PÕE NO COPO: ARROZ

O arroz vive na mesa do brasileiro há muito tempo. No livro “a culinária caipira da Paulistânia", Carlos Alberto Dória informa que o arroz chegou primeiro a Bahia, em 1530, e depois a São Vicente, por volta de 1550 - provavelmente introduzido no Brasil, como cultivo, via Cabo Verde.

Independente de como ele veio parar aqui, o fato é que o arroz não falta na mesa do brasileiro. Até um tempo atrás comia-se só arroz branco, até que o integral foi tomando conta da nossa mesa, e hoje encontramos vários tipos em supermercados comuns.

Leia mais
Põe no Copo: Macarrão (Penne)

Na primeira série de posts do #PõeNoCopo eu decidi começar pelo Macarrão, pelo simples fato de ser um alimento prático, fácil e que agrada todo mundo, mas que também carrega a culpa e quem acha que é um vilão.

Antes de começar a falar da quantidade do macarrão e dar uma receita que agrada muita gente - e serve de solução pra quem quer levar comida para o trabalho - acho legal dar algumas dicas pra hora de cozinhar o macarrão.

Leia mais
Sopa de Grão de Bico Campeã

Sopa é janta? Essa é uma pergunta que divide a torcida assim como “bolacha ou biscoito” e “fruta é sobremesa”.

Pra mim sempre foi. Minha mãe de vez em quando fazia uma sopa que eu adorava. Antes mesmo de aprender a cozinhar, eu tentava copiar a tal ‘sopa de garfo’: nome dado porque ela usava espaguete, ficando quase impossível tomar de colher.

Essa semana, no meio da primavera, o calorão deu uma pausa e aproveitei para fazer sopa. Mas tentei fazer algo diferente, com ingredientes que geralmente todo mundo tem em casa e sem muito mistério. Nasceu essa sopa de grão de bico, que já virou campeã de audiência aqui em casa!

Leia mais
Bronca da Nutri

Nos meus primeiros anos de consultório, quando eu já não concordava com essa história de dieta restritiva e tinha meus questionamentos sobre a pressão da perda de peso, era comum algum paciente chegar no consultório dizendo que ‘estava com medo de tomar bronca'. Eu, que nunca fui muito boa em dar ordens e delegar funções, me perguntava o porque do medo, sem entender.

Com o tempo observei que esse medo tinha, de maneira geral, um histórico. As pessoas que tinham mais medo de nutricionista eram aquelas que já haviam passado com alguma e levaram broncas homéricas.

Há um mês atrás fiz uma enquete lá no meu instagram: “Quem aqui já foi num nutricionista e tomou uma bronca?”. Então reuni aqui algumas respostas que recebi com alguns perigos sobre esse tipo de abordagem:

Leia mais
Sopa de Alho Poró e Cogumelo

De todos os grupos de whatsapp que participo, um deles é meu preferido, e começou com um nome que nos leva pro destino dessa receita: Tour de France. Encarnei o francês, fiz o Lavoisier e levei a sério a expressão “Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme , preparando uma sopa de alho poró com cogumelos que é muito fácil de fazer!

Leia mais
Paola, Gaby e o maiô verde

Quando Paola Carosella publicou uma foto de maiô em julho (2018) ela perguntou: “Você tem orgulho de você?” e continuou com um texto lindo dizendo do quão orgulhosa ela era da sua história. Não só do seu corpo, mas de todos os momentos: os piores, inclusive.

Em outubro de 2018 ela voltou a brilhar vestida num maiô verde na capa da Revista Cláudia, com uma chamada: Amar a si mesma. Ela e Gaby Amarantos, cantora, que posou também de maiô verde numa pose de Yoga na capa da Revista Marie Claire, no mesmo mês e ano. A chamada da capa de Gaby é “inspira, transpira e vai”.

Leia mais
Caldo de Legumes

Há alguns dias atrás eu fiz um risotto na casa de um amigo e fiz uma foto nos stories (@naocontocalorias) do caldo de legumes. Muitas gente me escreveram com várias dúvidas a respeito do caldo de legumes, então decidi compilar todas aqui nesse post para ajudar você que quer ingressar no maravilhoso mundo do caldo de legumes caseiro!

COMO FAZER

A receita que eu aprendi leva cenoura, salsão, alho poró e cebola.

Leia mais
Como pensar na velhice tem me deixado mais feliz

Estou assistindo a série Grace and Frankie no Netflix e invejando aquelas mulheres. Sei que são papéis, interpretações. Mas elas tem vitalidade, conhecimento, e uma beleza que ultrapassa o plano estético. Fico admirada. Com a série ainda não terminada (então por favor, sem spoiler), eu tenho pensado muito sobre essa questão idade.

Leia mais
Receita: pseudo falafel de abóbora

Eu não sou vegetariana, mas tem várias preparações desse estilo que adoro. O falafael é um deles: aqui em São Paulo, adoro o falafel do Pita Kebab. Mas nem sempre dá pra ir lá, então fui pesquisar como fazer um falafel.

No dia que fui tentar, tinha uma abóbora cabotiã dando bobeira aqui em casa, e pensei em fazer um mix das duas receitas. Resultado: ficou uma delícia. Um bolinho/falafel super fácil de fazer e gostoso. Além disso, fiz a versão assada, porque de maneira geral, prefiro comer fritura fora de casa, já que faz uma bagunça danada. 

Leia mais
Eu queria ter escrito isso: Prazer, essas são as minhas rugas

Eu sigo a Joana já tem um tempo, desde meados de 2012, no Um Ano Sem Zara. Sabe aquelas pessoas que você gostaria de ser amiga? Pois é. Acho a Joana chique, interessante, autêntica e bonita. 

Hoje eu li esse texto e caiu como uma luva. Há tempos venho pensando em escrever algo sobre envelhecimento. Porque eu tenho me incomodado muito com a quantidade de procedimentos estéticos que as mulheres tem feito, e cada vez mais novas. Eu vivo me perguntando se toda essa necessidade de se parecer jovem o tempo todo não é, na verdade, um medo da velhice. Ou seria o medo da morte? Não sei. 

Eu não tenho muitas rugas e cabelos brancos. Mas claro que já notei uma diferença na elasticidade da minha pele e nas dobrinhas ao lado do olho, assim como coisas que poderiam ter ficado como eram. Só que, ao mesmo tempo, não me incomodo ao ponto de mudar. Eu acho tão legal tudo que ganho com o passar do tempo!

Leia mais
Body Neutrality - uma reportagem

Em 18 de abril do ano passado eu escrevi uma reportagem sobre Body Neutrality. Explicando do que se trata, escrevi que, apesar de gostar do movimento Body Positivity, acho importante "tirar o corpo do centro da discussão, reduzir a pressão do 'você tem que se amar' e levantar outras questões. Até porque, amor próprio não é aquela coisa de ser importante, linda, feliz e essencial o tempo todo: amor próprio é justamente se entender, se aceitar. Melhor do que o termo 'amor próprio', eu prefiro o termo 'respeito próprio'". E isso é Body Neutrality.

A convite da Nicole (Revista Veja), gravei uma entrevista que virou essa excelente reportagem sobre o tema.

Leia mais
A calça japonesa

Na minha viagem para o Japão, vi muitas mulheres com um tipo de saia linda! Uma saia midi, porém estruturada, que dá um ar elegante e cool ao mesmo tempo. Eu quase não uso salto, e elas usavam essa saia com tênis, lindo! Como as japonesas são bem baixinhas, pensei que para mim esse tipo de saia também poderia ficar legal, afinal, altura também foi algo que sempre me faltou.

Entrei em uma fast fashion japonesa e procurei a saia. Achei. Pensando no tamanho de roupa que eu habitualmente uso, peguei a P. Olhei para ela e achei pequena demais. Peguei a M. Aproveitei para pegar umas calças e fui para o provador. 

As calças não passaram da coxa e a saia mal entrou.

Saí do provador e fui até as araras. Procurei pelo tamanho G e GG (no caso L, e XL) e voltei para experimentar.

As calças não passaram da coxa e a saia mal entrou.

Leia mais
A indústria do Bem Estar

Algo que me surpreende tanto ou mais do que a pressão do emagrecimento e do corpo padrão, são as falsas promessas de quem prega um lifestyle saudável: a indústria do bem estar. Elas vão desde chás que prometem desinchar, passando por testes rápidos de alergia alimentar, chegando até enemas de café. Água alcalina, creme que queima gordura, água com limão, sal do himalaia, ... são promessas intermináveis para uma boa saúde e a longevidade.

Escrito pelo médico Dr. Jen Gunter e publicado no NY TIMES, esse artigo fala sobre a indústria do (suposto) bem-estar. Uma boa reflexão para repensar tudo aquilo que compramos e consumimos baseado em muita promessa e pouco embasamento científico.

Leia mais