Páscoa sem contar calorias!

É clichê, eu sei. Mas não poderia deixar de dar minha contribuição nessa época tão esperada do ano. Essa semana o que eu mais escutei foi 'como vou fazer pra sobreviver a páscoa?' e 'vou despedir agora na páscoa, terça eu começo a dieta'. Primeiro que não precisa despedir. Se você vai fazer um controle alimentar equilibrado e correto, não tem porque comer os 4 dias seguidos como se nunca mais fosse comer chocolate na vida. Sim, é possível emagrecer comendo chocolate TODOS OS DIAS. O importante é a quantidade, e claro, conversar para que seu nutricionista cuide dessa parte pra você. E você sobreviverá a páscoa como sempre sobrevive ao carnaval, ao ano novo, ao reveillon. Subir na balança depois de 4 dias atípicos, alimentando-se de maneira diferente do padrão, pode parecer um terror: o ponteiro pode estar um pouco mais alto. Mas nada que o retorno a rotina e as atividades físicas não dêem um jeito nisso.

Maaaaaaas claro, se você está super focado e quer colaborar, algumas dicas muito básicas são importantes!

Ao vencedor, as batatas

Sexta feira da paixão e todo mundo se afunda nos pratos típicos da páscoa. Nada melhor do que batata para acompanhar o bacalhau certo? Certíssimo. Mas prefira as batatas assadas (pouca gordura na hora de assar, por favor!) ou cozidas. E claro, aquele velho truque de manter as quantidades dentro de um limite. Não é para fazer uma montanha de arroz e outra de batata: controle-se! Coma devagar e não exagere!

 Cabeça de bacalhau

Não precisa comer o bacalhau todo como se o mundo fosse acabar. Não é porque 'é peixe' que você precisa repetir o prato 4 vezes. E não é porque tem azeite, ovo e batata que você não precisa deixar de comer. Mais uma vez: equilíbrio. Sirva uma porção legal, que te satisfaça e coma lentamente. Saboreie o bacalhau. E lembre-se de dessalgar bastante - mesmo assim, beba bastante água durante todo o feriado!

Redenção da Quaresma

Seguiu o período da quaresma direitinho né? Alguns deixam de comer carne por 40 dias, outros abdicam do álcool, refrigerantes ou doces. Mas calma aí ... não adianta querer compensar 40 dias em um. Aproveite para refletir se realmente é necessário comer tanto doce, beber tanto refri ou exagerar tanto naquela picanha gordurosa. Se você ficou 40 dias sem, equilibrar o consumo é mais fácil ainda!

Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?

Ganhou um monte de ovo de páscoa? Ou não? Ganhou só um? Não importa. O importante é não se punir. Por isso fica a dica de ouro (que sempre vi minha mãe fazendo, e adotei pra minha vida): quebre os ovos de páscoa. Isso mesmo! Dá a maior dozinha, eu sei... mas se você deixar inteiro, a cada momento que for pegar um pedaço vai acabar pegando aquele pedaço gigantesco!!!!! Então quebre o ovo em pequenos pedaços - ele só não terá o mesmo formato, continuará sendo ovo tá gente? - e guarde em uma bomboniere ou outro vasilhame. E coma um pedacinho por dia! Você curte o chocolate por muito mais tempo e não come o ovo todo de uma vez só!

Agora é rezar pelaas últimas horas de trabalho e aproveitar o feriadão com bastante prazer! Juízo e aproveitem! A gente se vê semana que vem, com muitos pedacinhos de chocolate para adoçar nossa vida :)

1000 beijos,

Boa páscoa!