com tanta coisa boa pra contar, você vai ficar contanto calorias?

eatgirl marina nogueira eatgirl marina nogueira

Nada melhor do que não fazer nada

Existe uma auto cobrança (esse termo existe?) não só do corpo perfeito, mas da alimentação perfeita. Eu sempre ouço “eu me alimento bem, mas ainda não é perfeito” ou "ah, minha alimentação não está ótima... melhorou um pouco, mas pode melhorar mais". Quando vou avaliar, a pessoa se alimenta super bem, só não consegue enxergar isso.

E porque será que nunca está bom?

Leia mais
Receitas, eatgirl marina nogueira Receitas, eatgirl marina nogueira

Sabor memorável: Sopa de Mandioquinha

Semana passada recebi uma caixa lindo do Azeite Gallo, com diversos azeites, um balsâmico e um lançamento de azeite com pimenta. Eu agora participo de uma confraria da Gallo, marcada pela hashtag #sabormemorável.

Estava com saudade de comer a minha comida, e no meio desse inverno de 3 dias que resolveu dar as caras em SP (bem no meio da primavera), decidi fazer uma sopa de mandioquinha.

 

Leia mais

O peso da infância

Fiz uma estatística interna: 78% dos pacientes que eu atendo e estão insatisfeitos com o corpo, receberam orientações (profissionais ou não) pra emagrecer durante a infância/início da adolescência 

89% dos pacientes que eu atendo e estão obesos (ou com sobrepeso importante e exames bioquímicos alterados) tem ou tiveram um dos educadores (país, avós, tios, babás, etc) obesos.

Leia mais
Comportamento Alimentar, Já Provei marina nogueira Comportamento Alimentar, Já Provei marina nogueira

Saúde Emocional

"Saúde emocional não se define nem pelo humor nem pela sanidade. É algo diferente de saúde mental. Uma pessoa emocionalmente saudável pode ficar deprimida ou iludida, embora isso provavelmente seja raro. A saúde mental é amplamente definida de modo negativo, pela ausência de doenças mentais, como ansiedade, ou problemas mais extremos, como as variações de humor do transtorno bipolar".

Leia mais
Comportamento Alimentar marina nogueira Comportamento Alimentar marina nogueira

A logística da alimentação

Quando falamos em trabalhar e avaliar nosso comportamento alimentar, estamos falando das nossas ansiedades. 

E claro, algumas ansiedades não são facilmente trabalhadas e resolvidas: além da ajuda nutricional, precisamos de ajuda terapêutica e, algumas vezes, de ajuda medicamentosa. 

Mas existem ansiedades do dia a dia comuns a todos nós. A ansiedade pelo dia seguinte no trabalho, a ansiedade em saber se vai dar conta de realizar tudo, e a ansiedade pra deixar a alimentação funcionando no meio desse caos que vivemos. 

Leia mais
Receitas marina nogueira Receitas marina nogueira

Hambúrguer de Frango com Quinoa

Eu sempre pego birra dos alimentos da moda. Na época do suco verde, não conseguia olhar pra alguém tomando aquilo que já me dava uma certa paúra. Quando me formei, era a linhaça dourada. Parece que agora a carne de jaca veio com tudo, e vamos combinar, essa aí nem quando passar a moda talvez eu

Mas depois que essa onda passa, eu abro o caminho pra esses alimentos passarem. Me joguei no suco verde ultimamente: descobri versões gostosas e práticas, e percebi que para mim, é um ótimo combustível pré corrida. Além de me ajudar com as folhas que compro na feira toda semana.

Leia mais
marina nogueira marina nogueira

Inspiração, transpiração ou Frustração?

Há pouco tempo atrás, fui questionada sobre quem eram as pessoas que me inspiravam. . Na hora eu respirei fundo para falar, mas as respostas não apareceram tão claramente. Com exceção de uma ou duas pessoas, não existiam mais nomes para dizer. E parei pra pensar nisso, afinal, não eram só aquelas pessoas que me inspiravam.

Parte do meu trabalho está na internet: alimento um blog que tem como painel o instagram, o facebook, o twitter e outras redes sociais. Mas o instagram é o ‘carro chefe’. E por lá, sigo aproximadamente  700 pessoas. Será porque sigo essas 700 pessoas e não sei responder em quem me inspiro? Como posso gostar tanto de ler e observar pessoas e não notar quais são minhas verdadeiras inspirações?

Leia mais
marina nogueira marina nogueira

Semana Mundial da Amamentação

Terça-feira (dia 1/8) foi dia Mundial da Amamentação.

Eu poderia escrever sobre todas as vantagens do ato de amamentar, dos benefícios do leite materno para mães e bebês… Só que decidi falar sobre outro assunto. Decidi falar sobre as angústias, as experiências, as dificuldades e a parte ‘vida real’ da amamentação de várias pessoas.

São mulheres que adoro, admiro e que tem histórias bem diferentes. A primeira é bem interessante: a mãe não amamentou o primeiro filho, mas a segunda já nasceu pronta pra se satisfazer com o leite!

Leia mais
Comportamento Alimentar Guest User Comportamento Alimentar Guest User

Opinião: To The Bone #netflix

Ellen tem anorexia, um transtorno alimentar caracterizado pela recusa do indivíduo em manter o menor peso adequado para sua altura e idade, através de atitudes que interferem no ganho de peso e alimentadas pelo medo intenso de engordar,além de um distúrbio na percepção da forma e do tamanho do próprio corpo.

Ellen faz abdominais, usa roupas largas e escuras, tem lanugos e se nega a receber tratamento para o transtorno: “eu estou no controle” e “eu não me sinto tão doente” são afirmações presentes. Numa das cenas, sua meia irmã faz um ‘quiz’, questionando quantas calorias tem no prato. Ellen conta calorias com a facilidade de uma calculadora. Na cena seguinte a irmã dá uma solução para o problema: diz para Ellen que ‘basta comer’.

Leia mais
Nutrição Esportiva Guest User Nutrição Esportiva Guest User

Pra inspirar: corrida, triathlon e netflix

Na volta das minhas férias, assisti dois filmes/documentários que achei super interessantes. Existe uma extensa lista do netflix que quero comentar aqui também (pra ser mais exata, 12!) mas queria começar por esses - um deles não está no netflix, mas com certeza é fácil de encontrar na internet. O primeiro deles - não está no netflix - é sobre Budhia, um menino indiano que aos 5 anos já havia corrido mais de 40 maratonas. O filme é super polêmico, mas vale a pena ver. O que mais me tocou foi o dom da corrida que o garoto tem. Com treinamento você pode fazer o que quiser, mas cada um tem uma habilidade maior ou menor para determinados elementos. Eu, por exemplo, não sou uma pessoa que corre rápido, essa não é a minha habilidade. Mas tenho uma boa postura e um bom ritmo, o que me ajudou - acredito eu - a não me lesionar.

Leia mais