Receita: Conchiglione recheado com abobrinha

 

Semana passada, com vontade de comer algo bem comfort food, mas com a geladeira cheia, decidi inventar uma receita. Como há muito tempo não fazia.

Eu acho super prático entrar no site da Rita Lobo ou no Food52 (meus preferidos), além de procurar algo nos meus livros ou repetir o que já sei fazer. Mas de vez em quando, a criatividade vem a tona. 

E nesse mês de intensa atividade cerebral (os astros explicam?), decidi fazer essa receita e saiu melhor que a encomenda!

Com orgulho apresento-lhes o meu Conchiglione recheado com abobrinha!

ingredientes que estavam na dispensa!

ingredientes que estavam na dispensa!

Ingredientes (para 3 porções)

300g de conchiglione

2 talos de alho poró (em rodelas finas)

2 abobrinhas médias (em cubinhos)

2 colheres (sopa) de creme de leite

2 colheres (sopa) de creme de ricota

1 cebola (bem picada)

2 dentes de alho (bem picados)

2/3 de xícara de passata de tomate

Sal, pimenta do reino e manjericão

Depois de picar todos os ingredientes, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma panela média e funda (fogo médio).

Adicionei 1/2 cebola picada e esperei até que começasse a dourar. Se tiver medo de queimar, vá mexendo vagarosamente. Depois, adicione o alho poró e continue mexendo, vagarosamente. 

Depois, adicione a abobrinha e abaixe o fogo. Misture de vez em quando. A abobrinha irá soltar água, mas se você perceber que ela não está cozinhando, coloque um pouquinho apenas de água (2 ou 3 colheres de sopa).

Enquanto isso, aqueça uma panela em fogo alto com água e um pouco de sal. Assim que começar a ferver, adicione o macarrão. Ele deve cozinhar até ficar al dente, ou seja, nem muito mole, nem muito duro.

Assim que a abobrinha estiver bem macia (prove com um garfo), tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Misture. Ainda com o fogo baixo, adicione o creme de leite e o creme de ricota, e misture bem. Deixe o fogo baixo e misture de vez em quando, até que essa mistura fique mais densa.

Desligue o fogo e reserve essa mistura em outro recipiente. 

Em outra panela, adicione 1 colher (sopa) de azeite e ligue o fogo médio. Adicione a outra metade da cebola e misture até que ela comece a dourar (não deixe queimar!). Abaixe o fogo e adicione o alho picado, misturando vagarosamente. O alho queima super rápido, então dê uma refogada breve. Depois, adicione a passata (quantidade a gosto!) e misture. Tempere com sal e pimenta do reino. Depois, bata no liquidificador ou no mixer até que fique bem liso. Reserve.

Escorra a água do macarrão e lave sob água corrente, para interromper o cozimento. Jogue um pouco de azeite e 'solte' as conchas de macarrão.

Em um refratário, coloque um pouco do molho de tomate. Depois, com uma colher, coloque o recheio dentro de cada conchinha e vá colocando no refratário, até que ele encha.

Ao final, pique manjericão, regue um pouco do molho e salpique pimenta do reino. Aqueça rapidamente em forno baixo e sirva quentinho!

Algumas dicas:

1) Você pode servir em porções menores e até fazer como uma entrada, ou servir as porções no próprio refratário!

2) Pode ser creme de leite normal e creme de ricota normal. Não precisa ser light. A quantidade é muito pequena, e o segredo não está no tipo de produto, mas na quantidade que você come no final. 

3) Você pode variar esse recheio de várias formas!

4) Quanto melhor a qualidade da massa, mais fácil vai ser de manipular. Eu comprei essa no Eataly aqui de São Paulo e gostei muito.

5) Se você não tem muita experiência na cozinha, faça tudo em fogo baixo e esteja sempre vigilante a panela - assim o risco de queimar qualquer coisinha é menor!

Bom apetite!

Marina