Organização de Geladeira

Minha mãe é a pessoa mais organizada que conheço. Quando eu morava com ela, ficava nervosa pensando se ela não podia, por um minuto, deixar algo desorganizado. A geladeira era sempre um brinco, e se colocasse algo fora do lugar, lá vinha blá-blá-blá na minha cabeça. "Chatice", pensava eu.

Quando me mudei pra São Paulo e fui morar sozinha, entendi o quanto organização era importante. Um ambiente organizado (seja de trabalho, de lazer, etc) nos poupa um tempo que é milagroso. Se mantemos tudo organizado, perdemos menos tempo organizando - que é a parte chata - e ganhamos mais efetividade. 

Comecei percebendo pela geladeira: se eu conseguia mantê-la minimamente organizada, não desperdiçava comida e comprava somente o necessário, sem excessos. Hoje o meu ponto forte é a geladeira, e fui desenvolvendo técnicas para deixá-la limpa, organizada e sempre abastecida na medida (sem excessos e sem faltas). Então decidi fazer esse post pra passar algumas dicas para quem quer mais uma ajuda que vai #alemdadieta para manter uma boa alimentação.

LIMPEZA

Uma geladeira limpinha faz toda a diferença na nossa alimentação. Porque se você abre e vem aquele cheiro da geladeira da casa da minha avó, você automaticamente já perde a vontade de comer o que está lá dentro. Eu passo um pano úmido semanalmente só com água nas prateleiras e lavo constantemente a gaveta de legumes. As vezes, se tô inspirada, molho o pano com um pouquinho de álcool. Uma vez por mês ou bimestre eu tiro as prateleiras e dou uma bela lavada. Isso já garante uma geladeira limpa.

Ah! E também faço uma limpa geral no congelador pelo menos a cada dois meses! Tiro tudo lá de dentro e limpo direitinho - aproveito pra ver o que está lá dentro, e se tiver muito abarrotado, faço a doação do que eu não vou usar nas próximas semanas.

UTENSÍLIOS

Uma pessoa que venceu na vida é aquela que só usa tuppware de vidro! Hahahahhaa. Brincadeiras a parte, potes de vidro transparentes são sempre uma boa saída. Além de serem mais fáceis de limpar, eles não tem BPA (substância encontrada em potes de plástico que, quando submetidos a variação de temperatura, podem se transferir para o alimento e ser prejudiciais a saúde). 

Outro investimento bacana é o saquinho tipo Zip Loc. São fáceis de fechar, não precisam de presilhas e nos ajudam a armazenar sem ocupar espaço. No post sobre organização de congelador vou mostrar como eles podem ser bons aliados!

COMO ORGANIZAR - E PORQUE?

No livro Slim By Design, Brian Wansink fala sobre a teoria "FIRST SEEN, FIRST EATEN", que basicamente se resume em: "A chance de comer aquilo que você viu primeiro é maior do que comer aquilo que você viu depois". 

Na prática: se sua geladeira tem todos aqueles bolos, bombons, snacks e alimentos recreativos (ou seja, que não são proibidos mas deveriam ser consumidos em menor quantidade/frequência) na parte superior/frontal da sua geladeira, sua chance de consumí-los em maior quantidade/frequência aumenta. Se sua geladeira tem frutas, legumes, verduras, queijos, comida caseira/natural na parte superior/frontal, você terá um consumo maior.

Fotografei minha geladeira um dia desses e coloquei aqui como exemplo: 

geladeira.jpg

No andar superior (gaveta), você deve deixar suas bebidas (alcóolicas ou gaseificadas), e sempre em pequena quantidade. Para os bebedores contumazes de refri, a estratégia é deixar uma unidade apenas - isso ajuda a reduzir o consumo, uma vez que ninguém toma refri quente. 
Na gaveta você também pode colocar sobremesas que sobram de festas, queijos e petiscos do final de semana que restaram e outros alimentos 'recreativos'. 

No primeiro andar da geladeira, deixe sempre frutas e legumes picados. Eu gosto muito de deixar tomatinhos, cenoura e pepino, pois quando chego em casa com fome e ainda vou cozinhar, posso ir beliscando esses legumes com um pouco de azeite e sal. Queijos picados em recipientes pequenos, milho cozido... é só usar a criatividade!

No segundo andar você pode deixar o que consome com mais frequência, mas não toda hora. Alimentos que você come no café da manhã, por exemplo. Algumas pessoas gostam de armazenar os pães na geladeira, e esse é um bom lugar para guardar. Sobras de comidas também podem ficar aí. Lembre-se que tudo que não deve ser consumido com tanta frequência deve ficar mais ao fundo, e os consumidos em maior frequência devem ficar mais a frente.

No último andar e na gaveta, devem ficar os legumes e verduras. Os legumes não precisam ser lavados, você pode só fazer uma limpeza superficial para guardá-los na geladeira (com um pano, por exemplo). As folhas podem ser higienizadas, assim facilita na hora de montar a salada. Coloquei aqui uma idéia de limpar e armazenar as folhas:

conservarfolhas.jpg

PORTA DA GELADEIRA

portageladeira.jpg

Você deve ter sempre água na geladeira. Principalmente na porta, assim você garante o consumo maior. Se gosta de água com gás, pode ser também. Leite e bebidas que não são adoçadas adicionalmente devem ficar na porta da geladeira. 

Iogurtes devem SEMPRE ser lavados (assim como qualquer recipiente) antes de armazenar. E eu costumo colocar o mais próximo da validade do lado esquerdo, e o que dura mais do lado direito, assim sei que tenho que consumir da esquerda para a direita, evitando o desperdício. 

Ovos devem ser limpos superficialmente (só com um paninho), e lavados somente na hora do uso. Não tem problema guardar na porta da geladeira, a não ser que você abra a geladeira muitas vezes durante o dia (como acontecem nos restaurantes). Nesse caso, é melhor manter os ovos num local que não sofra tanta diferença de temperatura.

SOBRE VALIDADE

Alimentos industrializados já vem com a validade estabelecida e tem as instruções de consumo pós abertura. Já os alimentos prontos ou crus tem validade variada. Vou preparar um post sobre validade e colocar aqui no blog, com idéias gerais de validade. Mas de cara, já te sugiro: faça testes. Cada geladeira tem uma geladeira, um tamanho e um funcionamento, então a validade pode variar bastante. 

UM RESUMO

Cada pessoa arruma a geladeira de uma maneira. Mas basicamente, você deve preferir potes transparentes para aqueles alimentos que deve ter consumo mais frequente, assim você vê o alimento com mais facilidade; deixar a geladeira sempre limpa e organizada, com ingredientes já pré-preparados para facilitar a hora de cozinhar; colocar os alimentos que você deve consumir em menor frequência em potes menores e, sobretudo, trocar a estratégia de 'abrir a geladeira para pensar'. Converse com seu nutricionista, tenho certeza que ele vai ajudar.

Em breve farei um post também sobre organização de congelador e mais adiante, idéias para você deixar sempre na sua geladeira/refrigerador.

Espero que ajude e me marquem lá no instagram com a hashtag #naocontocaloriasnageladeira com a geladeira de vocês organizada! Vou adorar ver!

Beijos e até a próxima,

Marina