como magreza, eutrofia, sobrepeso e obesidade.
Esse índice é muito utilizado em estudos populacionais e em consultórios médicos e nutricionais. Mas muitas vezes seu manejo não é muito bom e pode se tornar o início de uma vida de prisões alimentares e luta contra a balança. Quem nunca ouviu um médico/nutricionista "você TEM que emagrecer!" e ficou apavorado querendo perder peso a todo custo, ou conhece alguém que depois dessa ordem ficou achando que estar magro era essencial pra uma boa saúde? Mas nem sempre magreza é garantia de saúde!
Como assim?
Tem Feijão na Copa
Na última copa horários foram muito bons pra gente poder curtir aquele churrasquinho com cerveja típico do país do futebol. Mas como esse ano alguns jogos são de manhã ou na hora do almoço, o as coisas ficaram mais complicadas - para quem vai trabalhar depois, principalmente.
E festa brasileira sem comida não tem graça né? Por isso pensei em algumas preparações que vocês podem preparar nos dias de jogos, tanto no almoço quanto nos jogos da tarde e no café da manhã. Ah, e todos usando ingredientes bem brasileiros. Afinal, já que é pra se empolgar, vamos nos empolgar ‘com muito orgulho, com muito amor’, néam?
Call me your (food) lover
Fico pensando se uma das primeiras recordações que você tem da gente é aquela pizza de Aliche muito, muito salgada na pizzaria da minha esquina. Será? Eu tenho muitas...
Lembra do primeiro dia dos namorados, que preparei aquele jantar com velas e flores, e quando você chegou eu estava mais pra lá do que pra cá porque tinha tomado grande parte do vinho enquanto cozinhava? E lembra que no dia seguinte e fomos comer Árabe com sua mãe, num frio de lascar, e eu com o rosto na janela do carro pra ver se amenizava minha ressaca?
Frio e Hidratação
O inverno chegou aqui no Brasil e muita gente se esquece de beber água nessa época do ano - eu, inclusive. Porque realmente não é super agradável mandar aquele copo de água garganta abaixo quando faz um frio danado.
Mas a boa notícia é que nem só água hidrata. Tem muitos alimento e bebida bacanas que a gente pode consumir mais no inverno e se manter hidratado, sem aquela obrigação dos 2 litros de água por dia.
Aliás, precisamos mesmo de 2 litros de água por dia?
Diálogo
Christine experimenta vestidos para sua festa de formatura enquanto sua mãe aguarda do lado de fora do trocador: "Está muito apertado, droga!". A mãe, do outro lado, diz: "Bem, eu disse para você não comer aquele segundo prato de macarrão". Contrariada, Christine bufa e a mãe completa: "Querida, você parece estar brava com isso, mas eu só estou tentando ajudar"