Lisboa

Em abril desse ano (2022) passei alguns dias em Lisboa. Já havia ido em 2019, mas confesso que naquela ocasião, não tinha amado a cidade - apesar de ter gostado bastante da gastronomia. Dessa vez foi diferente: amei a viagem, amei a cidade, recomendo e vivo sugerindo para que as pessoas visitem. Claro que quem me conhece sabe que meu amor pela Itália é eterno e insubstituível, mas as terras lusitanas vem ganhando cada vez mais espaço no meu coração.

Hoje venho dar as dicas que considero imperdíveis para quem pretende ou está indo para lá (e para quem mora também, porque não?)

Cervejaria Ramiro - parada obrigatória

Se eu visitar Lisboa 100 vezes, irei 100 vezes a cervejaria Ramiro. Antes de visitar Lisboa pela primeira vez, assisti dois episódios de séries: Somebody Feed Phill e No Reservations (do Anthony Bourdain). Ambos visitam a cervejaria Ramiro, ambos conseguem mostrar exatamente a magia do lugar. É imperdível, sobretudo pelos frutos do mar. Os camarões com bastante alho, a sapateira, os pães com muito azeite e alho… até o chopp aguado da fila de espera é delicioso. Pertinho do castelo de São Jorge, é parada mais que obrigatória!

O que ver por perto: Loja Cortiço e Netos, Castelo de São Jorge (vá caminhando pelas ruazinhas, é lindo)

Bairro do Avillez - alta gastronomia por valores mais acessíveis

Na minha primeira vez em Lisboa, fui ao Cantinho do cantinho do Avillez e gostei bastante. Mas também fui visitar o Bairro do Avillez, um empreendimento maior, dividido em várias áreas (Páteo, Taberna, Pizzaria e Mini Bar). Sugiro que faça uma reserva, mas dependendo da época e do horário, dá para tentar ir sem. O lugar é um charme e o serviço é excelente. Existem comidas mais gostosas do que aquelas por preços mais acessíveis, mas para quem é fã do chef e quer conhecer a comida dele sem desembolsar mais nos restaurantes renomados, vale a visita!

O que ver por perto: Livraria Bertrand, Loja Cerâmicas na Linha, Loa das Conservas.

Pasteis de Belém - os originais, em Belém

Uma visita também imperdível, não só pelos pastéis, mas também pela região. Vizinha do Tejo, da Torre de Belém, do Padrão dos descobrimentos e do Mosteiro dos Jerônimos, tomar café da manhã por lá foi uma excelente surpresa. Não vou deixar de dar a dica que todo mundo dá: não fique na fila para comprar os pastéis ‘to go’. Entre no café e vá até os fundos, sente e coma com calma. Nessa viagem, visitamos a torre de belém (compramos pela internet) e depois alugamos bike e patinetes elétricos (usamos o app bolt) para ir até o LX factory (lembre-se de verificar se tem alguma exposição legal rolando no MAAT).

Na LX Factory não perca a livraria Ler Devagar e se tiver crianças, a loja Petit Love Store tem coisas lindas!

Landeau e Taberna Rua das Flores - para sempre no meu coração

Se você me conhece, sabe que eu sou obcecada pela Landeau. Falou Lisboa, eu já respondo: Landeau. Tem que ir, imperdível. Melhor bolo de chocolate do mundo (não provei todos mas nem preciso). Já procurei até receita na internet, mas tendo em vista que tenho dificuldade pra fazer um bolo de cenoura, imagina o que vai sair numa tentativa de Landeau.

A Taberna Rua das Flores também é outro queridinho. Tem que chegar cedo, colocar o nome na lista, ou tentar fazer reserva. É pequeno, com preços ótimos e comida deliciosa. Ambos visitei as duas vezes, e visitarei quantas forem necessárias. A Taberna fica do lado de um Corpo de Bombeiros, é uma porta pequenininha, verde. Da última vez, tomei um drink no rooftop do Chiado Hotel vendo Lisboa de cima enquanto esperava minha vez.

No Chiado, é bater perna pra lá e pra cá…

Nesta última viagem, fiquei hospedada num lugar chamado Casa das Amoreiras (que aliás eu recomendo, um B&B super simpático e muito bem localizado) e que me proporcionou algumas caminhadas. Uma delas me levou ao Café Copenhagen, que recomendo super. Não é um café da manhã típico português, mas tem cafés deliciosos. Outra nova descoberta foi o Pigmeu, um restaurante só de carne de porco, também bem bacana: pequeno, cardápio enxuto, comida bem feita.

Não perca o museu do Fernando Pessoa, próximo ao Pigmeu. Vizinha a Copenhagen, na Rua da Escola Politécnica, você pode visitar a Livraria da Travessa, a Benamor e outras lojas de roupas bem legais

Alma - duas estrelas no guia Michelin (e também no meu coração)

O planejamento dessa última viagem foi feito ‘as pressas’, e como um presente de aniversário par o meu marido. Foi uma viagem (quase) surpresa, que ele só soube as vésperas da ida - portanto, quase não opinou no roteiro. Mas aí, no dia de viajar, veio a sugestão do Alma, restaurante 2 estrelas Michelin em Lisboa. Até me ocorreu colocá-lo no itinerário, mas não haviam mais vagas. O jeito era se contentar com o Tapisco, outro restaurante do chef Henrique Sá Pessoa. Mas meu marido, insistentemente, enviou um email pedindo um lugar na fila de espera. Nossas chances eram baixas, mas somos brasileiros e aí… você já sabe: não desistimos nunca. E então, num fim de tarde chuvoso, enquanto tomávamos um chopp no Faz Frio, enquanto esperávamos uma mesa no Tapisco, recebemos a ligação: hoje, as 20, dois lugares no Alma, para Menu Degustação. Voamos para o hotel, nos trocamos e fomos conhecer o tão elogiado restaurante. E realmente… é imperdível.

Para quem torce o nariz para ‘restaurante chique', achando que só vai comer pequenas porções, pode ir esperando isso mesmo. Pratos pequenos, mas muitos e todos super saborosos. Todos contam uma história, passam pelos 4 elementos, e deixam coração, barriga e alma cheios. Não tem foto que consiga transmitir a delícia dessa noite - mas deixo algumas porque sei que todo mundo morre de curiosidade!

Ponto Final - nos braços do Tejo

Depois de visitar o Museu dos Azulejos (recomendo fortemente, vá de bicicleta ou patinete pela ciclovia), pegamos o cacilheiro (uma espécie de balsa) até Almada e fomos comer no Ponto Final. Não fiz reserva, portanto chegamos antes do restaurante abrir. E com todo o charme e malemolência de uma brasileira, descolei um lugar na parte externa desse lugar tãooooo diferente e de comida deliciosa. O Ponto final fica num cais abandonado, num porto antigo, um pôr do sol lindíssimo, uma vista do tejo e de Lisboa imperdíveis. O serviço é tipicamente português, a comida é deliciosamente banhada no azeite e as bebidas alcóolicas perfeitamente disponíveis pra te fazer duvidar que volta para Lisboa sem cair na estreita calçada que te leva do Ponto Final a estação Cacilhas.

Essa são algumas dicas de delícias que provei em Lisboa. Obviamente tem muito mais pra se experimentar, muito mais para visitar e curtir, mas selecionei aquelas que ficaram e estarão sempre na minha memória. Não deixe de separar calçados confortáveis, levar sempre uma blusinha (venta bastante!) e preparar as pernas para subir e descer as ladeiras - as bikes elétricas ajudam muito! Ah, e claro: visitar o Time Out Market, pra conhecer mais da culinária local e comer em mesas coletivas super animadas!

Outros sites onde você pode encontrar dicas:

www.eater.com/lisbon

www.timeout.pt/lisboa/pt

Perfil do Rafael Tonon no instagram - @tononrafa

Agora é esperar pela próxima viagem!