Me liguei no chocolate

Açúcar em excesso é prejudicial" e "açúcar é uma poderosa droga, que vicia" são afirmações vistas com certa frequência por aí. E elas tem uma verdade: o consumo de açúcar vem aumentando ano após ano e pode prejudicar a saúde e favorecer o ganho de peso.

Mas o açúcar tão condenado não é aquele chocolate que você vai comer na páscoa, e muito menos o doce que você 'ataca' quando está de TPM ou mau humor. Esse açúcar é outro. Ele é aquele encontrado nos alimentos ultraprocessados e que vem com diversos nomes que você jamais diria são sinônimos de açúcar. 

Leia mais
Nhoque da Fortuna

Ontem, dia 28, eu estava preparando nhoque ou gnocchi, na grafia original. Dia 27 de março fiz os nhoques de batata doce e postei no instagram. Uma amiga comentou: "mas o dia do nhoque é só dia 29!".

Aproveitando que amanhã é dia 29, vou deixar a receita aqui para que vocês possam tentar. A receita é fácil, você pode aproveitar para fazer bastante de uma só vez e depois congelar, garantindo o almoço ou o jantar de vários dias de preguiça. 

Leia mais
Minha Avó Fazia: Massa de tomate caseira

Eu não tenho lembranças da minha avó Íris cozinhando. Na verdade eu nunca gostei muito da comida da casa dela, achava a comida difícil. Talvez eu que fosse difícil para comer, e aqueles pratos cheios de ingredientes e temperos me deixavam confusa. Em compensação eu amava a comida da minha avó Luiza. Eu poderia passar dias me alimentando apenas do seu arroz com feijão, aquela combinação simples que não me demandava grandes entendimentos

Leia mais
Atrás da foto

Muito se fala sobre a manipulação de imagens nas campanhas publicitárias. Uma recente lei francesa determina a colocação de um 'alerta' nas fotos publicitárias que passaram por retoques do photoshop.

No instagram, vitrine cada vez mais usada pelas marcas, influenciadoras e atrizes, é um show de facetune: o aplicativo atenua rugas, celulites, estrias, dobrinhas e qualquer outra característica habitual de um corpo feminino. 

Leia mais
Conservação: cebola

Um dos ingredientes mais essenciais da culinária: cebola. Pelo menos aqui no Brasil não se faz frango, carne, molho... nada sem cebola!

Sei também que tem gente que não gosta de mastigar os pedacinhos dela. Mas pra quem gosta, sei que bate a maior preguiça na hora de cortar! Eu já dei uma dica aqui de como cortar com mais facilidade - e sem chorar!. Mas e se você puder cortar num dia que estiver com mais pique e deixar pronto para usar durante a semana? E se você quiser cortar na hora, como fazer para escolher a melhor cebola do supermercado? Uso a cebola comum ou a roxa?

Muitas perguntas? Aqui as respostas:

Leia mais
A velha calça desbotada (ou coisa assim)

Sexta feira fiz duas enquetes no meu instagram: 'você guarda roupas da época que tinha um peso/formato de corpo diferente na esperança de usá-las um dia?' e 'você que está tentando ou pretende emagrecer está guardando suas roupas antigas esperando que use essas roupas novamente?'. 

O resultado vocês já podem imaginar: a grande maioria disse que sim.

Leia mais
Conservação: ervas

Provavelmente você já ouviu alguma recomendação do tipo: "substitua o sal por temperos naturais, evitando o excesso de sódio". Você não precisa deixar de usar o sal, mas para ele não ser consumido em excesso, é bem interessante usar ervas e temperos.

Para começar eu elegi alguns básicos da cozinha: salsinha, tomilho e alecrim. O manjericão ficou de fora porque ele é o mais difícil armazenar e mais fácil de cultivar: em qualquer supermercado você encontra um vaso com o manjericão plantado e o segredo é regar um pouco todos os dias e cortar as flores que nascerem. 

Leia mais
TBT: Roma

Esses dias, planejando as próximas férias, me deparei com várias fotos das férias do ano passado. Que saudades da Itália... E como já havia prometido deixar algumas dicas aqui para pacientes e leitores, decidi usar esses dois meses pré férias para ir passando todas as dicas que tenho do país. E não podia deixar de começar pela minha queridinha Roma.

Sotto il cielo di roma

Antes mesmo de ir para Roma uma amiga havia me falado: "eu não gostei muito, mas pelo que eu te conheço, você vai amar". Eu não só amei como tentei voltar em Roma nas férias desse ano, mas não rolou.

Leia mais
E os nutrientes?

E eu amo cozinhar. Cozinho quase todos os dias. Mas é claro, tenho meus momentos de preguiça. E é nesse dia que abro o congelador ou a gelsdeira, porque sempre tem algo por ali. Pode ser de uma fruta congelada para preparar um suco ou aquele restinho de banquete do final de semana. Eu costumo cozinhar mandioca e deixar na geladeira, para esquentar rapidinho no micro e comer no café da manhã com manteiga e uma pitada de sal.

Dia desses postei essa idéia da mandioca no instagram, e a Camilla Estima, minha colega de profissão lá do Rio de Janeiro havia mostrado como ela faz pra garantir o consumo de suco natural: preparar o suco de maracujá e deixar na geladeira, para ir tomando durante a semana.

MAS E OS NUTRIENTES?

Leia mais
Conservação: alho

A parte mais difícil e demorada de um prato, geralmente, é o pré preparo. Então começarei uma série de dicas para você conservar tudo que geralmente usamos no pré preparo das receitas. Depois, como armazenar aquele restinho que você não quer mais comer. E quanto tempo cada coisa fica na geladeira? E no congelador? E como descongelar e continuar gostoso?

Vou começar hoje pelo meu ingrediente preferido: ALHO. Ele está presente em quase todas as receitas brasileiras e é coadjuvante no mais rápido e simples prato que você já comeu: o macarrão alho e óleo. 

 

Leia mais
Gestação e Alimentação - Grávida pode?

No nosso primeiro post sobre gestação, várias dúvidas surgiram. Dentre elas, o famoso "Grávida pode....?". Todo mundo tem dúvida sobre consumo de cafeína, peixe cru, queijos, adoçantes, chás e por aí vai. 

Acredito que um dos medos de uma futura mamãe é comer algo que prejudique sua cria, que ainda tá ali tão bem cuidada, dentro da barriga. Preocupação mais que natural, claro. Mas antes de ter dúvida sobre qualquer coisa lembre-se que o bom senso é essencial:

Leia mais
Eu li: a bela velhice

Semana passada uma paciente me disse para eu assistir o Ted Talks da MIrian Goldenberg. Ela fala  É um tedtalks super interessante que recomendo que todos vejam, o link está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=CRos__CXTUo. Fui pesquisar mais sobre a Mirian, e desocbri textos maravilhosos, que nunca havia lido.

Comprei então o livro "A Bela Velhice", no qual ela fala sobre o processo de envelhecimento (principalmente) feminino. Os dados que ela disse no tedtalks sobre a felicidade e os anseios das mulheres são impressionantes, e quis saber mais. 

Leia mais
O que a ciência disse sobre calorias

Semana passada o NY Times fez uma reportagem sobre um estudo publicado no JAMA, sobre qualidade alimentar e contagem de calorias. O estudo é super bacana e a reportagem ficou bem escrita e explicou bem o estudo de uma maneira fácil de entender. 

Comentei sobre essa reportagem aqui, destacando alguns pedaços e dando minha opinião!

"Todo mundo que já fez dieta sabe que a recomendação padrão para perda de peso é reduzir as quantidades ingeridas.

Mas um novo estudo publicado no JAMA pode mudar essa recomendação. Esse estudo mostrou que pessoas que optaram por vegetais e alimentos integrais ao invés de alimentos ricos em açúcar de adição, grãos refinados e alimentos ultraprocessados - sem se preocupar em contar calorias ou em reduzir as porções - perderam quantidades significantes de peso durante um ano.

Leia mais
Porque "você emagreceu!" não deveria ser um elogio

"Nossa, parabéns! Emagreceu!" ou "Nossa, ela tá linda, emagreceu... uma beleza!". Sei que estamos habituados a ouvir ou falar isso. Existe até uma piadinha (de muito mau gosto, diga-se de passagem) na internet que diz "quem acha 'eu te amo!' a melhor coisa de ouvir nunca escutou um 'como você emagreceu!'". 

Porém, seguimos elogiando a magreza. Nos perfis de instagram é tão fácil ler um 'lindaaaaa' quanto um 'magraaaaaaaaa'. Como se magra e linda fossem sinônimos.

E sejamos francos, não é tão simples assim. Você não vai parar de vincular emagrecimento ao elogio de maneira automática. Mas vale muito fazer um exercício para mudar isso.

Leia mais
TBT: Mi Buenos Aires Querido

Nesse feriado de carnaval, viajei para Buenos Aires. Foi a terceira (e melhor!) vez que estive lá. Adoro as ruas arborizadas, aquele clima meio decadence avec elegance, a gastronomia e a arquitetura. 

Para planejar minhas viagens eu sempre uso a internet e algumas recomendações de amigos e conhecidos. Mas o que me ajuda MESMO são os reviews e os textos das pessoas que já estiveram no meu destino. Então decidi também deixar minhas experiências aqui, pra servir de mais material para quem for viajar!

Leia mais